• Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Coma Lá em Casa logo

  • Quem somos nós
    • nossos eventos
      • Jantar Lá em Casa
      • Coma no Jardin
  • Receitas
  • Mentorias
  • e-books
  • produtinhos selecionados a dedo
    • nossas panelas favoritas
    • os nossos eletrodomésticos
    • utensílios essenciais e firulados
    • livros do coração
  • Lojinha
You are here: Home / café da manhã / brunch / nostalgia – panna cotta de leite de cereais com calda vermelha

nostalgia – panna cotta de leite de cereais com calda vermelha

23 de junho de 2019 by comalaemcasa Leave a Comment

E chegamos à última receita da série Coma em Transe de receitas harmonizadas com o disco Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa! (acesse as demais AQUI)

foto Ricardo Theodoro

No som nostalgia é pura diversão. Um blues gostoso, meio nova orleans, leve e contagiante. Daí entra a brincadeira com vários temas consagrados aparecendo de forma incidental fazendo uma espécie de retrospectiva musical. É nostalgia pura.

E não tem nem o que dizer. A receita é nostalgia pura também. Os cereais do título são, no caso, cornflakes, e o leite é aquele leite delícia que sobra no final de uma tigela. Diz aí que você não acabou de viajar no tempo só de ler a descrição? E a calda vermelha. Sempre o vermelho. Presente de alguma forma em todos os pratos da série Coma em Transe.

Dá um play AQUI  na gravação de Nostalgia pra sacar a vibe.

A receita é razoavelmente simples. Uma mistura clássica de panna cotta feita a partir de leite e creme de leite fresco que foram saborizados com cornflakes tostados. Acrescenta a gelatina, escolhe se quer desenformar ou deixar num ramekin, vai pra geladeira e pronto. E se for desenformar o ideal é congelar então rola de fazer com bastante antecedência, sempre um plus na hora de montar um cardápio.

A calda é basicamente uma geleia rápida de morango e outras frutas vermelhas que desejar. Após uns 30 minutos no fogo já está pronta. Se quiser mais rústica deixa assim. Se quiser lisinha como a nossa é só coar. Dura um tempão na geladeira.

Tudo feito com antecedência para dar o mínimo de trabalho no dia, aquela textura cremosinha maravilhosa, aquele gostinho de infância que é pura nostalgia, aquele azedinho da fruta, só delícia.

nostalgia - panna cotta de leite de cereais com calda vermelha
 
Imprimir
Tempo de preparo
1 Hora 15 Minutos
Tempo de cozimento
12 Minutos
Tempo total
1 Hora 27 Minutos
 
