Vocês vivem me pedindo dicas maneiras de livros então vou listar a seguir alguns dos meus preferidos aqui de casa e mais outros tantos objetos de desejo.
Este post contem links afiliados. Isso significa que se você comprar algo seguindo ESTE LINK AQUI o Coma Lá em Casa ganha uma pequena comissão. É um jeito de monetizar este cantinho e assim nos apoiar pra fazer cada vez mais e melhor <3.
Vamos ao que interessa: os que já foram traduzidos estão lincados em sua versão em português, mas muitos estão em inglês; temos todos e indicamos porque realmente gostamos e usamos a não ser onde estiver especificado ;)
Bem lindos pro dia a dia
Não dá pra não indicar basicamente qualquer livro do Jamie Oliver. Ele é o rei das receitas fáceis, que funcionam, que te botam pra cozinhar. Eu usei aos montes os livros dele e incorporei várias das receitas no meu dia a dia.
Alguns dos favoritos
A Rita Lobo é fo$@! Ela tem feito um trabalho lindo de disseminar a comida de verdade, seu programa e seus livros são bem feitos, recheados de receitas de todo tipo, mas sempre estimulando a galera a botar a mão na massa e comer comida menos processada, a editora Panelinha é sensacional, e confesso que morro de inveja do acervo de louças dela.
Alguns livros maneiros dela
- Panelinha: receitas que funcionam
- Só para um: alimentação saudável para quem mora sozinho
- Cozinha prática
Se você não viu a série da Samin Nosrat no Netflix baseada nesse livro corre lá pra assistir. São os fundamentos de qualquer receita e a Samin é dessas pessoas especiais.
Dia a dia fora do lugar comum e bem caprichado nos vegetais
Não canso jamais do Yotam Ottolenghi. Amo a pegada Oriente Médio que ele tem com o uso e abuso de especiarias e sempre muitos e muitos legumes, vegetais e hortaliças. Vários dos livros dele têm receitas com carnes, mas o foco frequentemente está nos vegetais, sempre mega coloridos, em fotos de cair o queixo.
Estou namorando há tempos, mas ainda não tenho o Como cozinhar sua preguiça da Gabriela Barretto. Tá na listinha. Em breve resolvo isso.
Tá querendo um doce
Não posso deixar de indicar o meu amado Momofuku Milk Bar do qual já falei inúmeras vezes por aqui. Adoro o estilo de confeitaria da Christina Tosi e acho o livro inteligentíssimo! Uma vez que você entende a lógica das receitas ele te abre um mundo de possibilidades. Amo. Não tem cookie mais perfeito do que este daqui com crocante de cornflakes e marshmallow e chocolate. Sério. A gente fala mais sobre o livro aqui. Ela tem dois livros, um mais técnico (com as receitas do Milk bar) e um mais pro dia a dia.
Outra musa é a Raiza Costa. Ainda não tenho o livro, mas já dei umas boas folheadas. Sensacional. E realmente ela explica as coisas tim-tim por tim-tim meeeesmo. Adoro fuçar no canal dela no YouTube para aprender técnicas específicas e acho lindo quando ela ensina a fazer coisas que estamos tão acostumados a comprar no mercado, como manteiga, leite condensado e tantas outras. Ela é massa.
O Bouchon Bakery do Thomas Keller é um livro de panificação e confeitaria belíssimo. Algumas receitas são mais simples, mas tem bastante coisa nível hard.
A Joyce Galvão é especialista em bolos e o livro dela é considerado dos melhores no assunto. Ainda não tenho o livro, mas acompanho o trabalho dela e já testei algumas receitas e ela é maravilhosa mesmo.
Livros com texto particularmente maneiro
Da editora do saudoso Anthony Bourdain este livro do Roy Choi é demais. A história de vida do Roy é incrível e o texto é excelente. As receitas são bem maravilhosas também. Para qualquer pessoa que tem um encantamento pela comida de rua é leitura obrigatória. Esta salada de frutas com pimenta é dele e esse espetinho de frango também.
Outro excelente pra esse contexto de comida de rua repaginada conta os primórdios do que anos depois virou o Mission Chinese Food e seu chef mega criativo Danny Bowien. Pra quem gosta de ler sobre os bastidores de um restaurante é maravilhoso e está cheio de receita maneira.
