Alô alô 2021!
Sempre rola aquela dúvida de qual vai ser a primeira receita do ano, mas desta vez eu não tive dúvidas. Há semanas que já sabia que começaria o ano com esta salada linda, colorida, refrescante, levinha e ao mesmo tempo cheia de personalidade graças às ervas frescas e uma das minhas especiarias favoritas de todos os tempos, sumac (sumagre). Olá fattoush!
Verdurinhas crocantes como pepino e rabanete + tomate + algumas ervas frescas e sumac (sumagre) pra dar aquele tchararã + uns ovos duros se você quiser + um molho lindo caprichado no iogurte e limão + a minha parte favorita, pão árabe ou naan (receita AQUI) tostadinho pra amarrar tudo. Eu amo esta salada e não sei por que ainda não tinha postado ela por aqui. É o tipo de receita que quero mais e mais. Bora mais leve neste 2021, né não?
Falando nisso, passa lá no nosso instagram e dá um confere neste guia AQUI que tá rolando uma série de postagens justamente sobre isso – como ter um pouco mais de leveza no nosso dia a dia na cozinha. Se você estiver precisando de uma ajudinha mais intensa nesse campo fala comigo que a mentoria Papos e Pitacos é justamente sobre isso. As informações estão todas AQUI.
Mas voltando ao assunto, esta receitinha linda foi levemente adaptada de um dos meus livros favoritos de todos os tempos, Jerusalém, do qual já falei inúmeras vezes – encontre AQUI.
Sobre o sumac (sumagre). Esta especiaria tem um sabor cítrico marcante maravilhoso e uma cor incrível que deixa tudo lindo. Não é das mais fáceis de achar, mas um viva para esse vasto mundão da internet que hoje em dia nos possibilita encontrar qualquer coisa. Você encontra AQUI e super recomendo que você tenha em casa. Ela é deliciosa demais da conta! Este frango incrível AQUI também usa uma boa dose de sumac.
salada fattoush
Ingredients
- 1 xícara de iogurte grego natural tem receita de iogurte caseiro nos arquivos ;)
- 2 pães árabes ou tipo naan – podem estar velhos tem receita do naan nos arquivos ;)
- 2 tomates bem bonitões picados em cubos médios
- 2 rabanetes médios picados em cubinhos
- 1 pepino grande picado em cubos médios
- 1 cebolinha fatiada finamente
- 1/4 xícara de hortelã só as folhas
- 2 dentes de alho esmagados ou ralados
- 2-3 colheres de sopa de suco de limão
- 1-2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ajuste a gosto
- 1 colher de chá de sal ajuste a gosto
- 1/2 colher de chá de pimenta do reino ajuste a gosto
- 1 colher de chá de sumac/sumagre
- 3-4 ovos duros opcional
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 220oC e torre o pão árabe ou naan por uns 10 minutos ou até ficar levemente crocante (não ao ponto de virar torrada).
- Numa tigela misture o iogurte, suco de limão, vinagre, azeite, alho, sal e pimenta. Misture bem e ajuste a gosto.
- Numa tigela grande misture o rabanete, tomate, pepino, cebolinha e hortelã. Acrescente o pão torrado rasgado em pedaços, depois o molho, misture bem. Finalize com os ovos duros e salpique com o sumagre.
- Devore.
coma com música
Para acompanhar no som a dica é meio dupla hoje. O álbum Amarelo do Emicida já saiu tem um tempinho, mas voltei a escutá-lo aos montes estes dias depois de ver o documentário do Amarelo – É tudo pra ontem. Dá um play no disco
e dá um play no trailer do filme que tá bem imperdível. Emocionante a valer.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. Faça sua compra seguindo nosso link para ganharmos uma pequena comissão. Assim você ajuda a financiar este cantinho.
Deixe um comentário