Festa na boca poderia ser o nome da receita.
Perdão aí migs que não curtem aliche, mas vocês não sabem o que estão perdendo :P Tem globo de luz circulando, a música tá contagiante e o sorriso na cara é generalizado. E o melhor é que a senha para entrar na festa, a tal manteiga de aliche, fica pronta em instantes. Pa pum. Tá pronta.
Vou até colocar a diquinha musical aqui logo no começo porque esta semana perdemos uma verdadeira rainha e poucas músicas são tão festivas quanto esta deliciosa que perdi a conta de quantas vezes ouvi.
coma com música
E viva Rita Lee.
Agora vem comigo com a receita. Não coloquei quantidades por motivos de: esta é uma receita pra ir provando e ajustando ao seu gosto e aumentando ou diminuindo as quantidades conforme o número de torradas que você pretende fazer.
E já deixo a dica mágica: se sobrar vira um topping perfeito para uma pipoquinha especial. Derrete numa panelinha, joga por cima e seja feliz.
Torrada com manteiga de aliche
Ingredients
- aliche
- manteiga
- alho ralado
- páprica doce, picante, defumada ou um mix
- limão tahiti, cravo, siciliano, o que você tiver
- sal provavelmente não vai precisar, mas…
- pimenta do reino moída na hora é melhor
- fatias de pão maneiro tostadas
- ovos para fazer cozido
- salsinha picada para finalizar
Instructions
- Primeiro faz os ovos – quantos? 1 por torrada dá bom, talvez meio dependendo do tamanho do pão. Se quiser a gema mais mole calcule 6-7 minutos na água fervente e coloque numa tigela com água e gelo para freiar o cozimento. Se preferir mais durinha cozinhe por 10 minutos. Descasque e reserve.
- Para a manteiga você vai precisar de aliche – com esse tanto fiz duas torradas e uma pela pipoca depois, mas dá pra diluir com mais manteiga, se quiser mais suave, ou capricha no aliche para um sabor mais explosivo. Coloque num pilão ou, se preferir um resultado mais lisinho, num processador pequeno.
- Acrescente o alho ralado – usei uns 2-3 dentes nesse dia.
- Depois a manteiga e a páprica – fiz um mix das pápricas e uma generosa colherada da manteiga
- Faz uma bela pastinha, dá aquela temperada com pimenta do reino, prova pra ver se precisa de sal, dá aquela ajustada geral
- Um alô de limão pra alegrar – usei tahiti, mas pode ser o que você tiver a mão
- Lambreca a torrada com vontade
- Acrescenta os ovos, aquela salpicada de salsinha para embelezar e devora.
para um brunch estáile, uma refeição rapidex, um lanchinho, um belisquete perfeito para acompanhar bons drinks no entardecer…
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados ;)
Deixe um comentário