Para aquele belisquete esforço quase zero, mas que impressiona horrores eu vos apresento a estrela de massa folhada com pesto. Vem comigo que juro que é facílimo.
Primeiro passo. Compra um pacote de massa folhada. Dá pra fazer? Dá. Palminhas pra você se decidir encarar. Eu mesma fui ali rapidex no mercado. Normalmente o pacote tem umas 300g, mas aqui o que importa é o como fazer, dá pra adaptar e fazer maior ou menor sem grandes dramas.
Segundo passo. Garante um pesto. Faz o seu facinho – tem receita AQUI, ou compre se preferir, ou deixe o pesto pra lá e use a pastinha que te deixar feliz ou vá pro doce e use uma geleia ou uma nutella da vida (melhor ainda se for cajutella caseira – tem receita AQUI). O que importa é, alguma coisa lambrequenta gostosinha que vai dar sabor à sua estrela. Pra um pacote de massa você vai usar umas 2 colheradas de recheio.
Daí o resto é montagem. Tem foto do passo a passo pra ajudar a visualizar e prometo que é mega de boa de fazer.
Ingredients
- 1 pacote de massa folhada normalmente é de 300g, mas é fácil ajustar a receita para o tanto de massa que você tiver
- 1-2 colheres de pesto compre pronto ou faça o seu – tem link para receita no texto assim como outras sugestões de recheios
- 1 ovo para pincelar
- sal texturizado como flor de sal ou sal maldon para finalizar
Instructions
- Lembre-se de descer com a massa do freezer para a geladeira pelo menos algumas horas antes de começar a receita! O ideal é sempre trabalhar com a massa gelada.
- Corte dois círculos na massa usando um prato como molde (as aparas podem virar palitinhos na hora de assar)
- Coloque umas duas colheradas de recheio no centro de um dos círculos e espalhe bem. Deixe uma bordinha limpa.
- Coloque o segundo círculo por cima do lambrecado e use um copo pequeno para marcar o centro.
- Com uma faca ou espátula de padeiro faça primeiro 4 fatias iguais.
- Divida cada fatia no meio.
- e mais uma vez.
- Pegue duas das fatias e torça umas duas ou três vezes a da direita para a direita e a da esquerda para a esquerda e una as pontas.
- Repita até terminar o círculo e, idealmente, leve para a geladeira para a massa esfriar um pouco mais novamente antes de assar. Dá pra assar direto? Dá. Mas para o efeito mais folhado lindo maravilhoso é melhor quando a massa tá bem geladinha.
- Enquanto a massa gela um pouco você pré-aquece o forno a 220oC. (Se for assar direto lembra de pré-aquecer o forno antes de começar a fazer a sua estrela).
- Bata o ovo com uma colherzinha de água e pincele a estrela toda. Salpique com um pouco de sal texturizado (ou com açúcar texturizado se estiver fazendo uma versão doce, ou quem sabe alguma sementinha ou algum temperinho lindo dependendo do sabor do seu recheio) e leve ao forno até dourar bem – uns 30 minutos (mas fica de olho porque nenhum forno é igual ao outro – você quer que esteja bem dourado e bem folhado)
- Devore.
coma com música
Dia desses o guitarrista paraense maravilhoso Manoel Cordeiro esteve em Brasília fazendo uns shows acompanhado pelos sempre incríveis Passo Largo e convidou o Esdras para participar do show tocando esta música no seu sax. Ficou tão lindo! A música não saiu da cabeça por dias. Delícia demais. Curte aí.
beijos,
mariana
Deixe um comentário