Tenho percebido que os doces que mais me deixam felizes hoje em dia são sempre com frutas azedinhas. Esse crumble de frutas vermelhas é decididamente meu tipo de doce. As frutas assam formando uma calda maravilhosa que é pura felicidade.
Essa receita é na verdade um conceito. As frutas podem ser estas, só algumas destas, todas estas e mais algumas outras, ou outras nada a ver com estas, vai dar certo igual. O topping pode ser este, mas vários dos seus ingredientes podem ser modificados, outras castanhas, outros grãos… O que importa é que você vai fazer uma mistura de frutas, vai fazer uma pseudo crostinha farofenta, vai levar ao forno, e depois vai sorrir.
Para este crumble usei duas caixas de morango
uma caixa de amora
e uma de framboesa. Como no dia não achei as amoras e framboesas frescas comprei congeladas já que essas frutinhas seguram bem a onda congeladas.
Usei umas 3 colheres de sopa de açúcar de baunilha, essa maravilha que já mencionei diversas vezes aqui no blog, esse potinho cujo aroma te abraça cada vez que você usa. Se você ainda não fez seu potinho de açúcar de baunilha está perdendo tempo.
Para o topping, umas avelâs tostadas e depois picadas
3/4 xícara de farinha de trigo, 2/3 de xícara de açúcar, uma pitada de sal, 1/2 xícara de aveia em flocos grossos, 6 colheres de chá de manteiga gelada cortada em pedaços pequenos. Amasse tudo junto com as avelãs para formar uma farofa.
Jogue a farofa por cima da mistura de frutas e leve ao forno pré-aquecido a 220C por uns 45-50 minutos ou até as frutas borbulharem.
O resultado é uma compota meio calda de frutas deliciosamente azedinha com uns crocantes por cima e no meio que você pode comer quente, morno ou frio, com sorvete, iogurte, chantilly, creme inglês ou o próprio crumble servindo como calda para panquecas ou waffles. Vai do café-da manhã à sobremesa, docinho, azedinho e crocante, facílimo de fazer. Sim, decididamente esse crumble é o tipo de doce que eu curto.
beijos,
Mariana
Leili
Hummmm! Tudo de bom!