Eu já tinha visto umas fotos de queijo quente com kimchi por aí, mas nunca lembrava de fazer quando estava abastecida desse fermentado coreano bem maravilhoso até que dia desses anotei na minha listinha de coisas pra fazer (sim, sou dessas bem metódicas – se quiser saber mais sobre como organizo minhas ideias dá um confere nas minhas mentorias sobre organização na cozinha AQUI e me dá um alô <3). Finalmente fiz e já sei que vou fazer para todo o sempre a partir de agora. Kimchi + queijo é um combo pura perfeição.
Então bora por partes.
Kimchi. Já comeu? Tem o hábito de comprar? Já fez? Pra quem tem pilha de fazer tem uma receita AQUI lindona adaptada de uma do nosso muso David Chang. Vire e mexe a gente faz, mas ultimamente tenho comprado bastante também. Tá cada vez mais fácil de achar, procure um bom empório de produtos orientais na sua cidade. Normalmente acelga, às vezes com nabo ou outras cositas, se você já foi a algum restaurante coreano você certamente já comeu naqueles zilhões de potinhos cheios de coisas lindas que rola pra acompanhar todas as refeições. É forte – lembro da primeira vez que provei fiquei na dúvida. Gostei? mas daí de repente não conseguia parar de comer. Acho que gostei. :) Bem muito.
Agora o queijo quente.
Ponto 1: o pão. Vários funcionam bem, mas como eu queria usar nosso tostex de ferro lindão (que tava todo enferrujado esquecido num fundo de armário dos meus sogros e que recuperei – veja como AQUI) escolhi um pão de forma 50% integral de uma das padarias maneiras da cidade. Pausa para agradecer por essa proliferação de belíssimas padarias que rolou nestes últimos anos. Não sei nem dizer quando foi a última vez que comprei um pão industrializado aqui pra casa.
Ponto 2: o queijo. Este é o momento de escolher queijos que derretem bem. Pode ser muçarela, queijo prato, eu fui de um minas padrão bem ótimo que sempre compramos na feira que frequentamos aqui pertinho de casa e que derrete que é uma beleza.
Ponto 3: a crostinha. Eu sou do time manteiga. Dou aquela besuntada generosa e meticulosa – tem que pegar todos os cantinhos do pão! Agora rola também o time maionese. Eu curto também, rende uma crostinha particularmente dourada por causa do ovo da maiô. Faço de vez em quando pra dar aquela variada, mas… sou mais time manteiga mesmo.
Não sei se precisa, mas cá está a caixinha com a receita.
queijo quente com kimchi
Ingredients
- 2 fatias de pão maneiro na foto usei um de forma 50% integral de longa fermentação
- 3-4 fatias de queijo que derreta bem usei um minas padrão – no dia das fotos usei ele ralado ao invés de fatiado por motivos de: tinha sobrado de outro preparo ;)
- 2-3 colheres de sopa de kimchi compre em lojas de produtos orientais ou faça – tem link para receita no texto
- manteiga para untar o pão se preferir – maionese também fica joia
Instructions
- Passe manteiga em um lado de cada uma das fatias de pão. Coloque uma fatia do pão com a manteiga para baixo num tostex ou numa frigideira.
- Cubra com as fatias de queijo (no meu caso foi ralado porque tinha sobrado de outro preparo).
- Depois uma camada de kimchi.
- E por último a outra fatia do pão com a manteiga pra cima.
- Agora é só um pouquinho de paciência e fogo baixo pra dar tempo do queijo derreter lindamente enquanto a crostinha dourada se forma. Se for de tostex deixe ele bem fechadinho, deixe um tempo de um lado, vire, deixe um tempo do outro. Quando estiver tudo douradinho lindo tá pronto. Se estiver na frigideira faz tudo igual, mas fica de olho. Se reparar que o queijo está demorando pra derreter e o pão está dourando rápido demais cobre com uma tampa um pouquinho pra dar uma ajudada no queijo. Nem sempre é necessário. E pronto. Devore imediatamente!
coma com música
Para acompanhar no som Marina Sena pra dar aquela dançadinha enquanto seu queijo quente tá lá dourando bonitão. Aliás, o disco todo vai bem nesse clima.
beijos,
mariana
Deixe um comentário