Não sei bem o porquê de eu ter demorado tanto tempo pra postar esta receita. Rola tanto aqui em casa! Eu amo. O Esdras ama. Nossos amigos que compartilham da mesa com a gente no dia a dia amam. É hit absoluto.
Alguns dizem que o prato é de origem turca, outros de origem grega. Existem variações mil, algumas só com berinjela (como eu faço), outras com batata, outras com abobrinha. Alguns fritam a berinjela, outros grelham (eu grelho – tenho muita preguiça de fritura normalmente). Quando fiz pela primeira vez sei lá quando segui uma receita. Na segunda vez dei uma olhadinha de novo. Depois passei a fazer freestyle.
O esquema é assim. São 3 elementos: a berinjela, a carne moída e o molho branco. Entendendo como faz cada um dos elementos você pode adaptar com facilidade pro tanto que você tem em casa, pra travessa onde você vai assar, as quantidades não precisam ser exatas.
Nada é difícil, mas acaba que o processo todo demora umas boas horinhas então no dia que você for fazer já se organiza aí. Como sempre, tem musiquinha abaixo pra você escutar e lá no nosso perfil do spotify AQUI tem um bando de playlist pra embalar o processo.
moussaka
Ingredients
- 3-4 berinjelas das maiorzinhas
- 1/4 xícara ou mais de azeite de oliva para pincelar as berinjelas
- sal para salpicar as berinjelas
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de cominho pode ser em pó ou semente
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 500g de carne moída se quiser fazer vegetariana use lentilha cozida
- 2-3 colheres de sopa de azeite para refogar
- 1 litro de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de noz moscada em pó
- 1 xícara de queijo ralado que derreta bem – tipo gruyère ou algum meia cura
- sal e pimenta do reino a gosto se tiver pimenta do reino branca pro molho branco é melhor ;)
Instructions
- Com um descascador retire umas duas ou três faixas da casca da berinjela no comprimento (ela vai ficar com listras de casca). Retire o talo e corte em rodelas de 1cm aproximadamente. Espalhe as fatias numa assadeira e salpique com sal (se for um sal mais grossinho é melhor). Reserve por pelo menos 30 minutos ou até umas 2 horas.
- Enquanto isso prepare os outros dois elementos. Para a carne comece refogando a cebola com um pouco de azeite numa panela média (como eu adoro assar minha moussaka na frigideira de ferro fundido das fotos uso ela pra fazer a carne e a grelhar a berinjela tb pra ter menos louça pra lavar depois). Tempere com um pouco de sal para extrair a água da cebola e ela refogar e não fritar. Quando já estiver translúcida acrescente o alho, refogue rapidamente, depois o cominho, a canela e a carne. Misture bem e espalhe a carne em uma camada no fundo da panela e deixe sem mexer um pouquinho pra pegar cor. Pegou cor? Dá uma mexida e deixa dourar mais um pouco. Vai cozinhando assim até a carne ficar bem bonitona. Prove. Ajuste o sal e a pimenta e reserve.
- Numa panela média aqueça as duas colheres de manteiga. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem por uns minutinhos. Vai formar uma espécie de pasta. Acrescente o leite aos pouquinhos dissolvendo a pasta e mexa em fogo médio até começar a engrossar – uns 10-15 minutos. Tempere com a noz moscada, um pouco de pimenta do reino (se tiver da branca nessa hora vai nela) e acrescente o queijo. Mexa bem e ajuste o sal só depois de colocar o queijo. Reserve.
- Nesse meio tempo as berinjelas terão suado e estarão cheias de gotinhas d'água na superfície. Passe as fatias rapidamente na água pra remover o excesso de sal (rapidamente mesmo!) e seque tudo com papel toalha ou um pano limpo.
- Algumas receitas pedem pra fritar a berinjela. Eu prefiro grelhar. Pincelo cada fatia de berinjela com um pouco de azeite dos dois lados e grelho bem direitinho tudinho dos dois lados.
- Nesse meio tempo já bota o forno pra pré-aquecer – uns 200-220oC.
- Eu grelho as berinjelas na mesma frigideira da carne (só dou uma passada rápida com um papel toalha pra remover pedacinhos que tenham sobrado pra não queimarem) e da montagem final. Vai com calma. Faz muita diferença de sabor quando rola aquela grelhada bonitona versus uma meio branquelinha. Dê tempo ao tempo.
- Quando terminar é hora de montar. Uma camada de berinjela, uma de carne, um pouquinho de molho branco (eu gosto de colocar pouco molho no meio pra deixar mais pra camada de cima), mais berinjela, mais carne e daí sempre rola aquele momento de avaliar a situação. Com essa quantidade usando minha frigideira normalmente já tá na hora do molho branco final, mas quando faço num pirex um pouco mais apertado às vezes ainda consigo colocar mais umas berinjelas por cima antes do molho branco. Enfim, ajuste ao seu recipiente ;) O que importa é finalizar com fartura do molho branco e forno.
- Asse até borbulhar bem e o molho branco ficar bem lindão gratinado – uns 40-50 minutos.
- Respira fundo e deixa descansar uns 10 minutinhos antes de devorar.
coma com música
Para acompanhar no som o lançamento recente da incrível St. Vincent que tem rolado bastante aqui em casa. Uma bela trilha pro momento da montagem da sua moussaka ;)
Ah! Como sempre que posto uma receita feita na minha frigideira de ferro fundido recebo mil perguntas sobre onde comprar já deixo lincada aqui umas bem parecidas à minha. Esta AQUI ou esta AQUI são a mesmíssima vibe (a minha veio na mala numa viagem) esta AQUI é um tico menor, mas massa também. AQUI nesta sequência de stories explico como cuidar (super de boa! juro!). Se tiver qualquer dúvida é só falar comigo.
beijos,
mariana
p.s. este post contem links afiliados. se fizer sua comprinha seguindo nossos links a gente ganha uma pequena comissão e assim você contribui para financiar este cantinho <3
Deixe um comentário