Foi mal pelo sumiço, mas estávamos de férias!! Ehhhh! E acabamos de voltar :) Reenergizados e prontos para um segundo semestre intenso.
Quem acompanha a gente pelo instagram (procure as fotos da viagem pelas hashtags #comaemamsterdã e #comanairlanda) ou pelo facebook viu algumas das comidinhas que comemos. Nosso roteiro foi simples – Amsterdã, Dublin e um rolé rápido por alguns outros locais na Irlanda.
Primeiro passamos uns dias em Amsterdã já que o vôo mais barato que achamos para a Europa era pra lá. Eu (Mariana falando) já tinha passado por lá há uns tantos anos, o Esdras foi pela primeira vez. A cidade tem a manha de ser charmosa com seus zilhões de canais e flores para todos os lados. E o lance da bike! Como é maneiro isso! Realmente muda a forma de vivenciar a cidade. Nós, que já somos super adeptos da bike em Brasília, ficamos só babando e imaginando como seria maneiro se a gente conseguisse dar esse salto para privilegiar a bike versus o carro por aqui.
Por lá a gente entrou no clima mais de comida de rua. Tínhamos pouco tempo na cidade e passamos ele todo andando de bike ou caminhando ao longo dos canais com pitstops energizantes de batata frita com maionese, stroopwafel, sanduíches de arenque e chopps maravilhosos. Ainda bem que rolou muita bike pra compensar esse tanto de caloria :P
Esse sanduba aí é de arenque (hering). A galera come ele purinho ou então assim, nesse sanduba de pão macio com picles e cebola picadinha. Dizem que junho e julho é a melhor época para o peixinho, ele fica mais doce supostamente. Se é mesmo ou não, não temos com atestar, mas adoramos e repetimos. É bem delícia.
Fizemos somente uma parada mais tchararã no Ron Gastrobar. O chef Ron Blaauw é bambambã local. Já teve programa de TV e vários restaurantes e estrelas michelin acumuladas. Lá pelas tantas resolveu reimaginar seu restaurante com 2 estrelas que acabou virando o Gastrobar com pratos no estilo tapas super criativos e acessíveis a 15 euros cada (com algumas exceções). Hoje o Gastrobar já tem uma estrela e é bem bombado. Tudo que comemos estava bem maravilhoso e a cozinha aberta é sensacional. A gente adora ver chef cozinhando. Valeu a ida.
Depois seguimos para Dublin. Meus pais estão morando lá há alguns anos e ano que vem voltam pro Brasil. Isso serviu de mote para finalmente conseguirmos reunir a família toda por lá – nós, meus irmãos e cunhados e os dois sobrinhos. Pensa na felicidade que estavam os meus pais. Só por isso já valeu.
Tínhamos passado pela Irlanda no ano passado, mas foi mais corrido. Desta vez fomos com mais calma e deu pra conhecer muito mais coisa. E beber. Beber muito mais coisa. Haja Guinness. Haja whiskey.
Revisitamos a fábrica da Guinness com meu irmão e cunhado que ainda não tinham ido, fomos a inúmeros pubs, fizemos degustação de whiskey organizada pelo meu pai empolgadíssimo, pegamos estrada, o Esdras dirigiu do lado errado da rua, finalmente conseguimos ver os famosos Cliffs of Moher (da vez passada o tempo fechou e não conseguimos ir), vimos castelos, comemos muitas ostras, muitos fish and chips, full Irish breakfast, pegamos chuva, sol, vento, frio e pseudo calor em questão de minutos diversas vezes (clima mais DDA do planeta), fizemos pizza com os sobrinhos, e tomamos mais Guinness, porque, né? ela é onipresente naquele país.
Delícia de férias e vamo que vamo porque o disco novo do Esdras acabou de chegar da fábrica (e já está disponível nos serviços de streaming) e vai ter muito show e muito Coma no Jardin e muita receita nos próximos meses.
Dá um play no som vibe boa do disco novo ;)
beijos,
Mariana
solange Cardoso
Foi uma alegria difícil de transcrever ter vocês e toda a família juntos na casa de Dublin. Fazia tempo que isso não acontecia, sem contar que no exterior, desde que cada um ficou de vocês foi criando asas, creio que foi a primeira vez. Continuo rindo e chorando da alegria que nos deram.
Mas não posso deixar de comentar o prazer que é ver os comentários com os olhos de vocês.O cd novo do Esdras esta demais, vai embalar as lembranças desse encontro de boas memórias. Beijão prôces da Mãe babona.
comalaemcasa
<3
Patricia Alves
Muito bom artigo!!!
comalaemcasa
valeu! volte sempre!