Esse cupcake é das coisas mais lariquentas que já fiz. Ui! Ch0colate intenso, com caramelo com flor de sal – foi mal para aqueles que não curtem sal em doce, mas jamais curtiria esse cupcake se não fosse essa dose de sal para dar um equilíbrio – é o que torna esse cupcake delicioso. E como diria minha mãe: aprende a gostar! :) Sal no doce é o que há!
A receita veio do livro da rainha de todas as rainhas do lar, Martha Stewart. A mulher sabe tudo de tudo. Sério. Vale muito fuçar o site dela para aprender a fazer arranjos de flores, plantar uma horta, organizar o seu armário, tricotar um casaquinho, fazer uma caminha para o seu cachorro, constuir uma estante e zilhões de outras coisas, incluindo todas as receitas imagináveis de cupcakes e qualquer outra coisa que venha à sua mente. Dizem que no período de alguns meses em que ela cumpriu pena por negociações ilegais na bolsa de valores ela era a estrela entre a mulherada do presídio ensinando de tudo pra geral.
Mas voltando ao assunto, esse cupcake entra na categoria o dia todo na cozinha – o bichinho é trabalhoso… tem que fazer o bolinho, a cobertura, o caramelo e montar tudo e devo confessar que minha técnica de confeitar cupcakes não é das melhores. Raramente consigo deixá-los com cara de revista, e desta vez não foi diferente, mas fizeram um sucesso danado!
Vamos ao bolinho primeiro – devido à intensidade desta receita recomendo fazer mini-cupcakes. Esta receita rendeu uns 35-40 bolinhos.
1 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau em pó
1 1/2 xícara de açúcar
1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 de colher de chá de sal
2 ovos
3/4 de xícara de buttermilk (para fazer buttermilk em casa a proporção é 1 xícara de leite integral + 1 colher de chá de vinagre neutro – 5 minutos depois já pode usar)
3 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de extrato de baunilha
3/4 de xícara de água morna
flor de sal para finalizar
Pré-aqueça o forno a 200C e prepare sua assadeira de mini cupcakes com os papéis. Misture os ingredientes secos. Acrescente os ingredientes molhados e misture. Essa massa é super fácil! Pra compensar o fato de que ainda tem mais dois elementos ;) Pode misturar na mão mesmo que em dois segundos fica pronta.
Encha as forminhas um pouco acima da metade e leve ao forno para assar por uns 15 minutos ou até o palito sair limpinho.
Deixe esfriar completamente antes de decorar.
Nesse meio tempo faça a cobertura e depois o caramelo.
A cobertura rende umas 5 xícaras – vai sobrar para este tanto de bolinhos. Opção 1 – corte a receita da cobertura; Opção 2 – aumente o número de bolinhos (foi o que fiz já que era um aniversário); Opção 3 – coma a sobra da cobertura com alguma outra coisa – passa no pão, coma com moranguinhos que estão entrando em época, tasca no sorvete… Ela dura alguns dias na geladeira e é uma delícia!
1/4 de xícara + 2 colheres de sopa de cacau em pó
1/4 de xícara + 2 colheres de sopa de água fervente
1 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar confeiteiro peneirado
500g de chocolate meio amargo derretido e já em temperatura ambiente
Combine o cacau e a água até dissolver totalmente o pó. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar e sal até que fique fofo. Reduza a velocidade e acrescente o chocolate derretido. Em seguida acrescente o cacau dissolvido na água. Pronto. Se guardar na geladeira lembre de tirar com antecedência para ficar em temperatura ambiente de novo para a cobertura ficar maleável.
Agora o caramelo.
2 1/2 xícaras de açúcar
2/3 de xícara de água
1 colher de sopa de karo
3/4 de xícara de creme de leite
2 1/2 colheres de chá de flor de sal
Aqueça o açúcar, água e karo numa panela, misturando de vez em quando até ficar translúcido. Use um termômetro para doces para monitorar – a temperatura alvo é 180C. Ferva sem mexer muito até chegar lá. Retire do fogo e cuidadosamente acrescente o creme de leite. Misture bem e em seguida acrescente o sal. Use imediatamente.
Para preparar os cupcakes faça um furinho em cada um para receber um pouco do caramelo.
Uma ou duas colherzinhas de caramelo por cupcake é o suficiente. Salpique os bolinhos com flor de sal.
Se você tiver um saco de confeiteiro, chegou a hora de enchê-lo para finalizar a cobertura. Eu não sei fazer firulas decorativas então fiz de forma bem simples. Devo dizer que no dia seguinte levei uma segunda leva para a casa dos sogros e passei a cobertura com a faca mesmo. Além da minha falta total de talento para esse tipo de decoração também tenho uma preguiça enorme e, bem sinceramente, acho bonito de qualquer jeito.
Pronto. Se quiser dar mais uma salpicada com flor de sal no final vai muito bem.
Daí você faz o mini cupcake dizendo, beleza, é o tamanho perfeito para saciar a vontade de um docinho… daí você como um monte… ai ai…
beijos,
Mariana
[…] cupcake de chocolate com caramelo com flor de sal […]