É tipo um pastel, é tipo um raviolão, é um cruzamento dos dois, não sei direito explicar, só sei que é bom.
A receita é polonesa e é dessas que eu sempre tinha anotado pra testar e ficava adiando, adiando, e quando finalmente fiz… poxa, por que que eu demorei tanto tempo pra fazer pela primeira vez!
A massinha é simples e bastante rápida de fazer e não requer grandes perfeccionismos. A vibe é mais rusticona mesmo. O recheio pode, sinceramente, ser qualquer coisa – inclusive tem muita receita doce (tô doida pra testar umas, aliás!) – mas essa opção de milho caprichado no queijo desceu super bem.
O esquema é: mistura a massa rapidex – ela leva iogurte (ou creme azedo) e ovo então tem uma textura bem interessante -, descansa uma meia horinha, daí abre, faz os disquinhos e vai recheando. Nessa etapa super rola de congelar. Recomendo fazer mais do que você precisa. Seu eu futuro vai te agradecer.
Piroguis prontos é só ferver como um raviolão e depois, e esse é o tchã, finalizar na frigideira pra rolar umas crostinhas amanteigadas.
O resultado final é realmente um cruzamento entre um ravioli mais parrudinho e um pastel, com uma massa com uma textura super gostosa por causa do iogurte e ovo na massa e um pouco mais grossinha. Bem bem bem delícia. Bem bem bem carinhozinho.
pirogui, pierogi de milho
Ingredients
- PARA A MASSA
- 250 g (2 xícaras) de farinha de trigo e mais para abrir a massa
- 180 ml (3/4 de xícara) de iogurte natural ou creme azedo – se o iogurte estiver muito líquido deixe escorrer um pouco num pano de prato limpo ou filtro de café para remover o excesso de soro
- 1 ovo
- 60 ml (1/4 de xícara) de azeite de oliva
- 1/2 colher de chá de sal
- PARA O RECHEIO esta é uma sugestão – as possibilidades são infinitas
- 1 cebola picada em cubinhos delicados
- 2 espigas de milho cozido
- azeite para refogar
- 150 g (3/4 de xícara) de queijo ralado eu usei um meia cura da canastra, mas muitos queijos funcionarão bem aqui
- 1 pitada de pimenta caiena
- sal e pimenta a gosto
- manteiga para finalizar os piroguis na frigideira
Instructions
- PARA A MASSA
- Numa tigela grande misture todos os ingredientes da massa e sove até a massa se formar. Ela tem bastante umidade.
- Cubra e deixe descansar por 30 minutos ou até 1 hora.
- PARA O RECHEIO
- Corte os grãos do milho da espiga e reserve. Refogue a cebola picada com azeite até ficar translúcida. Junte o milho, misture bem e tempere com sal, pimenta e pimenta caiena. Reserve.
- MONTAGEM
- Coloque água para ferver numa panela grande. Tempere com um pouco de sal.
- Salpique um pouco de farinha numa superfície limpa e abra a massa. Usando um pires ou um molde, corte círculos na massa. Junte as sobras para reabrir a massa até acabar.
- Recheie cada círculo com uma colherada do recheio de milho já frio e um pouquinho de queijo ralado, molhe as bordas do círculo e feche apertando bem. Reserve numa assadeira enfarinhada ou com um tapete de silicone, como eu fiz enquanto você faz o resto.
- Se desejar, esta é a hora de congelar os piroguis. Leve na assadeira mesmo para o freezer e depois que já estiverem congelados é só ensacar e proceder com o cozimento normalmente aumentando só o tempo fervendo na água.
- Ferva os pierogies por uns 3-4 minutos – eles devem flutuar na panela.
- Escorra bem e leve para uma frigideira quente untada generosamente com manteiga. Deixe os pierogies sem mexer para que forme crostinha. Devore.
coma com música
Para acompanhar no som hoje tem lançamento super duper especial. Ponto final, primeiro single do disco que está pra sair da Remobília, banda nova do co-autor deste cantinho Esdras Nogueira, com ex-integrantes da extinta Móveis Coloniais de Acaju. O projeto começou logo quando a pandemia chegou então só agora estão lançando o disco e começando a fazer shows. AQUI tem um mini doc que conta um pouquinho de como surgiu a banda. AQUI tem o EP que eles lançaram ano passado. E dá um play AQUI pra escutar a música lançada hoje em todas as plataformas digitais.
Acompanhe a Remobília no insta pra ficar por dentro das datas dos primeiros shows. A agenda já tá enchendo e em breve vão começar a divulgar as primeiras datas.
beijos,
mariana
Deixe um comentário