A super musa agora ex Master Chef Paola Carosella arrasou com o seu livro. O texto é lindo, as receitas são lindas, as fotos são lindas. Cada dia mais fã dessa mulher aí.
O 101 Easy Asian Recipes não é propaganda enganosa. As receitas são realmente fáceis, fora alguns ingredientes que são um pouco mais difíceis de achar, e o texto é absolutamente sensacional. Tenho certeza de que seria bróder do Peeter Meehan se tivesse a oportunidade. O livro é verdadeiramente ótimo, com receitas que vão das mais óbvias às mais fora da curva, mas sempre simplificadas ao máximo pra você conseguir reproduzir sem grandes dificuldades. A gente falou mais sobre ele aqui. Estes dumplings de acelga e shitake e esta costelinha com nam pla estão no livro e esta trouxinha de couve a gente adaptou dele também.
De chefs e restaurantes que nos apresentaram novos sabores
Nosso amado Momofuku do incrível David Chang. Ele assusta um pouco no início, mas depois que você supera a barreira você vê que é tudo possível. Talvez um pouco trabalhoso, demorado, mas possível. É uma fonte de inspiração eterna pra gente. Já fizemos inúmeras receitas, mas poucas são tão maravilhosas quanto os pork buns e o ramen. A gente fala mais sobre o livro aqui.
O livro do Ivan Ramen tem vários pontos em comum com o do Momofuku. Se você é louco por ramen/lámen é essencial. São receitas e mais receitas esmiuçando cada detalhe de cada tipo de caldo, massa, topping. Maravilhoso.
O livro do restaurante tailandês Pok Pok do Andy Ricker é muito maravilhoso. Tem bastante ingrediente que não temos por aqui então não é incomum adaptar ou omitir umas tantas coisas. Mas as receitas são sempre mega explosivas, com muita pimenta, acidez, frescor. Tem receita super rebuscada que a gente só olha e fala nossa que bonito, mas tem muitas que são super tranquilas de fazer e ajudam a tirar a gente do lugar comum. Esse é hit aqui em casa. A gente fala mais sobre ele aqui, estas asinhas são uma perdição e este laap pet isaan de pato é wow.
Adoro as receitas desse livro do Edward Lee – uma mistureba de Coreia e sul dos Estados Unidos que fica incrível.
A pizzaria Roberta’s em Nova Iorque é bem maravilhosa e o livro é incrível! A massa de longa fermentação é um dos hits aqui do site.
Com receitas de comida de rua do mundo todo, o Street Food da Susan Feniger, é uma delícia pra quem curte viajar pela comida. Tem coisa de tudo quanto é canto do mundo. Várias receitas são meio que impossíveis de fazer porque simplesmente é muito ingrediente local, essas servem mais para conhecermos do que pra tentarmos reproduzir. Mas no meio tem umas tantas pérolas como a pipoca que adaptamos pra virar a nossa pipoquinha do demo que é mega ultra super duper hit.
Este livro é o cardápio da refeição de equipe do finado El Bulli, do Ferrán Adriá, lá na Espanha. O restaurante tinha uma equipe gigante então a refeição dos funcionários era uma super função. O livro é uma sequência de menus com entrada, prato principal e sobremesa, tudo com foto do passo a passo e com quantidades para poucas ou muitíssimas pessoas. É bem incrível.
Livros mais técnicos ou sobre alimentação
Quer aquela geralzona em todas as técnicas de cozinha? O Chef Profissional é daqueles livros para aprender a valer! Tenho no kindle e acho ótimo porque alguns itens têm vídeos embutidos.
Nessa vibe tenho ouvido falar super bem do 400g. Ainda não conferi pessoalmente, mas as fontes são ótimas ;)
Pra quem quer saber mais sobre fermentação
- A arte da fermentação – Sandor Katz
- Fermentação à Brasileira: Explore o universo dos fermentados com receitas e ingredientes nacionais
Dois autores são essenciais pra quem quer entender mais sobre cadeia produtiva, a importância da origem dos alimentos, do movimento do campo à mesa, da valorização do produto em todos os seus aspectos, enfim, tudo que tá rolando de importante no mundo da alimentação –
- Dan Barber – O terceiro prato e Michael Pollan – O dilema do onívoro
- Michael Pollan – O dilema do onívoro / Regras da comida / Cozinhar: uma história natural de transformação (e vários outros!)
Deixe um comentário