O fim de semana foi agitado, fizemos a sétima edição do Jantar Lá em Casa, com 14 pratos para se comer com a mão, foi cansativo, mas uma delícia, duas noites de muita comida e conversa com velhos e novos amigos, vinho e música na vitrola. E um dos pratos foi o Banh mi, na verdade uma variação desse delicioso sanduíche.
O banh mi, é um sanduíche vietnamita de carne, servido na baguete, com picles, fizemos de nabo e cenoura, coentro, e usamos patê. A baguete veio da colonização francesa, e até hoje é um pão comum por lá.
É incrível como essa receita de sanduíche te tira do lugar comum e faz a sua refeição especial, os ingredientes podem ser feitos em bastante quantidade e guardados na geladeira, conservam bem, e depois de prontos, o sanduíche fica bem fácil e rápido de montar.
Vamos à receita:
- 1 maço de coentro
- 1 nabo grande ou 2 pequenos
- 2 cenouras médias
- 2 cebolas pequenas (echalote)
- 1/2 xícara de vinagre de arroz
- 2 colhereres de chá de sal
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de água quente
- baguete
- 750g de fígado de galinha
- 750 g de carne de porco moída
- 1/4 de xícara de alho descascado (uns 8-10 dentes)
- 1 1/2 colher de chá de pimenta da jamaica em pó
- 2 colheres de sopa de molho de peixe (comprar em lojas especializadas em produtos orientais)
- Para o preparo dos picles:
- Corte as cenouras e os nabos em julienne (tirinhas).
- Em uma tigela acrescente uma xícara água quente, meia xícara de vinagre de arroz, 6 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal. Misture até dissolver bem o açúcar e sal.
- Separe a mistura em dois. Coloque a cenoura em um recipiente e o nabo em outro e junte metade da mistura avinagrada em cada. Deixe por pelo menos 24hs, já está ok para servir, mas o ideal é que fique por uns 5 dias a uma semana. Dura bastante tempo na geladeira depois disso.
- Para a terrine:
- Coloque o fígado de galinha num processador e processe até ficar em pedaços homogêneos, mas sem virar uma pasta. Retire e reserve.
- Processe as cebolas e 1/4 xícara de alho até ficar tudo bem picadinho.
- Numa tigela grande junte o alho e cebola, o fígado, o porco moído, a pimenta da jamaica, o molho de peixe, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal. Misture delicadamente com a mão. (Use luvas se preferir – nós deixamos sempre uma caixa de luvas cirúrgicas na cozinha. Elas são super úteis!)
- Coloque numa assadeira de terrine grande e leve ao forno pré-aquecido a 180oC em banho maria. Vai demorar entre 2 e 3 horas. Se você tiver um termômetro de carne (super útil também!) você quer que a temperatura interna esteja 65oC. Caso não tenha o termômetro, corte um pouquinho com a faca e veja (e prove) como está lá no meio. A terrine final é bem esfarelenta então isso não vai comprometer em nada o visual final.
- Depois de tudo pronto é só cortar a baguette, colocar o patê, os picles e o coentro a gosto, fechar o pão, e bom apetite.
No jantar, fizemos só com uma fatia da baguette, pois eram muitos pratos, mas no dia a dia o legal é usar um pão como o da foto lá de cima mesmo. Ah! e essa receita foi, como tantas outras desse blog, inspirada no Momofuku, o livro de receitas deles é sensacional, e uma interminável fonte de inspiração pra gente – vale a pena para quem quer se arriscar um pouco mais na cozinha.
No Jantar Lá em Casa foi assim:
Fotos do jantar: Joana França
Bom apetite!
Esdras
[…] Bahn mi – patê de fígado de galinha e porco com picles de nabo e cenoura e coentro. Essa receita nós já postamos aqui. […]