Que alegria que é uma mesa com uma bela macarronada dessas. Sério! Maravilha demais da conta. E é tão fácil, mas tão fácil…
O esquema é o seguinte, a Páscoa tá logo ali, aquela data em que todo mundo adora cozinhar, rola aquela tradição seguida mais ou menos à risca por uma boa parte da população de não comer carne, todo mundo vai correndo pro bacalhau, o bacalhau sobe de preço, enfim, aquela coisa que a gente já sabe. E bora combinar que aqui em Brasília tudo quanto é fruto do mar é caro pra dedéu!
Mas tem sempre umas coisinhas maneiras mais baratinhas na peixaria que muita gente ignora porque só tá pensando no salmão, no camarão e no bacalhau. Conchinhas conchinhas conchinhas! De forma geral chegam num preço bem ótimo todos os vôngoles, mexilhões, sururus da vida. E tudo uma delícia.
E daí você vai lá na peixaria, compra um sacão de vôngole e de repente rapidinho rapidinho você tem um almoço lindo desses na mesa.
- 500g de spaghetti
- 1/2 taça de vinho branco
- 2-3 dentes de alho fatiados finamente
- 3-4 xícaras de vôngole na concha bem lavados – descarte qualquer concha aberta
- 1 fio de azeite para refogar
- raspas de limão para finalizar
- salsinha picada para finalizar
- sal e pimenta do reino a gosto
- Coloque uma panela grande com água para ferver. Salgue generosamente.
- Numa panela grande o suficiente para caber os vôngoles todos refogue rapidamente o alho com azeite. Acrescente as conchas, o vinho, tempere com um pouco de sal (ajuste no final) e pimenta do reino e tampe. Cozinhe até as conchas todas se abrirem – uns 8 minutos.
- Nesse meio tempo, cozinhe o spaguetti. Quando estiver al dente escorra e coloque num prato de servir fundo. Acrescente os vôngoles cozidos e o caldo que terá se formado na cocção das conchas. Salpique com as rapas de limão, a salsinha picada, e um pouco mais de pimenta do reino se desejar. Sirva imediatamente e devore!
Continua tomando aquele vinho branco que você abriu pra usar na receita e dá um play neste som aqui que é só alegria.
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário