Lá em Casa Sessions – disco novo do Esdras Nogueira + receitas do Coma Lá em Casa para acompanhar.
Nos comes – barriga de porco assada
No som – Em Casa
Ridiculamente simples e absolutamente deliciosa, esta receita, adaptada do livro Momofuku do Dave Chang, é das que mais repetimos na vida, versátil que só ela. Aproveite este mesmo preparo para rechear sanduíches, usar como topping de sopas vibe lámen, ou, como aqui, para comer com pãozinho e saladas bem frescas.
Aviso: se você tiver cachorro prepare-se pra ele ficar estacionado na frente do forno quando estiver assando. O cheiro é enlouquecedor.
Para acompanhar no som Em Casa, uma música que poderia ser um choro, e talvez seja. De tanto escutar Pixinguinha as linhas de choro acabam vindo naturalmente nas músicas. Certeza que ele ia gostar dessa festa, dessa comida, certamente não recusaria essa barriga de porco delícia.
Dá um play aqui
Assista ao vídeo da gravação aqui.
Umas tantas notas sobre esta receita
Sobre rendimento – se você estiver fazendo o menu completo do Lá em Casa Sessions (veja as receitas que já foram postadas AQUI) como nesse dia das fotos, com 8 comensais, 1 peça de 1kg vai inteira, a segunda talvez sobre um pouco. Se estiver fazendo como recheio de sanduíche, um dos melhores usos que há para esta barriga (tipo este AQUI), 1 peça tipo essas de 1kg rende um monte porque você vai querer fazer umas fatias bem fininhas.
Mas a dica é a seguinte. Independentemente de como você for usar, faz mais do que você precisa. Primeiro porque você vai roubar mais fatias do que você imagina quando sair do forno. É mais forte que você. Aceita que dói menos. Segundo, você vai querer as sobras no dia seguinte. Confia. E se sobrar muito mesmo – congela que é uma beleza. E você vai ser muito feliz no futuro. Confia também.
Ah! E a depender de como você for usar, se quiser fatias mega perfeitinhas, é mais fácil se a carne estiver gelada. Depois de assar é só guardar a peça inteira na geladeira, fatiar fininha e requentar já fatiada.
barriga de porco assada
Ingredients
- 1 peça de barriga de porco essas que usamos nas fotos têm aproximadamente 1kg cada – procure a barriga sem pele, mas com uma boa capa de gordura em cima
- 1 colher de sopa de sal
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo use a proporção 3 pra 1 de açúcar e sal para aumentar o tempero se for assar mais peças
Instructions
- Numa tigelinha misture o sal e o açúcar mascavo.
- Ajeite a peça de barriga de porco numa tábua e, com uma faca bem afiada e com delicadeza, faça riscos superficiais na gordura – cuidado pra não ir até a camada de carne. Primeiro na diagonal em um sentido e depois no outro.
- Tipo assim.
- Tempere bem a peça dos dois lados com a mistura de sal e açúcar e guarde numa assadeira que caiba a barriga sem muita sobra, pra ela ficar bem aconchegadinha. Tampe e guarde na geladeira de um dia pro outro ou pelo menos umas 6-8 horas.
- Quando for assar, tire a barriga da geladeira pelo menos 1 hora antes de ir ao forno para ela chegar na temperatura ambiente. Você verá que suquinhos estarão acumulados no fundo da assadeira. Pode descartar esse líquido.
- Pré-aqueça o forno pra ele ficar tinindo – 250oC.
- Quando o forno estiver bem quente e sua barriga já não estiver gelada, leve ao forno descoberta por 1 hora.
- Quando seu timer tocar vai lá, tira a barriga do forno e dá aquela regada com a gordura que terá derretido nessa primeira hora. Baixa o forno pra 180oC e mais uma horinha de forno.
- Quando o timer tocar mais uma vez provavelmente estará pronto, lindamente dourado por cima e suculento no meio. Se por acaso não estiver douradinho ainda deixa mais um tico ;)
- Retire do forno, escorra cuidadosamente a gordura do fundo da assadeira numa tigela (e use a banha em outros preparos), reserve uns 10 minutinhos, fatie e devore.
- Pode ser feita antes e requentada no forno bem quente ou então veja as notas acima sobre outros usos.
Assista ao vídeo da receita aqui.
Saiba mais sobre o Lá em Casa Sessions AQUI.
Confira as demais receitas do projeto
Cítricos e capim santo AQUI
Pastel de queijo e kimchi AQUI
Barriga de porco assada AQUI
Pão de cebolinha AQUI
Salada de bifum AQUI
Tofu crocante com molho de gengibre e cebolinha AQUI
Salada de pepino esmagado AQUI
Bolo chiffon de baunilha do cerrado com calda de maracujá pérola do cerrado AQUI.
E escute o álbum completo nas plataformas de streaming AQUI.
O projeto Lá em Casa Sessions foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
beijos,
mariana
Todas as fotos são da maravilhosa Joana França.
Uma galera trabalhou com a gente pra fazer tudo isso acontecer.
Na música – Esdras Nogueira
Na cozinha – Mariana Cardoso
Banda
Esdras Nogueira – composição, arranjos, saxofone barítono
Iara Gomes – teclado, sintetizador
Lene Max – percussão
Lili Santos – trombone baixo nas faixas ‘Em casa’ e ‘Remexe Chiffon’
Lôsha Buah – trombone
Marcus Moraes – guitarra, composição faixa 2
Thanise Silva – flauta
Thiago Cunha – bateria
Vavá Afiouni – baixoClaudia Daibert – Direção dos vídeos
Marconni Andrade – Direção de fotografia
Dani Azul – Operadora de câmera
Erica Oliveira – Assistente de câmera
Gustavo Dreher – Técnico de gravação do audio e mixagem
Fernando Jatobá – Técnico de gravação do audio e som direto
Alexandre Bursztyn – masterização
Joana França – fotografia
André Gonzales – design
Um nome – assessoria de imprensa
Sandra Moraes – catering
Mariana Cardoso – idealização, produção, execução e autoria das receitas e livro digital, diagramação do livro digital
Esdras Nogueira – idealização, produção, composição, arranjo e execução das músicas, edição dos vídeos e finalização
Sema – pensa e faz – produção executiva
João
Adorei! Onde vc encontra barriga em Bsb??
comalaemcasa
Oi João, que massa <3 a gente compra muito frequentemente no morro branco, que fica ali na 404n se não me engano (ao lado do la palma) e no graumans na 103norte. Mas tá bem fácil de achar até mesmo em alguns mercados no setor congelado. Muitas vezes está com o nome de pancetta - só se ligar se não removeram a camada superior de gordura caso esteja sem pele. ;)