Salada de macarrão é dessas coisas que todo mundo gosta. Fala sério, como não amar? É fácil, prático, tem que fazer antes pra dar tempo de esfriar… Aquele almoço de fim de semana, cada um traz um prato, você chega com uma salada de macarrão e arrasa. Agora se você chegar com esta daqui, sério, vai todo mundo te pedir a receita. É disparado a mais gostosa que já comi.
Aprendi esta receita com meu pai há uns tantos anos, quando eu estava começando a me interessar pela cozinha. Vou contar um segredo. Shhhhh. Conta pra ninguém não. Eu digo que a salada é do meu pai, mas na verdade não é dele não. Ele aprendeu com o fantástico chef argentino Francis Mallmann (ele tem um livro sensacional de churrasco!) num curso rápido que fez com ele. Voltou do curso num entusiasmo danado e dei uma mão na primeira vez que ele resolveu reproduzir a salada para um jantarzinho. E depois na segunda. E na terceira e por aí vai. Foi um hit tão grande que virou a salada constante dos nossos encontros de família e festinhas mil.
Vai mais um segredinho. A estas alturas não sei mais quão fiel esta receita é à original do Mallmann. Eu tinha uma xerox da receita (sim! Xerox! Daí vocês podem imaginar há quanto tempo essa receita circula pelos eventos da minha família), mas há um bom tempo que não tenho ideia de onde foi parar. Sempre que faço reproduzo de memória, mas acho que é isso mesmo. Pai, dá um confere aí e vê se estou esquecendo de algo essencial! :)
A beleza desta salada é que você faz o molho no liquidificador pra ficar bem homogêneo e mistura na massa ainda quente pra pegar bem. Depois é basicamente só picar uns tantos ingredientes. Só o pimentão que precisa ser grelhado rapidinho, mas é coisa besta.
Mais outro segredo. Esse é dos grandes. A salada é vegetariana!!! Shhhhh!!!! Não espalha! Porque tem muito carnívoro por aí que vai devorar e nem perceber que não tinha uma carninha sequer.
E depois de tanto segredo, agora vai a receita completinha, porque por aqui a gente não guarda segredo de receita não ;)
- 500g de penne/conchiglie ou alguma outra massa do estilo
- 1 bom punhado de salsa
- 3/4 xícara de azeite
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto
- 1 dente de alho
- sal e pimenta a gosto
- 1 xícara de tomate seco
- 1 pimentão amarelo (ou vermelho, só não vale o verde)
- 1 xícara de azeitona preta (de preferência com caroço)
- 250g de muçarela de búfala
- 1 vidro de grão de bico
- Para o molho junte o azeite, salsa, alho, mostarda dijon e vinagre e bata bem no liquidificador até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Enquanto isso, corte o pimentão, descarte as sementes e grelhe com um pouco de azeite. Você quer que a pele dele dê umas queimadinhas. Quando pronto, corte em pedaços pequenos.
- Corte o tomate seco em pedaços, idem para a muçarela de búfala e a azeitona, que pode ser cortada em fatias, ou rodelas, como achar mais fácil – descartando o caroço. É sempre melhor comprar a azeitona inteira – ela vai ser mais saborosa do que aquelas que já vêm em rodelas.
- Escorra o grão de bico.
- Cozinhe a massa seguindo as instruções do pacote. Escorra e misture o molho na massa ainda quente.
- Deixe esfriar um pouco e misture todos os outros ingredientes.
- Guarde na geladeira, mas tire da geladeira pelo menos meia hora antes de servir para dar a chance da salada chegar à temperatura ambiente. Pode ser feita um dia antes sem problema algum.
- Antes de servir, misture bem. Seja feliz.
beijos,
Mariana
afonso cardoso
Dou um confere e um conforme. Se Mariana é datada pela xerox, o escriba pela era pré-xerox, pré-fax, pré-termofax, quando as cópias eram datilografadas e, para fins oficiais, recebiam um confere e um conforme dados por diferentes pessoas…Até tenho o “original”, isto é, o papel anotado na aula do Mallman, mas prá que conferir? Tua salada é melhor. Tem o teu tempero e o gosto de muitas recordações.
comalaemcasa
valeu pa! adorei o commentário.
Kaue
Fiz ontem e ficou sensacional! obrigado demais por compartilhar essa delicia! :)
comalaemcasa
<3