Poucas coisas são mais maneiras do que sair pra passear com o cão pelas superquadras das redondezas e voltar com um saco cheio de amoras. Como já falamos aqui, na nossa coluna nova sobre os frutos que estão em época a cada mês, elas estão bombando! Aqui em casa já rolou geleia (vai rolar mais, com certeza) e já rolou este crumble com peras que ficou delícia.
Crumble é dessas receitas maravilhosas porque ao contrário de muita receita de doce por aí ela na verdade não requer grandes precisões. Se tiver mais ou menos fruta vai dar certo igual. Se quiser dar uma improvisada no topping vai ficar gostoso igual. No café da manhã. No lanchinho da tarde. Na sobremesa. Funciona para todas as ocasiões e você nem vai ficar com sentimento de culpa em nenhuma das circunstâncias. Só posso concluir que é uma receita perfeita. :)
A combinação foi de amoras e peras, mas poderia ter sido só amoras, ou amoras e maçã, amoras e morangos ou outras frutinhas vermelhas, enfim, não se prenda à combinação e sim à ideia. O que importa é que um bom crumble terá um recheio maravilhosamente frutado, que pode ou não levar açúcar – no caso um toque de mascavo -, (mas uma colherzinha sempre vai bem porque ajuda a extrair os sucos naturais das frutas), pode ou não levar um toque de algumas especiarias – no caso, um alô de canela e gengibre em pó. E por cima desse monte de frutas uma farofa que pode ter zilhões de variações de farinhas de todos os tipos – no caso centeio e aveia em flocos grossos.
Esta é uma ótima receita para soltar a franga nas “farinhas” alternativas que são cada vez mais fáceis de achar já que essa parte de cima é uma farofa mesmo. Não existe a questão de ficar mais ou menos fofo, como num bolo, ou de desenvolver glúten para pães então se joga nas farinhas de aveia, trigo sarraceno, amêndoas, linhaça, e por aí vai. Cada uma dará uma textura e um sabor ligeiramente diferente ao prato, mas todas ficarão deliciosas. Castanhas e sementes em pedaços também tão valendo.
Aliás, pelas mesmas razões citadas acima, também é a hora de fazer testes com óleo de coco (especialmente se sua vibe for vegana) – sabendo que vai alterar o sabor, apesar de a gente ter usado a boa e velha manteiga mesmo. Assim como usar alternativas de açúcares também (nunca testei usar açúcar de coco, mas aposto que ficaria um arraso). Enfim, o ponto é que se você curte testar todas essas variações de ingredientes esta é uma ótima receita para mandar ver porque a única coisa que importa é que você vai ter um topping farofento maneiro com um recheio mega frutado delicioso e você vai ser feliz com toda a certeza.
- para o recheio:
- 2 xícaras de amoras
- 1 xícara de pera picada em cubos (1 bem grandona ou 2 menores)
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 colher de chá de suco de limão
- 1 colher de chá de amido de milho
- para a farofa:
- 1/2 xícara de centeio
- 1/2 xícara de aveia em flocos grossos
- 1/4 de xícara de mascavo
- 1 pitada de sal
- 6 colheres de sopa de manteiga derretida
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Misture todos os ingredientes do recheio e coloque num prato refratário pequeno. O nosso é redondo e tem um diâmetro de 15cms.
- Em outra tigela misture os ingredientes secos e depois acrescente a manteiga derretida. Misture bem para que tudo fique umedecido, tal qual uma farofa. Se necessário, acrescente mais um pouquinho de manteiga. Distribua o topping por cima das frutas.
- Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até as frutas borbulharem e o topping começar a dourar.
- Espere 5 minutos antes de comer. Sirva quente, em temperatura ambiente ou frio, puro, acompanhado de iogurte ou chantilly.
Receita mega super duper blaster fácil, que aceita zilhões de variações e improvisos e continua dando certo e, ainda por cima, nem te dá aquele sentimento de culpa de enfiei-o-pé-na-jaca-vou-comer-só-salada-pro-resto-da-vida. Tá esperando o quê pra testar?
beijos,
Mariana
[…] fórmula frutinhas gostosas assadas + topping crocante é super certeira e este crumble de amora e pera ou este outro de frutas vermelhas podem receber mil e uma variações. Seu dia vai nascer ainda […]