Mel + bacon. Eu não deveria ter de falar muito mais pra te convencer do tanto que você precisa fazer esta receita. Mas tem mais. Sabe aquela panqueca fofa, mas assim, maravilhosamente fofa? Pois é. Pequenas nuvens levemente adoçadas finalizadas com aquela combinação perfeita de doce, sal e gordura que te faz querer mais e mais e mais.
Quem segue a gente pelo instagram tá careca de saber que a gente curte uma panqueca americana no café da manhã. Quem lê este nosso cantinho de receitas também sabe porque tem umas tantas nos nossos arquivos, como esta aqui, abrasileirada na vibe romeu e julieta, ou esta aqui, abarrotada de coco ralado, ou esta daqui, na pegada mais saúde com cacau e aveia. Mas se você está procurando o clássico, aquela panqueca mais semelhante à de algum diner maneiro, esta é a receita que você está procurando.
A receita é mega simples. Daquelas que dá pra fazer bem vapt vupt num sábado de manhã tranquilo. Sabe a tranquilidade que vem com a certeza de que você vai comer algo delicioso muito em breve? Não se assuste com o buttermilk. Infelizmente, por aqui não conseguimos comprar no mercado o tal do soro de leite que é um subproduto da produção de manteiga (o que será que acontece com todo esse soro nas fábricas? alguém sabe como é aproveitado?), mas é super fácil fazer uma aproximação do sabor com uma manha besta – acrescentar uma colherzinha de vinagre neutro ou suco de limão ao leite integral. Pronto. Você vai ver o seu leite talhar quase que instantaneamente. É bonito.
Fora isso, a massa não tem grandes questões. Só lembrar de não ficar mexendo demais depois de acrescentar a farinha pra massa não pesar e desenvolver demais o glúten e pronto. Na hora de fazer a manha é acertar a temperatura da panela. Ela não pode nem estar fria demais nem quente demais. Se começar a esfumaçar pode diminuir o fogo. Uma untada generosa de manteiga (com um toque de azeite ou óleo pra não queimar) na frigideira é essencial para fazer aquela leve crostinha na panqueca. Não sabe a hora de virar? Só esperar a massa encher de bolhas.
Agora o tchãa que faz toda a diferença é a calda. Bacon né? Como não amar. Dá aquela fritada bonita nele e já tá valendo. Um pouco da gordura você guarda pra dar um alô na calda e o resto você guarda pra fazer uma pipoca com bacon e depois me agradece. Um pouco de manteiga derretida, mais outro tanto de mel, aquela gordurinha do bacon que você reservou, mistura tudo, joga por cima das panquecas fofas, salpica com aquele bacon bem fritinho e seja feliz. A vida é bela.
- para a panqueca:
- 1 3/4 xíc (220g) farinha de trigo
- 1 1/4 c.c. fermento químico
- 2 c.s. (25g) de açúcar mascavo
- 2 ovos
- 1 xíc (235ml) de buttermilk (improvisar com leite integral com 1 c.c. de vinagre neutro ou suco de limão)
- 4 c.s. (55g) de manteiga derretida (e mais para fritar as panquecas)
- 1 c.c. de extrato de baunilha
- para a calda:
- 3 c.s. (40g) de manteiga derretida
- 55ml de mel
- 3 fatias de bacon cortadas finamente
- Frite o bacon até ficar bem dourado. Retire com uma escumadeira e deixe escorrendo num papel toalha. Reserve aproximadamente 1 colher de chá da gordura do bacon (e use o restante para algum outro preparo).
- Numa tigela grande junte todos os ingredientes da panqueca e misture somente até incorporar a farinha. Se sentir que a massa está espessa demais, acrescente um pouco mais de leite, uma colher por vez, até chegar numa massa líquida o suficiente para que ele espalhe um pouco na frigideira, mas não tanto que espalhe completamente como um crepe.
- Esquente uma frigideira e pincele generosamente com manteiga e uma gotinha de óleo ou azeite para a manteiga não queimar. Usando uma concha coloque a massa na frigideira quente formando pequenos discos. Quando a parte de cima estiver cheia de bolhas e a lateral estiver com aparência firme, vire e cozinhe pelo outro lado. Repita até terminar a massa. Se quiser, deixe o forno ligado no mais baixo possível e vá colocando as panquecas prontas numa assadeira no forno para mantê-las aquecidas.
- Numa tigelinha misture a manteiga derretida e o mel com um toque da gordura de bacon até a mistura ficar homogênea. Pode ser feito antes, mas vai endurecer um pouco. Para soltar novamente é só dar uma rápida aquecida.
- Sirva as panquecas com a calda e o bacon salpicado por cima.
A gente serviu essa delícia no Coma no Jardin especial do dia das mães e lá no nosso café da manhã no Chefs nos Eixos e foi só sucesso.
Começar o dia assim é garantia de um dia mais feliz.
beijos,
Mariana
Bernadete
O soro vira toddynho…
comalaemcasa
sério?! gente! nunca imaginaria!