Tenho feito variações em torno desse tema com uma frequência tão grande e é tão facinho e tão gostoso e é uma refeição tão ótima pra quem é vegana ou tá na pilha de reduzir o consumo de carne no dia a dia e incorporar mais refeições veg na sua rotina.
Daí no dia dessas fotos tomei nota de como eu fiz só pra poder fazer um post daqueles na vibe faz assim (tipo este AQUI do ramen improvisado, ou este AQUI do cozido de costela e tantos outros que eu não tô lembrando :P) porque essa realmente é dessas receitas pra você usar de base pra fazer com o que tiver em casa.
O que importa é: o tofu. Esse tofu crocante é muito delícia e pode ser usado de inúmeras formas. Ele é essencial no prato pra dar textura e pra dar sustância ;) Escolha um tofu mais firme e, se rolar, deixe ele escorrendo num papel toalha umas horinhas, quiçá com um pesinho em cima pra ajudar a remover ainda mais o excesso de água. Rola de usar muitíssimas farinhas diferentes pra dar a leve empanada e criar a crostinha. Pessoalmente, sou fã de uma misturinha de farinha de arroz e amido de milho.
E um molho caprichado! Vou listar todos os ingredientes sem quantidades certinhas porque a graça é você dar umas ajustadas a gosto. Ele precisa ser forte porque é o tempero do prato todo. Se não tiver exatamente todos os ingredientes não tem problema. Tentei explicar o perfil de sabores de cada um pra ser fácil de substituir com o que tiver por aí na sua casa.
Os cogus podem perfeitamente ser de outro tipo ou simplesmente trocado por alguma outra coisa como brócolis, ou couve-flor ou qualquer outra verdurinha interessante. O bok choy também pode perfeitamente ser trocado por alguma outra folhagem parruda que funcione bem grelhada.
tofu crocante com cogus e bok choy
Ingredients
- 1 bom pedaço de tofu do tipo mais firme idealmente deixe algumas horinhas escorrendo no papel toalha. você pode também colocar algum peso por cima do tofu pra ajudar a remover o excesso de água
- farinha de arroz ou amido de milho para empanar levemente o tofu pode escolher qualquer outra farinha que sirva para secar e fazer uma leve crostinha no tofu. curto muito o resultado do amido e da farinha de arroz por serem muito fininhas e criarem uma crosta delicada
- óleo para fritar o tofu
- sal a gosto
- 1 xícara de cogumelos usei shimeji nesse dia, mas shitake, eryngui ou enoki cairiam muito bem também
- 1 maço pequeno de bok choy (acelga chinesa) ou repolho, acelga ou outra folhagem parruda que funcione bem grelhada
- manteiga ou óleo de coco ou azeite para refogar – para ser vegano omita a manteiga
- PARA O MOLHO
- 1 pedaço pequeno de gengibre ralado
- 1-2 dentes de alho ralados
- shoyu
- mel ou agave ou um pouco de açúcar
- mirim (uma espécie de sakê de cozinha) compre em lojas que vendem produtos orientais
- vinagre de arroz ou suco de limão ou algum elemento de acidez
- óleo de gergelim
- molho de pimenta ou pimenta seca, ou até mesmo uma pimenta fresca bem picadinha – a ideia é ter alguma fonte de picância
- cebolinha picada
- gergelim preto para salpicar
- arroz japonês ou algum noodle tipo bifum (de arroz) ou japchae (de batata doce) para servir
Instructions
- Numa tigela pequena misture o gengibre, alho, umas 2-3 colheres de shoyu, 1 colherzinha de mel, um toquinho de mirim, outro de vinagre de arroz, uma colherzinha bem inha de óleo de gergelim e de molho de pimenta, um pouco de cebolinha. Prove. Ajuste ao seu gosto. Se gosta de mais acidez acrescente vinagre, ou quem sabe um tiquinho de suco de limão. Se curte mais picância dá um up no molho de pimenta, mais sal? coloca mais shoyu. E por aí vai. Mistura tudo e reserve pros sabores apurarem enquanto você faz o resto.
- Aqueça bem uma frigideira grande enquanto você corta o bok choy ao meio mantendo a raiz pras folhas não se soltarem (pode substituir por outra folhagem parruda). Acrescente um fio generoso de azeite à frigideira e coloque o bok choy com o lado cortado pra baixo. Mantenha o fogo alto e não mexa até dourar – alguns minutinhos. Quando estiver com bastante cor vire, tempere com um pouco de sal e desligue o fogo. Ele vai continuar cozinhando e murchando um pouco com o calor remanescente, mas ainda mantendo bastante crocância.
- Eu acabo sempre usando uma panela tipo wok para o resto, mas se quiser usar a mesma frigideira do bok choy remova e já arrume no prato de servir. Derreta uma ou duas colheres de sopa de manteiga (ou óleo de coco ou azeite) e acrescente os cogumelos. Tempere com um pouco de sal e refogue até amolecerem e pegarem um pouco de cor. Retire da panela e espalhe por cima do bok choy.
- Enquanto os cogumelos cozinham, corte o tofu em cubos do tamanho de uma mordida. Coloque algumas colheres da farinha de arroz ou amido de milho (ou uma mistura das duas ou alguma outra farinha que desejar usar) e uma pitada de sal numa tigela média. Jogue os cubinhos do tofu na farinha e misture cuidadosamente com as mãos para cobrir levemente os cubos com a farinha sem destruir o tofu.
- Aqueça um fio generoso de óleo na mesma panela que você usou para os cogumelos e coloque cubinhos de tofu numa camada única. Faça em etapas se necessário. À medida que forem dourando vire os cubinhos para fritarem por todos os lados. Repita até acabar.
- Acrescente o tofu frito ao prato com o bok choy grelhado e os cogus refogados. Regue com o molho – se desejar deixe uma parte numa tigelinha para acrescentar mais na hora de comer – e salpique com o gergelim. Sirva com arroz japonês ou noodles.
coma com música
Para acompanhar no som dá um play nesta playlist eterna que o Esdras começou a fazer que tá ficando bem legal. Toda semana ele acrescenta 5 músicas que ele tem escutado. Acrescentei ela ao nosso perfil do spotify Trilhas Comalaemcasa pra você acompanhar por lá também. Segue a gente lá e segue esta playlist também ;)
Se você ainda não é assinante da nossa newsletter clica AQUI. Duas vezes por mês a gente envia uma newsletter com as receitas novas desta nossa casinha virtual, uma seleção temática com o melhor do nosso acervo que já tem mais de 500 receitas, musiquinha e todas as nossas notícias.
beijos,
mariana
Deixe um comentário