Sério. Que coisa mais deliciosa esse bolo. Aquele doce maravilhoso caramelado e delicado da tâmara numa massa bem densa e molhadinha com uma calda… afffff o que é essa calda…quentinha… com um salzinho em cima que faz tudo explodir na boca. Sério. Que coisa mais deliciosa esse bolo.
A primeira vez que fiz foi há uns anos quando eu me dei de presente de aniversário. É, sou dessas. Faço bolo de presente pra mim mesma. Foi um belíssimo presente.
Um tempo depois fiz novamente para um grupo maior e as pessoas não conseguiam nem usar palavras pra elogiar. Era um tal hummm, noooosssa, hummm…
Então cá estamos. Porque além deste bolo ser merecedor de suspiros infinitos, ele tem a manha de ser mega fácil!
Pra fazer basta colocar um bocado de tâmara de molho em água quente pra amolecer e depois bater num liquidificador pra virar um purê. Essa é a base do bolo que depois é só misturar com aqueles ingredientes de sempre de bolo – farinha, ovo, manteiga, açúcar, enfim, o basicão de bolo, nada inesperado, e só misturar numa tigela mesmo. Pa pum. Vai pro forno.
A calda também é uma besteira. Manteiga, creme de leite, açúcar (eu não disse que era light), mistura no forno rapidinho até dar uma engrossadinha e foi.
O processo inteiro, incluindo o tempo de forno e deixar as tâmaras de molho não demora mais do que uma hora. E o resultado. Sério. Uma vez mais. Porque o lance é sério mesmo. Que coisa mais deliciosa esse bolo.
- Para o bolo
- 340g (aprox 2 1/4 xic) de tâmaras com caroço (ajuste um pouco o peso se as tâmaras estiverem sem caroço)
- 530ml (2 1/4 xic) de água fervente
- 1 1/2 c.c. de bicarbonato de sódio
- 115g (8 c.s.) de manteiga derretida
- 150g (3/4 xic) de açúcar orgânico
- 25g (2 c.s.) de açúcar mascavo orgânico
- 2 ovos
- 1/4 c.c. de sal
- 210g (1 2/3 xic) de farinha de trigo
- Para a calda
- 115g (8 c.s.) de manteiga derretida
- 235ml (1 xic) de creme de leite
- 215g (1 xic) de açúcar mascavo orgânico
- 2 c.c. de extrato de baunilha (usei de cumaru feito em casa)
- sal maldon, flor de sal ou algum outro sal texturizado para finalizar
- Retire os caroços e pique grosseiramente as tâmaras. Coloque numa tigela que aguente água fervente e acrescente a água e o bicarbonato de sódio. Cubra a tigela e reserve por uns 30 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 180oC e unte uma assadeira de 25 x 30cm. Se preferir um bolo mais altinho use uma forma redonda e ajuste o tempo de forno.
- Bata a mistura de água e tâmaras no liquidificador até formar um purê liso. Numa tigela grande junte a manteiga derretida, açúcar branco e mascavo. Misture. Acrescente os ovos, depois o sal. Misture. Acrescente a farinha e misture rapidamente só até incorporar. Por último o purê de tâmaras. Coloque a massa na assadeira untada e asse por uns 25 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo e as bordas começarem a soltar das laterais (dependendo do tamanho da forma pode demorar mais tempo).
- Enquanto o bolo assa faça o molho. Junte a manteiga, creme de leite, açúcar e extrato de baunilha (ou cumaru) numa panela média. Esquente em fogo médio misturando até começar a fervilhar e a mistura engrossar um pouco – uns 10 minutos.
- Sirva o bolo quente, morno ou em temperatura ambiente, com a calda quente (ela pode ser requentada tranquilamente – se engrossar demais solte com um pouco de creme de leite ou até mesmo leite) e uma salpicada generosa de sal maldon ou flor de sal pra dar aquele toque final. Observação – seu bolo e sua calda podem ser mais claros ou mais escuros em função do mascavo que você estiver usando ;)
- Devore.
Faça para curtir a dois com seu amor. Faça para o seu aniversário. Faça num dia qualquer em que você esteja doida por um doce. Simplesmente faça.
*atualização – um tempo depois fiz este vídeozim da receita assando numa forma redonda. O bolo ficou mais altinho e mais caramelento puxento ainda. Curti viu ;) Ah! a calda tá mais escurinha porque o mascavo que usei era mais escuro.
Para acompanhar dá um play aqui no Lucio Maia e esse projeto que tá demais!
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário