Sabe assim, explosão de sabores? E a carninha macia que só, tipo derretendo na boca. E aquela crostinha caramelizada, sabe? Porque na marinada leva mascavo, e também leva shoyu e gengibre e um monte de coisa boa. Só alegria.
A vibe é coreana e se você ainda não viajou pelos sabores daquelas bandas do mundo tá precisando urgentemente. Que culinária rica! Intensa! Maravilhosa! O bulgogi é uma carninha fininha com uma marinada rápida bem forte que cozinha numa passada rápida na frigideira ou, melhor ainda, na grelha. O prato é simples, rápido e absurdamente delicioso, tipo daqueles que você coloca na boca e dá aquela revirada nos olhos.
Como a carne é fatiada fininha a marinada é rapidex, meia horinha já tá valendo, o que torna este prato super prático pra um dia qualquer. Resolveu fazer, bota rapidim pra marinar enquanto você faz os acompanhamentos, daí vapt-vupt pela frigideira e menos de uma hora depois você já tá comendo essa coisa linda.
Para a carne em si, fui de fraldinha, que se presta lindamente pra este tipo de preparo. Um pouquinho de paciência na hora de fatiar e faça os cortes no sentido contrário da fibra e não junto com a fibra. Mas a marinada e o princípio podem ser feitos também com carne suína, outros cortes bovinos, aves e até vegetais. Tô doida pra fazer uma berinjela com essa marinada.
- ¼ de xícara de pera ralada
- 1 dente de alho ralado
- 2 c.s. de shoyu
- 1 c.c. de pimenta dedo de moça fatiada ou a pimenta que tiver a mão
- 1 c.s. de gengibre ralado
- 1 c.s. de açúcar mascavo
- 1 c.s. de óleo de gergelim
- 500g de fraldinha fatiada finamente no sentido contrário da fibra (ou aproveite a marinada para algum outro corte bovino, suíno ou até mesmo vegetais)
- 2 c.s. de óleo de canola
- sal a gosto
- cebolinha fatiada para servir
- Numa tigela misture a pera, o alho, o shoyu, a pimenta, o gengibre, o mascavo e o óleo de gergelim. Acrescente a carne fatiada e espalhe bem a marinada pela carne. Se preferir, coloque num saquinho bem fechado para que todas as fatias de carne tenham contato com a marinada. Reserve por 30 minutos – 1 hora marinando em temperatura ambiente ou até 6 horas na geladeira.
- Na hora de cozinhar use uma frigideira larga e de preferência de fundo grosso e em fogo médio alto trabalhando em etapas frite as fatias de carne no óleo. Não lote a panela! Se ela for pequena divida em mais etapas. Cada pedaço de carne precisa estar em total contato com a frigideira que, por sua vez, precisa estar quente o suficiente para a carne não soltar água e sim dourar, Uns dois minutos de um lado, vira, mais um minuto do outro e segue até terminar toda a carne. As fatias devem ficar com queimadinhos pela caramelização do mascavo e shoyu.
- Salpique com a cebolinha picada e devore.
Para acompanhar no som, Nubya Garcia, uma saxofonista britânica bem estáile que tem rolado muito aqui em casa.
Os tempos andam bem doidos neste 2020 pandêmico. Se puder, fique em casa. Se cuide, cuide dos seus, cuide dos demais.
beijos,
mariana
Deixe um comentário