Nas noites mais friazinhas de inverno poucas coisas trazem alegria maior do que uma cumbuca de polenta cremosa com algum topping maneiro. Se esse topping maneiro for um monte de cogumelos lindamente refogados então… E um ovo pochê. Tudo fica melhor com um ovo com gema mole.
A beleza desse prato é que ele fica pronto rapidão. Polenta é super vapt vupt e os cogus também cozinham bem rapidinho, é só o tempo do álcool do vinho branco dar uma evaporada e pronto. Nada precisa ser medido com muita exatidão. Em dois tempos tudo que precisa ser picado já está prontinho. Em menos de meia hora você pode ter uma tigela de pura felicidade e satisfação, colocar os pés para cima e assistir episódio após episódio da série do momento no netflix.
Existem mil maneiras de fazer polenta e de uns tempos pra cá basicamente temos feito de milharina aqui em casa, simplesmente porque é o que normalmente temos na despensa. Rola aquela polenta instantânea também que não é nem remotamente propaganda enganosa. Fica pronta tão rápido que mal dá tempo de tascar a manteiga e queijinho ralado para finalizar. Enfim, tudo dá certo e tudo é bem rápido.
O molho/ragu/sei lá o nome que a gente pode dar aos cogus também é tranquilíssimo. Um bocado de cogumelos (lembrem que cogumelos reduzem muuuuuito quando cozinham então o que parece ser muito pode virar uma porção meio mirradinha após o cozimento), um começo de refogado com um pouco de alho, cebola, alho poró, sem estresse, o que você tiver vai ficar bom! Aquele restinho de vinho branco que sobrou na garrafa do agito do outro dia vai bem demais nessa hora. Eu peguei o fundinho da garrafa que estava na geladeira, nem medi, acho que deve ter sido uma xícara mais ou menos, mas é só ir provando para se certificar de que ele teve a chance de dar aquela evaporada. Um bocado de tomilho – cogus e tomilho são melhores amigos – e uma manteiguinha para finalizar porque tem que ter. É isso. Felicidade. Se quiser um molho mais cremoso um toque de creme de leite vai bem também. Por cima disso tudo, um ovo pochê com a gema maravilhosamente mole e uma salpicada de salsinha picada para embelezar e realçar.
- 1 1/2 xícara de farinha de milho de espessura fina (vários tipos funcionam)
- 3 xícaras de caldo (de legumes ou de galinha ou use água mesmo)
- 3-4 colheres de sopa de manteiga (se quiser vegano omita e finalize com 1-2 colheres de missô)
- um punhado de parmesão ralado
- 2 bandejas de cogumelos de paris fatiados (ou um mix de tipos, ou o da sua preferência)
- 2 dentes de alho fatiados
- 1 cebola roxa pequena picada
- azeite para refogar
- 1 xícara de vinho branco
- alguns ramos de tomilho fresco
- um toque de creme de leite (opcional)
- sal e pimenta à gosto
- 4 ovos
- salsinha picada para salpicar
- Numa panela média comece refogando o alho no azeite em fogo médio e em seguida acrescente a cebola. Refogue até a cebola ficar translúcida. Acrescente os cogumelos, o tomilho e o vinho. Mexa bem e deixe fervilhar em fogo baixo por uns 5-10 minutos mexendo de tempos em tempos.
- Prove, ajuste o sal e pimenta e verifique se o álcool do vinho já evaporou. Cozinhe mais um pouco de necessário.
- Finalize com umas duas colheres de sopa de manteiga e umas duas de creme de leite se quiser um molho mais cremoso. Reserve.
- Ferva água numa panela média para os ovos. Abra um de cada vez numa peneira com uma cumbuca embaixo para escorrer a parte mais líquida da clara e em seguida faça um redemoinho na água da panela e insira um ovo no meio. A clara vai circular e se fechar no ovo. Cozinhe por 2-4 minutos dependendo de quão cozido você quer que seu ovo fique. Retire o ovo e reserve num papel toalha enquanto você faz os outros.
- Nesse meio tempo ferva 3 xícaras de água ou caldo em outra panela média. Acrescente a farinha de milho aos poucos para não empolar e sempre mexendo. Tempere com algumas pitadas de sal. Mexa sem parar até chegar na textura desejável. Quanto mais tempo, mais grossa ficará. Finalize a polenta com as outras duas colheres de sopa de manteiga e o queijo ralado, sempre misturando. Sirva imediatamente.
- Monte cada tigela com algumas colheradas da polenta ao fundo, o molho de cogumelos por cima, um ovo pochê e salsinha salpicada. Salpique um pouquinho de sal em cada ovo. Sirva imediatamente – a polenta endurece super rápido.
Se sobrar polenta espalhe ela antes dela esfriar por completo num prato ou assadeira pequena e gele. Depois é só cortar e grelhar ou fritar.
Se estiver com preguiça de fazer ovo pochê, faça um ovo frito mesmo. Todas as formas de ovo são uma perfeição.
Só alegria.
beijos,
Mariana
[…] duas opções vegetarianas que vão agradar carnívoros também. Esta polenta com cogumelos e ovo pochê e este gnudi com manteiga de sálvia são de lamber os […]