Pré-aqueça o forno a 180oC.
Higienize a couve-flor, seque bem e corte o talo de forma que ela possa ficar em pé bonitona direitinha na assadeira. Numa tigelinha misture o azeite, 1 colher de chá de za'atar, uma pitadinha de sal e um alô de pimenta do reino. Pincele essa mistura na couve-flor inteira e embrulhe com papel alumínio. Coloque numa assadeira e asse embrulhada por 20 minutos.
Após os 20 minutos remova o alumínio e continue assando por mais uns 30. A couve-flor deve ficar douradinha e macia - se você furar com um garfo não deve encontrar muita resistência, mas não ao ponto de desmanchar. Queremos um pouco de textura. Se estiver muito branquelinha ainda e já super macia dá uma aumentada na temperatura pra ela dar uma dourada.
Enquanto isso prepare o molho de iogurte - junte numa tigela o iogurte, tahine e suco de limão. Misture bem e tempere com um pouquinho de sal.
E agora o molho de za'atar para finalizar. Aqueça o óleo numa frigideira pequena. Junte o alho e frite rapidamente. Fique de olho pra não queimar. Quando começar a dourar desligue e transfira pra uma tigelinha. Com o óleo ainda quente junte 1 colher de chá de za'atar, o gergelim, a semente de girassol e a pimenta calabresa e mais uma pitadinha de sal. Misture bem.
Quando a couve-flor sair do forno regue generosamente com o molho de za'atar e sirva com o iogurte com tahine. No dia da foto coloquei o iogurte por baixo no prato e posicionei a couve-flor lindona por cima.