Numa tigela pequena misture o gengibre, alho, umas 2-3 colheres de shoyu, 1 colherzinha de mel, um toquinho de mirim, outro de vinagre de arroz, uma colherzinha bem inha de óleo de gergelim e de molho de pimenta, um pouco de cebolinha. Prove. Ajuste ao seu gosto. Se gosta de mais acidez acrescente vinagre, ou quem sabe um tiquinho de suco de limão. Se curte mais picância dá um up no molho de pimenta, mais sal? coloca mais shoyu. E por aí vai. Mistura tudo e reserve pros sabores apurarem enquanto você faz o resto.
Aqueça bem uma frigideira grande enquanto você corta o bok choy ao meio mantendo a raiz pras folhas não se soltarem (pode substituir por outra folhagem parruda). Acrescente um fio generoso de azeite à frigideira e coloque o bok choy com o lado cortado pra baixo. Mantenha o fogo alto e não mexa até dourar - alguns minutinhos. Quando estiver com bastante cor vire, tempere com um pouco de sal e desligue o fogo. Ele vai continuar cozinhando e murchando um pouco com o calor remanescente, mas ainda mantendo bastante crocância.
Eu acabo sempre usando uma panela tipo wok para o resto, mas se quiser usar a mesma frigideira do bok choy remova e já arrume no prato de servir. Derreta uma ou duas colheres de sopa de manteiga (ou óleo de coco ou azeite) e acrescente os cogumelos. Tempere com um pouco de sal e refogue até amolecerem e pegarem um pouco de cor. Retire da panela e espalhe por cima do bok choy.
Enquanto os cogumelos cozinham, corte o tofu em cubos do tamanho de uma mordida. Coloque algumas colheres da farinha de arroz ou amido de milho (ou uma mistura das duas ou alguma outra farinha que desejar usar) e uma pitada de sal numa tigela média. Jogue os cubinhos do tofu na farinha e misture cuidadosamente com as mãos para cobrir levemente os cubos com a farinha sem destruir o tofu.
Aqueça um fio generoso de óleo na mesma panela que você usou para os cogumelos e coloque cubinhos de tofu numa camada única. Faça em etapas se necessário. À medida que forem dourando vire os cubinhos para fritarem por todos os lados. Repita até acabar.
Acrescente o tofu frito ao prato com o bok choy grelhado e os cogus refogados. Regue com o molho - se desejar deixe uma parte numa tigelinha para acrescentar mais na hora de comer - e salpique com o gergelim. Sirva com arroz japonês ou noodles.