É delícia, é fácil, e é de um chiquê danado uma couve-flor assada inteira lindona dessas no centro da sua mesa.
Sou fã demais de couve-flor. É de uma versatilidade danada e vai bem demais tanto como acompanhamento quanto como a estrela da refeição. Se você clicar AQUI vai achar um bando de receita maneira que já postei com esta flor perfeita, incluindo ESTA assada inteira com um perfil de sabores bem diferente desta receita daqui de hoje, mas que também é super hit.
E o lance da de hoje é o za’atar. Se você nunca provou esta misturinha incrível muito usada ali nas bandas do oriente médio faz um favor procê e agiliza um pacotinho dessa perfeição que leva cominho, tomilho, sumagre, gergelim e às vezes outras cositas mais. Bons empórios normalmente vendem e você encontra também no vasto mundão da internet. Compre AQUI.
Ela tem uma parada meio terrosa e azedinha tudo ao mesmo tempo, é dessas coisas que nunca faltam na despensa de temperinhos daqui de casa. Uma salpicada nesta couve-flor e tcharã, ela é transformada. Uso direto com outras verdurinhas assadas, ou naquele dia do almoço que você nem pensa duas vezes quando só joga umas sobrecoxas de frango pra assar com o que tiver de verdura pra acompanhar, sabe? salpica com za’atar pra você ver a alegria que vai ser essa refeição pa pum.
Mas voltando à couve-flor – o esquema é simplão. É só ela assada sem grandes mistérios + um molhinho com mais za’atar e outras coisinhas mais pra dar aquele brilho + um molho de iogurte (pontos extras se for caseiro – AQUI tem post explicando como faz) com um toquinho de tahine que traz aquela cremosidade linda pra finalizar o prato. É bonzão, fica pronto em uma horinha, sendo que boa parte dessa hora é tempo de forno, é dessas receitas que você vai fazer sem nem seguir muito a receita pra todo o sempre.
couve-flor assada com za’atar
Ingredients
- 1 couve-flor grandona e bonitona
- 2 colheres de chá de za'atar separadas – compre em bons empórios ou na internet – tem link no post
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 xícara de iogurte natural bem grossinho pode ser grego ou use um normal e escorra uma horinha num filtro de café ou algo do tipo para remover um pouco do soro – pontos extras se for caseiro – tem link no post
- 1 colher de sopa de tahine
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 2 colheres de sopa de óleo
- 3 dentes de alho fatiados bem finamente
- 1/2 colher de sopa de semente de gergelim
- 1 colher de sopa de semente de girassol
- 1/2 colher de chá de pimenta calabresa ajuste a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Higienize a couve-flor, seque bem e corte o talo de forma que ela possa ficar em pé bonitona direitinha na assadeira. Numa tigelinha misture o azeite, 1 colher de chá de za'atar, uma pitadinha de sal e um alô de pimenta do reino. Pincele essa mistura na couve-flor inteira e embrulhe com papel alumínio. Coloque numa assadeira e asse embrulhada por 20 minutos.
- Após os 20 minutos remova o alumínio e continue assando por mais uns 30. A couve-flor deve ficar douradinha e macia – se você furar com um garfo não deve encontrar muita resistência, mas não ao ponto de desmanchar. Queremos um pouco de textura. Se estiver muito branquelinha ainda e já super macia dá uma aumentada na temperatura pra ela dar uma dourada.
- Enquanto isso prepare o molho de iogurte – junte numa tigela o iogurte, tahine e suco de limão. Misture bem e tempere com um pouquinho de sal.
- E agora o molho de za'atar para finalizar. Aqueça o óleo numa frigideira pequena. Junte o alho e frite rapidamente. Fique de olho pra não queimar. Quando começar a dourar desligue e transfira pra uma tigelinha. Com o óleo ainda quente junte 1 colher de chá de za'atar, o gergelim, a semente de girassol e a pimenta calabresa e mais uma pitadinha de sal. Misture bem.
- Quando a couve-flor sair do forno regue generosamente com o molho de za'atar e sirva com o iogurte com tahine. No dia da foto coloquei o iogurte por baixo no prato e posicionei a couve-flor lindona por cima.
coma com música
Para acompanhar no som esta semana sai mais um choro da série que o Esdras gravou com o Dudu 7 Cordas nestes tempos de pandemia. Siga o Esdras Nogueira na sua plataforma de streaming de preferência pra não perder. E para entrar no clima bora relembrar os outros dois que ele lançou.
A Rosa
E Seu Lourenço no Vinho também com Thiago França.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você fizer alguma compra seguindo o link, mesmo que não seja do produto lincado, a gente recebe uma pequena comissão. essa é uma das formas de monetização do comalaemcasa e uma forma de contribuir pra que façamos cada vez mais e melhor <3
Deixe um comentário