Sabe aquela textura deliciosa de frango ensopado, bem molhadinho soltando do osso? Mas daí imagina esse frango acompanhado do sabor quentinho da cúrcuma e uma leve picância do gengibre, e daí com o frescor do capim santo e do leite de coco, mas também com um leve dulçor caramelado, porque, apesar deste frango começar sendo ensopado, ele termina com o caldo reduzido caramelizando o frango com um molho de lamber os beiços e daí, pra coroar, quantidades generosas de coco ralado para finalizar. Esse frango é tãaaaao bom!
Para fazer o frango você começa fazendo uma pasta do gengibre, alho, cúrcuma, capim santo e tal. Enquanto faz a pasta já vai dourando o frango, dando aquele start no cozimento. Tira o frango da panela, entra a pasta, daí a sua cozinha já começa a ficar aquela coisa maravilhosa. Acrescenta mais umas especiarias e aquele cheiro tá enlouquecedor agora! Entra o leite de coco, um toquinho de mascavo ou açúcar de coco (ando amando muito o açúcar de coco!), volta o frango e agora é o momento frango ensopado. Deixei ele lá, curtindo esse caldo de delícias por uma horinha, hora e meia, até ele ficar desmanchando e o caldo reduzir e reduzir e reduzir até parecer um molho. Mas um molho diferentoso porque a gordura do leite de coco separa quando cozinha por tanto tempo e daí no final essa gordura começa dar uma fritadinha e caramelizada final no frango. E esse é o pulo do gato da deliciosidade desta receita.
- 2 talos de capim santo
- 1 cebola pequena picada
- 4 dentes de alho
- 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedão descascado e picado
- 1 c.c. de pimenta calabresa (ajuste a gosto)
- 1 c.c. de cúrcuma em pó
- 1 c.c. de óleo de canola
- 8 sobrecoxas de frango orgânico
- sal e pimenta a gosto
- 1 pedaço de canela em pau
- 4 favas de cardamomo esmagadas
- 400ml de leite de coco
- 1 c.c. de açúcar de coco ou mascavo
- ¼ xíc de coco seco ralado
- Remova as camadas externas mais duras do capim santo e rale a primeira parte do talo. Esmague o restante para soltar os óleos e amarre num nó. Reserve.
- Num processador, pilão ou liquidificador, esmague e forme uma pasta do capim santo ralado, cebola picada, alho, gengibre, pimenta calabresa, cúrcuma e 2 colheres de sopa de água. Se precisar acrescente mais água para formar uma pasta.
- Pré-aqueça o óleo numa frigideira larga ou panela com fundo largo. Tempere o frango com sal e pimenta e coloque na panela com a pele para baixo, cozinhando até a pele começar a dourar – uns 8-10 minutos. Reserve num prato.
- Acrescente à panela a pasta de gengibre e cozinhe por uns 5 minutos. Deve ficar bem cheiroso e perfumado.
- Acrescente a canela, cardamomo, leite de coco, açúcar de coco e o capim santo amarrado. Quando começar a fervilhar acrescente o frango e cozinhe lentamente. De vez em quando vire os pedaços de frango e raspe as laterais e o fundo da panela para não queimar. O frango deverá ficar macio ao ponto de soltar do osso e o leite de coco vai separar e a gordura vai dourar o frango e os aromáticos usados. Aproximadamente uma hora e meia.
- Toste o coco ralado rapidamente numa frigideira em fogo médio até dourar – uns 5 minutos.
- Finalize servindo o frango com colheradas do líquido restante na panela e bastante coco rolado.
- Sirva imediatamente.
Isso aqui com um arroz de jasmin pra completar essa vibe meio thai… nossa…
No som, Matheus Brant e essa música que é tão deliciosa quanto a receita.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário