Momento receitinhas básicas que podem ser salvadoras!
Dessas coisas super difíceis de achar pra comprar e quando acha é uma fortuna, mas que ninguém conta pra você que é super fácil de fazer em casa, basta lembrar que demora 2 dias pra ficar pronto.
Primeiro faça uma coisinha de nada de buttermilk ou leitelho. Essa é outra coisa que se compra no mercado em vários lugares do mundo, mas aqui não. Dá pra improvisar talhando leite com um pouco de vinagre neutro. A proporção ótima é 1 xícara de leite para 1 colher de sopa de vinagre. Mas para fazer 1 xícara de creme azedo você só precisa de 2 colheres de sopa de buttermilk. Use a sobra pra fazer panquecas (como estas AQUI) e outras delícias ou reduza as quantidades proporcionalmente (é difícil fazer muito pouquinho).
Para fazer o creme azedo em si é só misturar 1 xícara de creme de leite fresco com duas colheres de sopa de buttermilk. Mistura numa tigela que tenha tampa e depois de misturar deixa a tampa só posicionada soltamente por cima, com um micro respiro. Assim nada entra ou cai no pote, mas as bactérias do bem tem chance de respirar legal também. Largue sua tigela em algum cantinho fresco e sombreado da sua cozinha de 24 a 48 horas dependendo de quão azedo você quer que seu creme fique. A gente gosta de deixar 48 horas.
O creme formará um soro. Se quiser escorrer o creme é só colocar sobre uma peneira fina com um pano. Se quiser uma textura mais solta, misture para reincorporar o soro.
Seu creme azedo está pronto. Foi fácil. Diz aê.
Em breve postaremos duas receitas diferentes que usam esse creme azedo delícia que são parte da nossa série Coma em Transe de receitas que foram pensadas para combinar com as músicas do disco novo do Esdras – Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa (escute AQUI). As receitas viraram um cardápio, o cardápio virou um jantar, o jantar virou um e-book (que o pessoal do nosso Clube do Assinante já recebeu) e o e-book virou uma série que estamos postando aos poucos por aqui.
Esta foto a seguir é dos toppings maravilha que acompanharam umas tortillas quentinhas (receita AQUI) e uma paleta de porco pururucada linda que desmancha com o garfo. Tem creme azedo, picles de jalapeño e de casca de melancia (receitas em breve também!) e uma salsa de tomatinhos. Só alegria esse prato. Aguarde e confie.
Ainda esta semana entra mais uma, creme azedo com ovas no crocante de polvilho (cuja receita já entrou no ar e está AQUI).
Se quiser conferir as demais receitas da série que já entraram no ar siga este link AQUI que também inclui os bastidores da gravação do disco.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário