Panqueca de ricota. Essa é especial. Essa é praquele dia em que você quer arrasar. Aquele café da manhã para impressionar a cara metade. Aquele brunch pra tirar onda com a família. Aquele momento hoje eu vou me tratar bem. Não. Esta não é uma panqueca qualquer.
O primeiro ponto é que você vai fazer essa panqueca com ricota caseira porque vai ficar bem mais gostosa assim. Neste post AQUI tá bem explicadinho como faz. É fácil e você vai me amar depois porque você vai querer fazer sempre. Aliás, já digo logo, faz uma quantidade farta porque você vai usar um bocado pra essas panquecas aqui, mas te garanto que você vai querer que sobre pra poder fazer este bolo de ricota com amoras AQUI ou quem sabe esta tartine de ricota com uvas assadas AQUI ou vai simplesmente temperar e passar no pão porque ela é boa desse tanto.
O segundo ponto é que, ao contrário de todas as demais panquecas que já postei por aqui, como ESTA integral que ando amando muito, ou ESTA de buttermilk que já foi hit de Coma no Jardin, esta não é só tacar tudo numa tigela e misturar. Prepara. Tem que separar ovos e bater as claras em neve. Pra eu me animar a bater claras em neve pra fazer café da manhã só mesmo uma receita fabulosa mesmo. E esta é. É um passo adicional necessário por causa da ricota que acaba pesando demais a massa de forma que só o fermento não é o suficiente pra dar a leveza que deixa essas panquecas tão incríveis. Mas também é só isso. Bateu as claras em neve, seja no muque ou na batedeira, depois é só juntar tudo e incorporar suavemente as claras em neve e depois vai pra frigideira tal qual qualquer outra receita maravilha de panqueca (veja todas que já postei AQUI).
- 1 xíc (umas 250g) de ricota caseira (link para como fazer no corpo do texto)
- 2 c.s. de açúcar
- 120g (1 xíc) de farinha de trigo
- 1 c.s. de fermento químico
- 1/4 c.c.de sal
- 2 ovos grandes, separados
- 1 c.s. de raspas de limão
- 180ml (3/4 xíc) de leite
- Manteiga derretida e/ou óleo de canola para untar a frigideira
- Enquanto você separa seus ingredientes coloque sua ricota numa peneira forrada com um paninho/papel toalha grossinho ou semelhante sobre uma tigela para escorrer uns 15 minutinhos. Para esta receita queremos uma ricota menos úmida.
- Na tigela da batedeira ou, se for usar o muque, numa tigela separada bata as claras até começarem a espumar. Aos poucos acrescente uma colher de açúcar até as claras formarem picos duros. Em outra tigela junte as gemas, a outra colher de açúcar e as raspas de limão. Misture e acrescente o leite. Misture e acrescente a farinha, fermento e açúcar e misture rapidamente somente até incorporar. Acrescente uma colherada das claras e carinhosamente incorpore à mistura com uma espátula usando movimentos suaves (você não quer acabar com todo o ar que você incorporou às claras!). Incorpore a ricota e misture suavemente. Acrescente o restante das claras e continue incorporando suavemente até misturar tudo.
- Aqueça uma frigideira larga em fogo médio, unte generosamente com manteiga e um pouco de óleo (evita que a manteiga queime). Usando uma concha e em etapas faça as panquecas (uma concha rasa por panqueca é normalmente uma boa medida). Quando formar bolhas na parte de cima e a parte de baixo ficar com aspecto dourado (1-2 minutos) e seco vire e cozinhe mais um minutinho do segundo lado. Reserve num prato enquanto você vai fazendo as demais. Se preferir, pré-aqueça o forno em temperatura baixa, desligue e vá guardando as panquecas prontas no forno morno enquanto termina.
- Sirva com mel, geleias, maple syrup, frutinhas ou o que mais te inspirar.
- Devore.
Para acompanhar, dá um play nessa música delícia da Mahmundi que acabou de ser lançada.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário