Sei lá por que eu tinha colocado na cabeça que panna cotta era algo muito difícil de fazer. Ô maravilha descobrir que é fácil fácil! Esta daqui é mais uma receita do Momofuku e usa como base o leite de cereais que eles fazem. Não, não é nada vegan tipo aqueles leites de amêndoas e coisas assim. E sim, alguém pensou isso quando viu o nome do prato. Na verdade o tal leite de cereais é uma sacada absolutamente genial! Adoro comer uma cumbuca de cereal matinal de vez em quando e aquele leitinho que fica no final é incrível! Pois é! O leite de cereais é exatamente isso. Um leite que fica “de molho” no cereal matinal para pegar o gostinho e depois você toma o leite sozinho. No Milkbar, o restaurante de pães e doces do Momofuku em Nova Iorque, ele vem numa embalagem bonitinha com cara de leite daqueles que entregavam na porta das pessoas nos idos tempos.
Vamos à receita.
6 xícaras de corn flakes (265g)
3 xícaras de leite integral
2 xícaras de creme de leite
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
2 folhas de gelatina
Pré-aqueça o forno a 150C. Espalhe os corn flakes (tem que ser corn flakes mesmo – não use outra marca porque muda a textura da panna cotta depois) numa assadeira e leve ao forno por uns 12 minutos. Cuidado para não queimar! A intenção é dar uma dourada extra nos corn flakes para o gosto ficar mais aguçado.
Retire do forno e deixe esfriar o suficiente para você poder manusear. Numa cumbuca grande misture o leite, creme de leite e os corn flakes. Deixe “de molho” por uns 40-45 minutos.
Passe a mistura por um coador fino. Os corn flakes estarão muchibentos então pode espremer um pouco com a parte de trás de uma colher. A papa de corn flakes não será mais usada. Passe a mistura do leite e creme pelo coador novamente. A ideia é se certificar que não sobrou nenhum pedaço de corn flake e que a mistura fique leve.
Coloque a mistura numa cumbuca que possa ir ao microondas. Acrescente o açúcar e sal e esquente no microondas por 1 1/2 minuto, é o tempo para facilitar a incorporação do açúcar e sal. Misture para dissolver, mas faça-o com leveza. Evite formar muitas bolhas na mistura.
Amoleça as folhas de gelatina por 1 minutinho numa cumbuca com água fria. Quando estiverem gelatinosas esprema para retirar o excesso de água e incorpore a mistura do leite até dissolver (sempre suavemente para não formar bolhas). Pronto! Agora escolha como você vai querer servir sua panna cotta. Se quiser servir em ramekins individuais é só dividir a receita – rende uns 8 ramekins daqueles clássicos. Leve à geladeira e em uma hora já deve ter endurecido o suficiente para comer. Se sua ideia for desenformar daí você precisa de fôrmas de silicone tipo essa da foto. Coloque nas fôrmas e leve a geladeira por uma hora. Depois leve ao congelador até endurecer totalmente (2 horas deve ser o suficiente). Você conseguirá desenformar como se fosse um cubo de gelo. Coloque imediatamente no prato que for usar para servir e leve de volta à geladeira para chegar à temperatura normal.
Nós servimos com uma calda de frutas vermelhas bem simples. Framboesas e amoras com um pouco de água e bem pouco açúcar reduzidas por uma meia horinha no fogo médio.
Delícia! Um prato sofisticado com gostinho de infância.
fotos: Ricardo Theodoro
Encanto Verde
Ótima Receita!
comalaemcasa
que bom que curtiu! volte sempre!