Manteiga de sálvia é dessas receitas idiotas que impressionam. Um verdadeiro clássico e decididamente não por acaso. Em pouquíssimos instantes fica pronta e uma massa simples é elevada à perfeição.
Umas boas colheres de manteiga – é, relaxa aí, de vez em quando a gente precisa mandar ver na manteiga e ser feliz – um punhadinho de folhas de sálvia, uma boa frigideira. É só disso que você precisa pra arrasar. Ligue o fogo, dê umas mexidinhas, deixe rolar um tico, a manteiga vai borbulhar, depois escurecer, vai dar aquela queimadinha, ficar com aquele gostinho deliciosamente acastanhado, caramelizado, as folhinhas de sálvia vão ficar mais escuras e crocantes, e você vai só ficar de olho pra não passar do ponto. Tire a sálvia e deixe escorrendo num papel toalha e reserve a manteiga. Daí é só usar no que você quiser. Um macarrão, um gnocchi, até como molho de uma carne sem muita firula fica uma delícia. Solte a franga.
A gente recomenda com este gnudi – um gnocchi rústico de ricota e semolina delicioso que servimos na 8a edição de Jantares Lá em Casa. ;)
Simples e perfeito assim.
beijos,
Mariana
[…] peguem um pouco da manteiga e sirva com o molho de sua preferência – no nosso caso, uma manteiga de sálvia da nossa horta, cuja receita simplérrima já está […]