Apaixonei nesse bolo. Primeiro porque leva coco e eu tô numa fase louca de coco há um bom tempo já. Segundo porque leva cardamomo, que é das minhas especiarias favoritas de todos os tempos, acho que só perde pra canela. Terceiro porque ele tem bastante umidade, é doce na medida, é suuuuuper fácil de fazer e é simplesmente a coisa mais perfeita do mundo num fim de tardinha ensolarado que nem no dia das fotos.
E quando digo super fácil, é super mesmo! Não precisa de batedeira nem nada especial. Só misturar tudo rapidinho na tigela e foi.
Usei coco fresco ralado e não seco. Faz diferença certamente, mas não deixe de fazer se só tiver o seco em casa.
Outra coisa. Cardamomo. Não é das especiarias mais fáceis de achar. Raramente tem no supermercado, por exemplo. Mas bons empórios e bancas de especiarias em feiras sempre têm e sabe onde também? no vasto mundão da internet. Tá cada dia mais fácil – e muitas vezes mais barato -comprar essas coisas diretamente online. A receita usa em pó, mas super recomendo ter em casa também as bagas pra usar em receitas como este frango com arroz de canela e cardamomo AQUI que é das receitas mais perfeitas ever. Ó um linkezinho pro cardamomo em pó AQUI e em bagas AQUI.
O sabor não é um soco na cara de cardamomo. Ele tá presente, mas sem exageros. Se não curtir, não usa! Ou quem sabe troca por outra especiaria maneira. Tenho cá pra mim que gengibre em pó vai ser muito sucesso. Canela também. Adoro coco com canela. Como sempre, zilhões de possibilidades…
Mais outra coisa – a quem interessar possa, este bolo é quaaaase sem lactose. Se você é intolerante tá fácil demais resolver. Troca a manteiga derretida da receita por óleo de coco (derretido também) e siga adiante. Fica diferente, mas fica bem bão também.
bolo de coco e cardamomo
Ingredients
- PARA O BOLO
- 2 1/4 xícaras -270g- de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento químico
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de cardamomo em pó
- 2 xícaras -110g- de coco fresco ralado fino o seco funciona também, mas ficará um pouco diferente
- 1 1/2 xícara -300g- de açúcar
- 4 ovos
- 1 2/3 xícara -380g- de leite de coco
- 1 xícara -225g- de manteiga derretida (pode substituir por óleo de coco pra ser sem lactose – fica diferente, mas bão também)
- PARA A COBERTURA
- 3-4 colheres de sopa -20g- de leite de coco
- 1 xícara -113g- de açúcar confeiteiro ou um pouco menos se quiser menos doce e um pouco mais líquido como eu fiz no dia da foto
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC e unte e enfarinhe uma forma de bolo.
- Numa tigela grande misture a farinha, fermento, sal, cardamomo, açúcar e coco ralado.
- Em outra misture os ovos, a manteiga derretida e o leite de coco. Misture bem e junte à tigela com os ingredientes secos. Mistura só até não ficar farinha seca e foi. Transfira para a forma preparada e leve ao forno por 45-50 minutos ou até o palito inserido no meio sair limpo, o bolo ficar dourado e começar a soltar levemente das bordas.
- Deixe esfriar uns 10 minutos ainda na forma e depois desenforme numa grelha para terminar de esfriar.
- Enquanto isso misture o açúcar confeiteiro e o leite de coco para fazer a cobertura e com o bolo frio (ou pelo menos não pelando! segura sua onda um pouquinho) lambreque ele bem e devore.
coma com música
Para acompanhar no som uma playlist só de big bands feita pelo saxofonista Thiago França. O Thiago é da Metá Metá, comanda a Charanga do França e toca e grava com uma galera incrível. Em 2019 fez um dos shows mais inesquecíveis no nosso festival de música instrumental Festival Música Transforma junto com Mariá Portugal. Um show de improvisação livre que deixou todo mundo hipnotizado. Daquelas coisas que só uma vez na vida. Quem tava tava. Foi demais.
E, ó o spoiler, dia 7 de maio sai um single lindão do Esdras + Thiago + Dudu 7 Cordas.
Dá o play aqui na playlist
ah! Uma galerinha perguntou no insta quando viu as fotos deste bolo sobre a forma que usei. Existem umas formas firuladas lindas maravillosas que custam ozói da cara. A minha não é uma dessas. Essa da foto é exatamente esta DAQUI e ela pode até não ser tão super blaster incrível quanto essas nórdicas chiquérrimas, mas pra lá de cumpre sua função e rende um bolo que além de lindo tem aquela crostinha que deixa todo bolinho mais feliz.
Se curtiu a receita compartilha com quem você acha que vai curtir também! E se fizer, lembra de me marcar na fotinha que adoro demais da conta ver. Somos @comalaemcasa em todas as redes sociais.
beijos,
mariana
p.s. este post contem links afiliados. ao fazer sua compritcha seguindo os links a gente recebe uma pequenina porcentagem que contribui pra que a gente possa fazer cada vez mais e melhor neste cantinho <3
Graziela
Mariana, eu acho cardamomo lindo mas só sei usar no drink… tenho um pacote fechadinho de bagas, comprado no sul da Espanha, que continua fechado pq não sei onde usar. Vi a receita do arroz e quero testar. Mas será que se eu ralar as bagas pra usar no bolo dá certo? Já ralei canela em pau quando não tinha em pó, pensei em fazer o mesmo com o belo cardamomo…
comalaemcasa
Oi oi! Faz o arroz que ele é maravilhoso!!!!
Agora sobre ralar, mais fácil vc abrir, tirar as sementinhas micro que estão ali e processar ou esmagar num pilão. E daí pode usar nesse bolo por exemplo.
é das minhas especiarias favoritas!
ah! olha tb a receita de chai do site. as peras ao vinho (tem a versão de morangos tb) levam e são lindas tb.