Um ensopado delicioso cheio de especiarias com uma base de tomate caprichada no gengibre, finalizado no leite de coco lambrecando uma couve-flor cozida naquele ponto em que ainda tem um croc de leve, aquela textura maravilhosa, por cima de um arroz quentinho fresquinho. Na primeira garfada eu já sabia que esse prato iria virar um hit para a vida.
Uma das coisas que eu adoro de comidas na vibe indiana é que uma vez que você faz a base você consegue usar em diversas proteínas e também em diversos vegetais. A base aqui, no caso, é do clássico butter chicken, delícia, amo de paixão, peço direto quando vou para algum indiano. Mas aqui, no caso, sai o frango e entra a couve-flor, aquela hortaliça que é na verdade uma inflorescência carnuda linda incrível de infinitas possibilidades (assa ela inteira, como esta DAQUI, transforma em arroz, como esta DAQUI, faz um bolo, como este DAQUI) e garanto que você que é carnívoro não vai sentir falta alguma do frango e você que é vegetariana ou vegana (sim, é vegana esta receita!) vai dar pulinhos de alegria! E sai também o butter e entra o óleo e leite de coco pra virar vegano (mas se quiser pular a parte vegana volta com a manteiga e creme de leite que, obviamente, também é uma delícia).
A dose extra de alegria vai vir agora quando você sacar o tanto que é simples de fazer. Primeiro uma temperada com gengibre, alho e um pouco de leite de coco na couve-flor já separada em floretes. Leva pro forno na função grill ou no forno bem quente pra dar aquele start no cozimento. Enquanto a couve-flor fica uns 15 minutos no forno você prepara a base.
Aquele basicão daquelas bandas do mundo, cebola + gengibre + alho, refoga, daí entram as especiarias, refoga mais um tico, daí entra o tomate pelato, daí você já tem um belo caldo rolando e agora é que entra a diferença da receita clássica de butter chicken – normalmente finalizada com creme de leite eu já aproveitei que a receita ia ser vegetariana pra levar ela logo pro vegano e finalizei com leite de coco. Junta a couve-flor, mistura bem, deixar dar aquela apurada e o molho entrar nos buraquinhos da couve-flor e pronto. Com uma tigela de arroz é só alegria.
- 1 couve-flor grande segmentada em floretes
- 400ml de leite de coco
- 4 dentes de alho ralados
- 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedão, ralado
- sal e pimenta a gosto
- 4 c.s. de óleo de coco – divididas
- 1 cebola picada
- 1 c.s. de garam masala
- 1/2 c.c. de coentro em pó
- 1/2 c.c. de cúrcuma
- 1 c.c. de pimenta caiena – ajuste a gosto
- 1 lata de tomate pelato
- salsa ou coentro picado para salpicar
- Pré-aqueça o forno no mais quente possível. Se tiver função grill, pré-aqueça o grill.
- Misture um pouco do gengibre e do alho ralado com 1/3 de xícara de leite de coco e uma pitada de sal e lambreque bem a couve-flor. Espalhe numa assadeira e reserve por alguns minutos enquanto o forno aquece. Leve ao forno por uns 10-15 até os floretes começarem a dourar. Cuidado para não cozinhar demais. A ideia é manter a crocância da couve-flor.
- Enquanto a couve-flor assa, aqueça metade do óleo de coco e refogue a cebola picada por uns 5 minutos. Acrescente o restante do gengibre e alho e refogue mais uns 5 minutos. Acrescente as especiarias, garam masala, cúrcuma, coentro em pó, caiena. Refogue por 1 minuto.
- Acrescente o tomate pelato e desmanche os pedaços de tomate com a colher de pau. Acrescente restante do leite de coco, misture, prove e ajuste o sal e pimenta. Acrescente o restante do óleo de coco e a couve-flor. Se estiver muito grosso, acrescente um pouco mais de leite de coco. Cozinhe uns 5 minutos misturando bem para a couve-flor ficar bem lambrecada com o ensopado.
- Sirva com uma tigela de arroz e finalize com salsinha ou coentro picado.
Pontos extras pra você se fizer uma leva de naan quentinho para acompanhar. Tem receita AQUI.
E para acompanhar, enquanto você estiver cozinhando um som delícia vai bem demais. Bateu uma saudade de ouvir Little Joy.
Mariana
Deixe um comentário