Um bom peixe fresco merece brilhar. Pra que futucar demais? Deixa ele lá, quietinho, limpinho, fresquinho, cruzinho.
Em janeiro passamos uns bons dias na praia com uns amigos. Alugamos uma casinha e cozinhamos loucamente aproveitando todas as maravilhas que o mar nos proporciona. No primeiro dia demos de cara com um belo atum fresquinho. Não, não era daqueles enormes que vão até pra leilão e que são disputados a tapa pra fazer sushi. Era daqueles de uns 3 kgs que quando bem fresquinho desce que é uma beleza. E atum, vamos combinar, no máximo aquela selada, né? Mas nesse dia, fomos de cru mesmo.
foto: Ricardo Theodoro
Não tínhamos comprado ingredientes para seguir o caminho mais japa e o mercado estava há uns 100km de distância da nossa casinha então trabalhamos com o que tínhamos. Manga, cebola roxa, cebolinha, pimenta de cheiro. Estou olhando aqui pra foto e relembrando. Delícia. Uma boa regada com azeite, sal e pimenta moídos na hora, e a certeza de que não é necessário muito pra fazer algo maravilhoso.
- uns 2kgs de filet de atum fatiado como se fosse sashimi
- 1 manga fatiada finamente
- 2-3 pimentas de cheiro
- 1 cebolinha
- 1 cebola roxa fatiada finamente
- azeite
- sal e pimenta do reino
- Num prato grande monte as tiras de atum intercaladas com as fatias de manga até preencher o prato todo.
- Salpique com a cebola roxa, pimenta de cheiro e cebolinha.
- Regue com azeite e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.
Ridiculamente idiota, só picar e montar. Nosso maior trabalho foi limpar o peixe, mas você sempre pode pedir pra peixaria fazer isso por você. Solte a franga e use isto como inspiração. O peixe pode ser outro, desde que super fresco. Os toppings são infinitos. Vai fundo. Vai ficar bom. Tenho certeza.
Receita perfeita para um dia de verão.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário