Às vezes combinações inusitadas levam à perfeição. Eu sei. Você está estranhando um ingrediente daquela sopinha salgada clássica japonesa (missoshiru) como componente principal desta sobremesa. Vá com fé e acredite no improvável. Você não vai se arrepender.
Mas comece dando play aqui, no mais recente single do disco novo do Esdras que vai sair agora em outubro – Esdras Nogueira Quinteto Ao Vivo. This ship will sink é um afrobeat hipnotizante composto por uma banda dinamarquesa. Alguém falou em combinações inusitadas? A música maravilhosa do The KutiMangoes recebeu esta versão sensacional do Quinteto e tem tudo a ver com esta sobremesa.
O caminho para a felicidade é composto por três itens. Uma camada crocante, uma camada de caramelo e uma camada de ganache de chocolate, tudo montado num copinho pra facilitar a vida. Vai da geladeira diretamente pras mãos dos seus convidados com uma salpicada final de flor de sal pra dar aquele tchã final (sim, faço isso em todas as receitas aparentemente. cada qual com as suas manias :P).
As camadas de baixo e de cima são particularmente fáceis. O crocante de baixo nada mais é do que biscoitos maisena triturados rapidamente no processador e misturados com manteiga derretida pra fazer uma crostinha deliciosa. Pa pum tá pronto. A ganache de cima é só creme de leite fresco com chocolate meio amargo. Esquenta o creme de leite até logo antes de ferver, picota o chocolate, joga o creme de leite por cima, deixa quieto um tico até o chocolate derreter, mistura mistura mistura tá pronto.
O caramelo é o único elemento que talvez seja um pouquinho mais trabalhoso, mas sinceramente, nada demais também. Comece com o açúcar e a água, resista à tentação de ficar mexendo com uma colher (ajuda a cristalizar! se quiser dar uma mexidinha pegue a panela pelo cabo e faça movimentos circulares suaves para o líquido circular), deixa ferver, borbulhar mesmo, até formar um caramelo bonito. Tira do fogo, acrescenta o creme de leite, a pasta de missô, manteiga, volta pro fogo, deixa engrossar um pouco e o resto é só montagem. Nenhum bicho de 7 cabeças. E esse missô aí, ele vai dar um alô inexplicável, o tal do umami, aquele 5o sabor que ninguém consegue descrever direito, mas que deixa tudo delicioso. Não. Não vai ficar com gosto daquela sopinha japonesa (maravilhosa também, por sinal).
Pra montar, escolha um copinho simpático, comece com uma camadinha do crocante, seguida por algumas colheradas do caramelo e finalizada com algumas da ganache. Apesar da flor de sal por cima da ganache e do missô que dá uma boa salgada no caramelo também, a sobremesa é bem doce e intensa então não peque pelo excesso nessas colheradas aí pra não ficar enjoativo. Se preferir montar num prato de torta pode também. É só achatar bem a camada crocante para formar uma base mais fácil de cortar. Para qualquer uma das opções, algumas horinhas na geladeira antes de servir são essenciais para as camadas ficarem mais firmes.
- para o crocante:
- 1 pacote de 200g de biscoito tipo maisena
- 85g de manteiga derretida
- para o caramelo:
- 300ml de creme de leite fresco
- 300g de açúcar
- 75g de manteiga
- 1/2 c.c. de sal
- 11/2 c.s. de pasta de missô
- para a ganache:
- 300ml de creme de leite fresco
- 300g de chocolate meio amargo
- flor de sal ou algum outro sal maneiro para finalizar
- Comece fazendo o caramelo já que ele precisa esfriar um pouco antes da montagem. Numa panela média junte o açúcar e 100ml de água. Deixe ferver e borbulhar até formar uma caramelo. Uns 12 minutos. Não misture com colher de pau nesse meio tempo. Se sentir que precisa mexer segure a panela pelo cabo e faça suaves movimentos circulares.
- Retire do fogo e com cuidado e rapidez junte o creme de leite, sal, manteiga e a pasta de missô. Misture bem e retorne ao fogo até dar uma engrossada – mais uns 10 minutos. Quanto mais tempo ficar, mais grosso e puxento vai ficar. Reserve enquanto faz o restante da sobremesa. (se por acaso sobrar depois da montagem, dura horrores na geladeira e pode ser usado como cobertura de sorvete).
- Triture o biscoito maisena e misture a manteiga derretida formando uma farofa. Divida em 12 copinhos ou espalhe e pressione bem se for usar um prato de torta.
- Corte o chocolate meio amargo em pedaços e coloque numa tigela média. Esquente o creme de leite fresco até chegar quase a ferver. Retire do fogo e jogue por cima do chocolate. Deixe sem mexer por 5 minutos. Com uma espátula mexa bem até dissolver o chocolate por completo e formar uma ganache brilhosa.
- Monte os copinhos com algumas colheradas de caramelo por cima da camada crocante e mais algumas colheradas da ganache de chocolate. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Pode ser montada com um dia de antecedência.
- Na hora de servir, salpique com flor de sal.
Assim como no single anterior (também acompanhado de uma receita maneira), a filmagem ficou demais também.
Missô na sobremesa. Afrobeat na dinamarca. Quando o coração e a cabeça estão abertos, as surpresas ficam bem mais gostosas.
beijos,
Mariana
p.s. a gente serviu esta receita no Coma no Jardin | Dia dos Solteiros este ano ;)
*este post contem links afiliados ;)
SINCLAIR FERREIRA MAIA
queria ver a fotinea mas ta off line :(
comalaemcasa
Opa! pois é! estamos numa transição de servidores e várias fotos ficaram off na transição. Ainda hoje deve ficar normalizado. Desculpa pelo inconveniente! Volte em algumas horas que deve estar ok ;)
(p.s. essa receita é muito maravilhosa! das favoritas do coração! jázinho vc vai conseguir ver a foto!)
beijos,
mariana