É o seguinte: dos pães com fermento que já fiz em casa (e já foram muuuuitas receitas testadas ao longo desses anos todos de #comalaemcasa) este é o mais fácil, só precisa administrar o tempo, e dos que mais consistentemente têm resultados incríveis. Não tem sova, não tem dobras, não tem nenhum passo complexo e minha nossa como é bom!

Porque o lance é o seguinte, se você não é expert da panificação (eu certamente não sou) é difícil obter resultados semelhantes aos de ótimas padarias em casa. Sim, um pão sem sova tipo este AQUI rende resultados super bacanas, mas nem sempre são consistentes. A farinha que você usar vai absorver a água de forma bem diferente dependendo da marca (e bora combinar que estamos em casa, não estamos usando farinhas super blaster maneiras como as boas padarias) e é necessário um pouquinho de prática pra acertar. Super vale, mas pode ser que de vez em quando você erre. Eu mesma já errei várias vezes.
Daí tem pãezinhos tipo este de leite AQUI. Adoro esta receita. Rende um pãozinho fofinho lindo maravilhoso. Super recomendo. Mas é daquelas receitas bem #cozinhaterapia . Tem vários passos, tem que moldar os pãezinhos… Exige uma dedicaçãozinha básica.

Agora esta focaccia aqui… senhoras e senhores, ela é tão tão simples! O único trabalho é realmente gestão de tempo. E só.
O resultado é uma focaccia com aquele sabor todo especial que a longa fermentação proporciona com uma casquinha linda graças a umas tantas horas fermentando descoberta na sua bancada e um forno bem aquecido.
Ingredients
- 2 1/4 colheres de chá de fermento biológico
- 2 colheres de chá de mel
- 5 xícaras -625g- de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de sal
- 6 colheres de sopa de azeite
- manteiga para untar
- sal maneiro mais grossinho pra finalizar
- manteiga derretida com um pouco de alho ralado pra finalizar opcional
Instructions
- Aqueça 2 1/2 xícaras de água só até ficar morninha de leve e misture o mel e o fermento. Se você tiver certeza de que seu fermento está ótimo pode seguir pro próximo passo. Se não, reserve por uns minutinhos. Se seu fermento estiver vivinho a mistura vai espumar. Se não, seu fermento já está vencido – ele pode dar ruim mesmo que dentro do prazo de validade.
- Numa tigela junte a farinha, sal e a mistura do fermento e mexa até não ter partes secas de farinha. Unte generosamente uma tigela grande com 4 colheres de sopa de azeite – vai ficar com uma pocinha no fundo – e coloque a massa. Cubra com um papel filme e leve pra geladeira por pelo menos 8 horas – eu normalmente deixo umas 12 horas ou até mais um pouco. A misturinha vai crescer na geladeira e ficar como está na foto.
- Unte uma assadeira de 25x35cms com um pouco de manteiga e coloque as 2 colheres de sopa restantes de azeite mais ou menos no centro.
- Com um garfo puxe a massa de fora pra dentro, raspando as bordas da tigela e levando a massa ao centro formando uma espécie de bola. A massa é mole demais pra de fato formar uma bola. Transfira a massa pra assadeira colocando bem por cima das colheres de azeite que você colocou lá.
- Agora é esperar 4 horas. Deixe a assadeira descoberta mesmo num lugar mais quentinho e protegido da sua cozinha. Começa assim. Olha a pseudo bola aí.
- E ao longo das horas ela vai se espalhando pela assadeira.
- Quando faltar uns 40 minutos para completar as 4 horas começa a pré-aquecer seu forno. 220oC.
- Lá pela 4a hora ela finalmente vai tomar conta da assadeira. Se quiser uma focaccia mais fina é possível fazer numa assadeira maior um pouco. Já fiz também. Fica joia. Mas gosto mais da espessura neste tamanho de assadeira.
- Respira fundo que esse passo é delícia demais. Você vai lá com seus dedinhos devidamente besuntados no azeite e faz uns furinhos com as pontas dos dedos. Faz devagar e aproveita esse momento. Vai com delicadeza. Salpique com sal maneiro e forno.
- Asse por 25-30 minutos ou até ela ficar bem douradinha. Pra dar aquele queimadinho extra que nem a minha da foto use a função grill do forno se você tiver no seu por uns minutinhos no final.
- Se quiser finalizar com a manteiga com alho, a hora é agora. Assim que sair do forno.
- Deixe descansar uns 5 minutinhos na assadeira e depois retire para uma grelha pra não ficar suando e perder a crocância da crosta de baixo. Devore.
- p.s. congela super bem e se fatiar no meio rende cada sanduba mais maravilhoso que o outro
- p.s. 2 se quiser acrescentar tomates, azeitonas, alecrim, cebola e o que mais te inspirar, se joga! Siga tudo igualzinho e acrescente os toppings de sua escolha na hora de levar ao forno.
Olha, esta receita é pra vida viu. E posso dizer isso com toda a tranquilidade porque desde que fiz esta exata receita há um ano atrás mais ou menos já repeti tantas vezes que nem sei dizer e sempre tenho uns pedaços de reserva no congelador.
coma com música
Para acompanhar no som o mais recente lançamento do Esdras – Seu Lourenço no Vinho do Pixinguinha e Benedito Lacerda gravada com Dudu 7 Cordas e Thiago França. Dá um play que tá uma delicinha.
Curtiu? Compartilha com quem você acha que vai curtir também :)
Se fizer quero ver fotinha! Somos @comalaemcasa em todas as redes sociais. Marca a gente pra gente ver :)
beijos,
mariana
O fermento da receita é o fermento biológico seco ou o fresco?
Olá Tiemi, desculpa a demora em responder! Seco! ;)
Amo essa receita. Super coringa!
Volte sempre