Se você é do time que tá sempre procurando o ketchup pra tascar no sanduba, na pizza, no macarrão, onde quer que seja, esta receita é pra você!
Dê um up na sua vida e faça seu próprio ketchup. E ó, regula na quantidade não. Se é pra fazer, faz logo um monte. Dá um trabalhinho, mas dura séculos na geladeira e é simplesmente dos melhores presentes do planeta terra. Quem não fica feliz em receber um vidro de ketchup caseiro feito com amor e carinho?
E o massa de fazer ketchup em casa é que depois que você entende o processo dá pra fazer mil e uma variações – de goiaba, de morango, com mais pimenta ou menos… o que importa é ter paciência (precisa reduzir por bastante tempo!) e um bocado de vinagre e açúcar à mão. De resto é só um refogado bem grandão que vira um molho, que você vai precisar bater, coar e reduzir, e reduzir e reduzir.
- 2 cebolas grandes picadas
- uns dois pedaços de gengibre do tamanho do seu dedão, picados
- 4 dentes de alho picados
- 1 c.c. de pimenta calabresa (ajuste a gosto)
- 1 maço de manjericão – folhas separadas, talos picados
- 2 c.s. de semente de coentro
- 2 kgs de tomates bem bonitos picados
- 400 ml vinagre de vinho tinto (talvez precise de mais)
- 140g (3/4 xic) açúcar mascavo (talvez precise de mais)
- azeite para refogar
- sal e pimenta a gosto
- Use uma panela maior do que você imagina (mais pra frente vai respingar!). Comece refogando a cebola no azeite. Quando já estiver transparente (uns 10 minutos) acrescente o alho, talo do manjericão, semente de coentro, gengibre e pimenta calabresa. Refogue mais uns minutos. Acrescente os tomates, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar até formar um molho bem bonito – uns 20 minutos. Continue fervilhando mais um pouco para começar a reduzir.
- Após uns 10 minutos retire do fogo, acrescente as folhas de manjericão e bata tudo no liquidificador. (cuidado com o líquido quente!) Você também pode usar um mixer diretamente na panela.
- Coe a mistura duas vezes! Você quer que fique bem lisinho.
- Volte a mistura coada para a panela grande limpa! Acrescente o vinagre de vinho tinto e o açúcar mascavo. Misture bem e deixe fervilhar em fogo brando até reduzir e ficar com a consistência de um ketchup, mexendo de tempos em tempos.
- Prove. Ajuste a gosto. Os seus tomates podem estar mais doces ou mais ácidos. Pode ser necessário mais açúcar ou mais vinagre dependendo de como estão. Ajuste também o sal e a pimenta. Reduza mais um pouco. Um bom teste para saber se já reduziu o suficiente é colocar numa colher e observar se a mistura soltou algum sorinho de tomate ou se ficou pastosa e consistente. Se ainda estiver soltando muito soro pode reduzir mais um pouco. Demora um pouco e as bolhas vão ficando cada vez maiores e mais assassinas. Cuidado! Elas explodem e podem queimar a sua mão.
- Quando ficar pronto armazene em vidros esterilizados. Dura meses na geladeira.
Seus sandubas nunca mais serão os mesmos.
Enquanto você estiver lá fazendo seu ketchup coloque um som maneiro. Nada melhor do que cozinhar ouvindo música maneira. Vulfpeck é a maior diversão. Escuta aí.
Beijos,
Mariana
GUSTAVO DE SOUSA VASCONCELOS GOES
Melhor do mundo
comalaemcasa
<3