Existe combinação mais incrível do que goiabada com queijo?! Quanta perfeição!
Eu sou dessas que acordo a mil por hora. Aqui em casa chega a ser cômico. Eu acordo falando que nem uma metralhadora e o Esdras mal consegue abrir os olhos. Depois de pouco tempo de casados rapidamente entramos numa rotina matinal – eu, que acordo pilhada, vou pra cozinha fazer o café da manhã. Enquanto isso, ele tenta acordar lentamente levando nosso quadrúpede, Bob McFerrin Marley, um bulldogue francês simpático que vire e mexe aparece nas nossas fotos, pra dar aquele rolé matinal básico.
Eu adoooooro fazer café da manhã! Tenho um repertório básico, daquele dia que não rola de tomar café com mais calma, um cuscuz de milho aqui, um pãozinho com queijo e ovo ali, uma tapioquinha, oops beiju! se não Esdras briga comigo… Mas tem aqueles dias mais lerdos, quando rola de fazer algo mais demorado um pouco, quando ninguém está com pressa pra sair pro ensaio ou reunião ou qualquer evento. Nesses dias curto muito fazer alguma variação de panqueca. Já postei umas tantas aqui de coco, e aqui de banana, e aqui de milho.
Meu sogro querido descobriu que adoro goiaba e desde então volto dos nossos almoços de domingo com um super estoque. De vez em quando são tantas que se não inventar alguma moda elas acabam estragando. Nada mais irritante do que deixar a comida estragar. E dia desses, olhando pra umas tantas goiabas super no ponto, mega maduras, perfumando nossa cozinha, resolvi que era hora de romeu e julieta.
Nunca tinha feito uma calda de goiaba, mas foi super fácil e rápido! Piquei as goiabas, coloquei numa panela com um pouco de água, cozinhei por uns minutos em fogo baixo, mexendo bem e rapidinho já estava tudo desmanchando. Nem adicionei açúcar porque as goiabas estavam mega doces. Uns dez minutos depois já estava lindo. Usei um mixer pra bater (morro de preguiça do liquidificador!) e passei pela peneira para remover as sementes e pedaços maiores de casca e o resultado foi uma calda deliciosa que ficou pronta vapt vupt.
Engana-se quem pensa que panqueca é sinônimo de coisa trash – dá pra ser super saudável! Para a panqueca, usei uma massa bem básica. Dessas que você pode acrescentar umas frutas, umas castanhas, fazer umas misturas de farinhas mais integrais, umas sementes, umas firulas, com muita facilidade e sempre dá certo. Queria o queijo, claro! O que seria da minha Julieta sem seu Romeu (estou presumindo que a Julieta é a goiaba, né?) Uma salpicada de cream cheese na panqueca e resolvida a questão.
- 4 goiabas bem maduras e picadas em cubinhos pequenos
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de açúcar de baunilha
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de fermento
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 ovo
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1/4 de xícara de chia
- cream cheese pra servir
- manteiga ou óleo para untar a frigideira
- Leve as goiabas ao fogo baixo com 1/2 xícara de água. Mexa de tempos em tempos – as sementes começam a colar no fundo. As goiabas vão desmanchar (mais ou menos 10 minutos) – ajuste a água se for necessário. Prove e veja se precisa de açúcar. Vai depender das goiabas. Quando as goiabas estiverem bem desmanchadas é só usar um mixer pra bater (ou liquidificador) e passar por uma peneira para retirar as sementes e casca. Calda pronta.
- Para a panqueca, misture primeiro os ingredientes secos. Use esta receita como base. Quer tudo farinha branca? De boa. Quer trocar por outro tipo de farinha. Manda ver. Não tem açúcar de baunilha? Tudo bem. Use mascavo ou normal. Tudo funciona.
- Acrescente os ingredientes molhados. Misture rapidamente só até incorporar.
- Se quiser acrescentar alguma castanha, linhaça, chia, sei lá o que mais, é agora. Eu usei chia.
- Depois é só untar uma frigideira (de preferência antiaderente) com manteiga ou óleo – eu gosto de usar um pincel pra usar o mínimo necessário – e colocar umas duas colheres de sopa de massa pra cada panqueca.
- Vire as panquecas quando bolhas se formarem na superfície.
- Sirva com a calda (de preferência ainda quente) e um pouco de cream cheese.
E vocês? O que vocês curtem fazer de café da manhã?
beijos,
Mariana
solange Cardoso
Que tal um cuscuz de milho com queijo quilho dentro bem derretido…???
comalaemcasa
nunca postamos receita né? só fotos no instagram… vou anotar pra fazer um post.