No mês passado participamos do casamento de dois grandes amigos, que nos convidaram para fazer a comida do casório, foi uma honra o convite, e essa vaca atolada foi um dos pratos.
O preparo é relativamente simples, e esse é o charme, todo mundo gosta, e é ideal para um sábado em casa sem hora para o almoço, sem pressa, curtindo a boca do fogão. Para o casamento começamos dois dias antes, e o caldo ferveu por 24hs, ficou com muito sabor, quando se cozinha para muita gente, é importante tomar muito cuidado com o tempero, pra não ficar com pouco sal, ou o caldo fraco, não perder a mão, daí a importância do cozimento lento, e sempre ir provando.
No dia, para a nossa alegria, o casório foi lindo, e a comida ficou uma delícia. Ah, o preparo desse prato é uma variação dessa costela aqui.
- 2,5kg de costela, com osso.
- ½ xícara de molho de peixe
- 1 xícara de molho de ostra
- hoisin à gosto
- meio maço de cebolinha inteira
- sal
- 1 pacote de hondashi
- 700g de músculo
- 500g de paio
- 500g de batata doce
- 500g de mandioca
- 1 maço de cebolinha
- 1 maço de couve
- 3lt de água
- Retire a gordura da costela e coloque na água fervendo com o hondashi, o molho de peixe e metade do molho de ostra, e deixe ferver por 2h30min – ela deve estar bem macia.
- Retire a costela e coloque o músculo por mais 50min – ou até ficar macio.
- Retire o músculo e acrescente a batata doce por 20min – ela precisa manter a sua integridade, sem desmanchar.
- Retire a batata doce e acrescente a mandioca por 60min – ou até ficar macia.
- Retire a mandioca e coloque o paio por 20 min
- Coloque a couve no caldo por 5 min.
- Durante todo o processo, não desligue o fogo, e vá controlando o sal.
- Corte tudo em cubinhos, descartando o osso da costela, misture em outra panela com mais 1/2 xícara de molho de ostra e hoisin à gosto (ele vai dar uma adocicada) e sirva como na foto, com a cebolinha picada por cima.
- Não desperdicie o caldo. Deixe esfriar, retire o excesso de gordura e congele para outra receita.
- Bom apetite
Guarde o caldo, congele, tome todo, só não jogue fora! Ele vai estar delicioso e vai ser ótimo para fazer este caldo com nuvem de ovos.
Esse foi nosso caldeirão no casamento.
Bom apetite!
Bjão,
Esdras.
[…] brasileira a mocofava, uma mistura de caldo de mocotó e favada, é alucinante de gostosa e esta vaca atolada diferente é uma variação de um clássico que deixa todo mundo feliz. São várias horas de fogão, mas a […]