Sou meio viciadinha em pipoca. É sem dúvida meu belisquete favorito e tenho um repertório enorme de variações que faço quando vou assistir um filminho em casa. Esta receita daqui requer um pouco mais de planejamento então não rola naquele dia que você só quer um belisquete rápido. Em compensação já virou hit constante nas nossas festinhas porque apesar de demorada não é nada difícil e é só sucesso. A receita veio deste livro aqui que é muuuuito bom. O único porém desse livro é que tem muito ingrediente que não achamos por aqui. Aliás, nesta receita mesmo eu omiti alguns ingredientes que ou não achei (leva muitas especiarias) ou dos quais não sou fã (curry – eu sei eu sei, todo mundo ama menos eu).
O nome é um apelido carinhoso já que quando você começa a comer já era.
Passo 1 é fazer um amendoim ligeiramente caramelizado.
2 xícaras de amendoim, 2 colheres de sopa de leite de coco, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1/4 colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de pimenta cayenne
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto numa panela antiaderente. Primeiro deixe dar uma tostadinha por uns 2 minutos sem mexer. Depois misture por mais uns 5. Não se assuste, vai dar uma esfumaçada. É isso mesmo. Transfira para um prato e deixe esfriar.
Enquanto isso, dê uma tostada em 1 1/2 xícara de coco ralado sem açúcar no forno em fogo baixo. Vai levar uns 15 minutos, mas fique de olho e mexa a cada 5 minutos porque ele vai do branquelo pro torrado demais em meio segundo.
Faça a pipoca numa panela (xô pipoca de microondas viu?!) na proporção de 3/4 de milho de pipoca e 3 colheres de sopa de óleo.
Agora que você está com todos os elementos prontos pode passar pro caramelo. Antes de começar pré-aqueça seu forno a 180C e unte duas assadeiras grandes com óleo. Você também vai precisar de um potão para misturar tudo e que também deve ser untado com óleo. Pode já deixar a pipoca, amendoim e coco misturadas nesse potão.
Faça a mistura das especiarias que vão entrar no caramelo antes de começar pra não se embananar com o timing. Você vai precisar de:
1/4 de colher de chá de canela, 1/4 de colher de chá de pimenta cayenne, 1/2 colher de chá de paprika, 1/2 colher de chá de noz moscada, 1 colher de chá de masala, 1 colher de chá de semente de cominho, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sal.
Agora vamos ao caramelo.
1 xícara de manteiga, 2 xícaras de açúcar mascavo e 1/2 xícara de glicose de milho (karo).
Misture bem os ingredientes no fogo médio pra alto e deixe começar a ferver.
De vez em quando dá uma mexidinha.
Você quer chegar à temperatura de 125C no termômetro de bala. Se você não tiver um, calcule uns 7 minutos. As bolhas vão começar a ficar bem grandes e lentas.
Desligue o fogo e com cuidado misture as especiarias ao caramelo. Em seguida misture tudo no potão que você já tinha deixado untado – a pipoca estourada, o amendoim, o coco tostado e esse caramelo que vai estar tão cheiroso que você vai delirar.
Misture misture misture e divida nas duas assadeiras que você já tinha untado também o mais espalhadinho que você conseguir. Leve as assadeiras ao forno por uma hora mexendo a cada 20 minutos para não queimar. Depois é só deixar esfriar nas assadeiras mesmo e passar para o pote onde for servir.
Prontinho. Quero ver alguém resistir essa pipoquinha do demo.
*atualização com fotinha nova porque ainda bem que a gente vai melhorando com o tempo né não?
solange Cardoso
Adoro pipoca e essa deve ser uma delícia, mas…acho que vou preferir comer na tua casa ou …deixo tudo preparado para quando vieres me visitar!!!
Joy Barbosa
Adoro essa pipoca que a Mariana faz. Não consigo parar de comer. É viciante. Vou tentar fazer.
comalaemcasa
ela dá um trabalhinho, mas vale cada segundo :)
beijos!