Não sei vocês, mas a gente já está na contagem regressiva para as próximas férias. Que ano intenso! Estamos precisando urgentemente daquela brisa, daquela renovada que só a água do mar propicia, daquela vibe descompromissada.
Daí lá no começo de 2016 a gente passou uns dias mega super deliciosos com os amigos numa casa de praia estáile com uma vista incrível perto de Trancoso na Bahia. Viajamos com a intensão de passar uns dias na rotina desagradável de dar um pulo na praia, dar uma caminhada, jogar uma conversa fora, dar uns tchibuns na piscina, tomar uns bons drinks e cozinhar. Muito. Sim. Para nós cozinhar é lazer.
Carregamos o carro com panelas, utensílios, temperos e partimos para o paraíso. E após um ou dois dias dessa rotina massante :P nosso companheiro de viagem e parceiro para todas as horas por aqui, Ricardo Theodoro, resolveu que queria registrar tudo. Uma viagem de bobeira com os amigos acabou virando uma pequena série de vídeos Coma na Praia. O primeiro, com a receita mega fácil e refrescante de spritz, tá aqui. Segue o segundo, com o amado shrimp boil, ou caldeirada de frutos do mar.
O shrimp boil é um preparo típico do sul dos Estados Unidos, ali pelas bandas de Nova Orleans e tal e a gente sempre via nos programas mil de gastronomia que assistimos e invejávamos. Esse era o único prato que a gente saiu de Brasília já sabendo que iria preparar na praia. A gente precisava. Muito.
E rolou.
Prato de preparo bem simples, rola de improvisar com o que você tiver disponível. Só precisa prestar atenção nos tempos de cozimento de cada produto, lembrando que a maioria dos frutos do mar cozinha bem rapidamente. Um molho amanteigado e temperado com ervas, uma “toalha de mesa” de papel pardo para jogar tudo direto na mesa e um rolo de papel toalha para limpar as mãos depois da lambança. :)
- linguiça calabresa cortadas grosseiramente
- milho cortado em pedaços
- batata doce em pedaços grandes
- camarão daqueles bem bonitos com casca e cabeça
- mexilhões
- lambreta (descarte qualquer concha que esteja aberta quando crua)
- e o que mais quiser e achar
- dentes de alho com casca
- limão
- sal e pimenta a gosto
- chili
- alho em pó
- cebola em pó
- manteiga derretida
- ervas picadas
- papel pardo para servir
- Encha de água pela metade uma panela bem grande, tipo caldeirão, e coloque para esquentar.
- Tempere a água com sal, dentes de alho inteiros, alho em pó, cebola em pó, um pouco de suco de limão, capriche, esse caldo vai ajudar a temperar tudo que entrar nele.
- Coloque os produtos que demoram mais tempo para cozinhar primeiro. As batatas doces precisam ser cortadas em pedaços grandes porque se não podem desmanchar. O milho pode entrar logo também. A calabresa dá bastante gosto ao caldo então pode entrar cedo. Os frutos do mar são muito rápidos então coloque somente quando já estiver tudo no ponto e todos prontos pra comer.
- Prepare um molho com a manteiga derretida e as ervas picadas.
- Coloque os frutos do mar – conchinhas devem abrir, camarão deve mudar de cor, e por aí vai.
- Quando todos os frutos do mar estiverem prontos escorra bem a caldeirada (não jogue fora o caldo! use para um risotto, sopa ou outro preparo) espalhe no papel pardo e devore com o molho de manteiga.
A receita detalhada não tem quantidades. É isso mesmo. Viva perigosamente :P Vá à peixaria, veja o que você encontra, vai que você encontra umas tantas outras coisas maravilhosas pra acrescentar? O legal é ter uma mistura de frutos do mar bons de comer com as mãos, desses que requerem uma descascada ou remoção de concha e tal (peixe, polvo, lula, neste caso, não são ideais) e outras coisinhas maneiras tipo milho, batata doce e linguiça. Se joga. Você não vai se arrepender.
beijos,
Mariana e Esdras
Angelo Almeida
Caracaa, Muito bomm o artigo e o site como um todo, vou sempre ficar de olho no site!!! Obrigadoo!!!
comalaemcasa
Ahhhh valeu Angelo!
Volte sempre :)
beijos,
Mariana