Um bolinho fofinho quentinho do forno, todo lindamente manchado de mirtilo, é uma coisa maravilhosa. Com um cafézinho pra acompanhar, uma perfeição.
Dia desses descolamos uns mirtilos orgânicos num precinho super ok na nossa feirinha da vizinhança, foi aquela alegria! E nem pensei duas vezes, bora fazer muffins.
Adoro fazer muffins porque normalmente são bem rapidinhos e facinhos de fazer, não levam quantidades enormes de açúcar e eles têm uma vibe um pouco mais pra pãozinho do que pra bolinho, que cai bem demais no café da manhã ou no lanche da tarde.
A receita que fiz foi basicamente a da musa Deb Perelman, a Smitten Kitchen, a rainha das receitas práticas e certeiras pro dia a dia. Vivo fuçando o site dela para buscar inspirações e já repostei umas tantas receitas dela por aqui também. Esta é dessas bem pa pum. Coloca tudo na tigela, mistura, forno e foi. Nada de ingredientes estranhos, nada de equipamentos especiais necessários.
O muffin é de mirtilo, mas, sinceramente, poderia ser de várias outras frutas. Esta receita é ótima pra usar de base para brincar com os sabores.
E quanto às forminhas, eu assei numas de silicone grandinhas que tenho que uso muito no dia a dia pra gente. São tipo estas DAQUI. Elas são práticas, fáceis de limpar, e nem precisa untar. No momento estou sem forminhas de papel em casa, tipo estas DAQUI, mas também curto muito assar nelas pro bolinho ser transportável. Daí uso uma forma de muffin/cupcake tipo esta DAQUI. E, se de tudo você não tiver nenhuma dessas opções, você pode sempre assar numa forminha dessas de pão tipo esta DAQUI ou ajustar pro que você tiver em casa. Daí é só se ligar que vai alterar o tempo de forno, mas na real, esse parâmetro vai sempre ser muito variável porque o meu forno não é igual ao seu. Aliás:
*dica para a eternidade para qualquer receita: a descrição de como deve ser o resultado final é sempre mais importante do que o tempo das etapas. No caso, “quando o bolinho estiver dourado e um palito inserido no meio sair limpo” é o que importa – os 25-30 minutos de forno servem de referência.
Ah! Esta receita leva iogurte. É uma das razões pelas quais o bolo fica tão fofinho levinho. AQUI tem post explicando como faz em casa. Super duper recomendo. Por aqui fazemos há anos e anos. Só love.
muffins de mirtilo (blueberry)
Ingredients
- 70 g (5 colheres de sopa) de manteiga derretida
- 100 g (1/2 xícara) de açúcar
- 1 limão siciliano – só as raspas faça um suquinho delícia com o resto pra tomar enquanto o muffin assa
- 180 ml (3/4 de xícara) de iogurte natural tem link no texto para post explicando como faz em casa se quiser entrar no bonde ;)
- 1 ovo
- 1.5 colher de chá de fermento químico
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de sal
- 195 g (1 1/2 xícara) de farinha de trigo
- 1.5 xícara de mirtilos (blueberry)
- 2-3 colheres de sopa de açúcar demerara para salpicar
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Se for usar forminhas de papel disponha umas 6-9 forminhas (dependendo do tamanho) numa assadeira de muffins. Você também pode usar forminhas de silicone como as da foto (são grandinhas) ou assar numa forma de pão ou outra que tiver a mão. Veja nota no texto. Se estiver usando forma de pão unte e enfarinhe.
- Numa tigela grande coloque a manteiga derretida (se estiver muito quente espere uns minutinhos antes de começar), o açúcar, as raspas, o iogurte e o ovo. Misture bem até ficar homogêneo. Acrescente o bicarbonato, fermento e sal. Misture novamente. Por último a farinha e os mirtilos. Misture com delicadeza somente até sumirem as partes secas.
- Distribua a massa nas forminhas – ela é bem espessa. Minhas forminhas de silicone são grandes então usei seis enchendo pela metade mais ou menos. Se eu fosse usar minha assadeira de muffins forrada com forminhas de papel provavelmente teria rendido 9 muffins menores. Salpique com o açúcar demerara e asse até ficar dourado e um palito inserido no meio sair limpo 25-30 minutos. O tempo pode variar dependendo do tamanho da sua forma.
- Espere uns 5 minutinhos antes de desenformar e devorar.
*dica quente. sobrou pro dia seguinte? corta no meio, passa uma manteiguinha, dá aquela torradinha e seja feliz.
coma com música
Para acompanhar no som Sons of Kemet, o grupo britânico liderado pelo saxofonista Shabaka Hutchings, que tem um som incrivelmente contagiante. Adoro escutar quando estou cozinhando. Quando vejo estou dançando horrores a cada caminhadinha para buscar algum ingrediente.
Esta música está na playlist que o Esdras começou a fazer há um tempinho com músicas da semana. Toda semana ele acrescenta 5 músicas que têm rolado no repeat aqui em casa. Tem de tudo. É pra escutar coisas diversas mesmo. Ela tá lá nas playlists do nosso perfil do spotify Trilhas Comalaemcasa que tá super recheadinho de playlists maneiras. Dá um confere AQUI e #comacommúsica.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. ao realizar uma compra seguindo um dos links (mesmo que não seja do item lincado) nós recebemos uma pequena comissão. essa é uma das formas de apoiar o #comalaemcasa para fazermos cada vez mais e melhor <3
Deixe um comentário