Quer uma entradinha arrasadora, daquelas pra servir uma bandejinha e deixar todo mundo falando wow? Saca o combo: uma mini broa com aquela texturinha linda que o fubá sabe proporcionar, um bacalhau bem cremosinho e delicado, uma tapenade de azeitonas bem temperadinhas e picadinhas pra dar aquele contraste, tudo junto, numa mordida perfeita. Como disse. Arrasadora.
E sim, pra uma mordida perfeita você vai precisar fazer 3 preparos diferentes. Dito isso, nenhum é particularmente difícil e rola super de fazer quase tudo com um ou dois dias de antecedência. Então bora por partes.
A broa
Esta é a única coisa que eu deixaria pra fazer no dia que for servir pra ficar bem fresquinha. Em termos de ingredientes, nada fora do esperado, manteiga, farinha, leite, ovos e tals, e fubá, claro. É daquelas massas vibe choux, gougères e tantas outras que precisam passar por um cozimento na panela primeiro. Depois que a massa já deu aquela pré-cozida na panela você vai pra batedeira (ou no super muque) e acrescenta os ovos.
Pra assar o esquema é colocar a massa num saco de confeiteiro (ou improvise com um saco plástico com a pontinha cortada como eu fiz no dia porque meu saco de confeiteiro estragou) e formatar as broinhas. Pra entradinha ser naquele esquema xuxuzinho, só aquela mordidinha, vai com delicadeza pra fazer bem pequeninas, mas se você preferir se jogar numas broazonas, vai fundo!
Na hora de assar o esquema é começar com um forno bem quentinho, daí baixa um pouco na hora que coloca pra assar, e depois baixa mais um pouco pra finalizar o cozimento e dar aquela corzinha. O resultado é aquele esquema de broa, meio oco no meio perfeito para rechear.
O bacalhau
Esta é uma receita ótima pra usar aquelas aparas de bacalhau ou bacalhau em lascas que normalmente são vendidas bem mais baratinho do que uma postona. Como é só uma entradinha também não vai precisar de quantidades enormes.
Depois de dessalgar o bacalhau é basicamente só cozinhar com creme de leite, azeite e uns temperinhos até chegar à pura cremosidade. É facinho facinho e um belo preparo pra usar pra outras ocasiões. (Pra virar uma brandade clássica é só acrescentar batatas). Rola super de fazer um ou dois dias antes.
A tapenade de azeitonas
Outro preparo bem lindo de se ter na manga. Basicamente é só socar/picar azeitonas (no caso, pretas) até virar pasta com alguns temperinhos simples. Na hora de temperar dá pra seguir muitos caminhos possíveis, mas pra esta receita aqui suco e raspas de limão, hortelã e alho. Também super rola de fazer um ou dois dias antes.
Daí é montar e devorar.
broinha de fubá com bacalhau e tapenade de azeitonas
Ingredients
- PARA AS BROINHAS DE FUBÁ
- 1/3 xícara (75g) de manteiga
- 1/2 xícara (120ml) de água
- 1/2 xícara (120ml) de leite
- 1/3 xícara (65g) de açúcar
- 3/4 xícara (95g) de farinha de trigo
- 1/3 xícara (60g) de fubá procure um com moagem fina
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- PARA O BACALHAU
- 600 g de bacalhau dessalgado pode comprar em lascas/desfiado. Se estiver salgado deixe de um dia pro outro de molho em água trocando a água umas duas vezes durante esse tempo.
- 3/4 xícara (180ml) de azeite de oliva
- 1/2 xícara (120ml) de creme de leite fresco
- 1 dente de alho bem picado
- 1 folha de louro
- PARA A TAPENADE DE AZEITONAS
- 1 xícara (180g) de azeitonas pretas
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá e raspas de 1 limão siciliano de preferência
- 5-6 folhas de hortelã
- 1 dente de alho ralado
Instructions
- PARA AS BROINHAS DE FUBÁ
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Numa panela média aqueça o leite, água, manteiga, açúcar e sal. Quando ferver adicione o fubá e a farinha de trigo e mexa em fogo médio sem parar até formar uma massa lisa bem bonitona que solta da panela com facilidade.
- Enquanto isso, unte duas assadeiras com manteiga ou prepare com um tapetinho de silicone como eu fiz.
- Volte pra batedeira e com ela ligada acrescente um ovo de cada vez (pode fazer no muque também).
- Transfira a massa para um saco de confeiteiro ou um saquinho limpo comum e depois você corta um pedacinho da ponta (foi o que fiz no dia porque meu saco de confeiteiro rasgou). Pra facilitar sua vida nesse processo de transferência da massa coloque o saco num copo alto pra servir de base.
- Faça 50 bolotinhas de uns 2 cms de diâmetro. Deixe um espacinho entre cada uma. Na hora de levar ao forno baixe a temperatura para 200oC e asse 5 minutos. Passados os 5 minutos baixe para 180oC e asse mais 10 minutos ou até começarem a dourar. Retire, deixe esfriar e tá pronto pra usar. Tente não devorar suas broinhas purinhas.
- PARA O BACALHAU
- Numa panela média aqueça metade do azeite, o alho e o louro. Assim que começar a perfumar (coisa de uns 30-40 segundos) já acrescenta o bacalhau dessalgado e mexe mexe mexe até ele mudar de cor e começar a despedaçar. Acrescente o creme de leite fresco e continue mexendo até engrossar.
- Quando tiver engrossado bem tire do fogo e acrescente o resto do azeite mexendo bem até incorporar totalmente. Prove e ajuste o sal se necessário. Pode ser feito com 2-3 dias de antecedência.
- PARA A TAPENADE DE AZEITONAS
- Usando um pilão ou caprichando na picada deixando tudo bem picadinho a valer, misture todos os ingredientes e soque ou pique até formar uma bela pastinha. Prove e ajuste o sal se necessário. Pode ser feito com 2-3 dias de antecedência.
- MONTAGEM
- Delicadamente abra as broinhas ao meio. Elas naturalmente abrem no local onde ficam ocas. Recheie cada broa com um pouquinho do bacalhau, um pouquinho da tapanade, feche o sanduichinho e devore. Você pode montar uma bandejinha com todas as broinhas já recheadas ou colocar os três elementos na mesa para que cada um monte como quiser.
coma com música
Para acompanhar no som essa delicinha dos Gilsons, trio formado por filho e netos do Gil. Do mesmo jeito que essa receita tem um climinha festas de fim de ano esta música tem um climinha férias em família danado.
beijos,
mariana
Deixe um comentário