Autor: Christina Tosi
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
  • 265g (6 xíc) de corn flakes
  • 470ml (2 xíc) de creme de leite fresco
  • 710ml (3 xíc) de leite integral
  • 50g (1/4 de xic) de açúcar mascavo
  • 1 c.c. de sal
  • 2 folhas de gelatina
  • 2 xícaras de morango picados ou combinação de frutas vermelhas
  • 4 c.s. de açúcar ou mais a gosto
  • suco de meio limão ou mais a gosto
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 150C. Espalhe os corn flakes numa assadeira e leve ao forno por uns 12 minutos. Cuidado para não queimar! A intenção é dar uma dourada extra nos corn flakes para o gosto ficar mais aguçado.
  2. Retire do forno e deixe esfriar o suficiente para você poder manusear. Numa cumbuca grande misture o leite, creme de leite e os corn flakes. Deixe “de molho” por uns 40-45 minutos.
  3. Passe a mistura por um coador fino. Os corn flakes estarão muchibentos então pode espremer um pouco com a parte de trás de uma colher. A papa de corn flakes não será mais usada. Passe a mistura do leite e creme pelo coador novamente. A ideia é se certificar que não sobrou nenhum pedaço de corn flake e que a mistura fique leve.
  4. Aqueça a mistura do leite com o açúcar e sal até dissolver, mas faça-o com leveza. Evite formar muitas bolhas na mistura.
  5. Amoleça as folhas de gelatina por 1 minutinho numa cumbuca com água fria. Quando estiverem gelatinosas esprema para retirar o excesso de água e incorpore à mistura do leite até dissolver (sempre suavemente para não formar bolhas). Pronto! Agora escolha como você vai querer servir sua panna cotta. Se quiser servir em ramekins individuais é só dividir a receita – rende uns 6 ramekins daqueles clássicos. Leve à geladeira e em uma hora já deve ter endurecido o suficiente para comer. Se sua ideia for desenformar daí você precisa de formas de silicone - existem vários formatos no mercado. Nós usamos umas quadradas. Coloque nas formas e leve à geladeira por uma hora. Depois leve ao congelador até endurecer totalmente (2-3 horas). Você conseguirá desenformar como se fosse um cubo de gelo. Coloque imediatamente no prato que for usar para servir e leve de volta à geladeira para chegar à temperatura normal.
  6. Para a calda leve as frutas ao fogo médio com o açúcar e o suco do limão. Misture de tempos em tempos e cozinhe por uns 30 minutos ou até as frutas começarem a se desmanchar e soltarem bastante suco. Prove e ajuste a gosto. As frutas podem estar mais ou menos doces e precisarem de mais ou menos açúcar e suco de limão.
  7. Bata as frutas com um mixer e sirva assim mesmo ou passe por uma peneira para obter uma calda lisa. Pode ser feita com até uma semana de antecedência.
  8. Tira a panna cotta da geladeira uns 15 minutos antes de servir e cubra com a calda vermelha.
3.5.3251

 

foto Ricardo Theodoro

Esta semana a gente começa a rodar o Brasil com a turnê do Transe. Estamos que é pura emoção. Acompanhe pelo instagram do Esdras @esdrasnogueira pra ver as próximas datas. Vamos adorar encontrar vocês por aí :)

beijos,

Mariana

Filed Under: café da manhã / brunch, coma com música, jantares Lá em casa, para adoçar a vida Tagged With: christina tosi, coma em transe, cornflake, creme de leite, doce, esdras nogueira, leite, leite de cereais, milk bar, nostalgia, pana cota, panna cotta, sobremesa

« bolo amanteigado de fubá com passas
Coma em Transe – série completa »

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que você achou desta receita?




:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

o que você está buscando?

Olá olá!!!

Somos Mariana e Esdras e há 9 anos estamos por aqui compartilhando nossas receitas e histórias na cozinha e na música.
Chega mais, se joga nas receitas e dá um play no som porque comer e cozinhar com música é bom demais! Saiba mais…

newsletter

receba nossas postagens na sua caixa de e-mail

  • Bloglovin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • RSS
  • Twitter
  • YouTube

Categorias

  • acompanhamentos
  • bebidas
  • café da manhã / brunch
  • coma com música
  • coma no jardin
  • dicas de cositas que amamos
  • e-books
  • festinhas
  • horta lá em casa
  • jantares Lá em casa
  • lanchinhos
  • nossas seleções por tema
  • o dia a dia na cozinha
  • o dia todo na cozinha
  • para adoçar a vida
  • pitadas
  • por aí
  • pratos principais
  • receitas idiotas que impressionam
  • receitas nossas
  • Sem categoria
  • veganas
  • vegetarianas
  • vídeos

instagram @comalaemcasa

  • ❤️ hj com manteiga de sálvia e alecrim . confesso que sou meio viciadinha em pipoca e adoro brincar com
  • a receita nova da semana, umas enchiladas improvisadas que têm sido minha mais recente obsessão, é bem daquelas #comasempressa -
  • desejando repeteco desse gnocchi de ricota com manteiga e sálvia que rolou dia desses e pensando se devo postar essa
  • mais uma 6a em casa, mas com drinks daqueles mega super duper ultra fáceis, por favor, pq não tamo dando
  • ✨✨✨ receita nova✨✨✨ enchiladas improvisadas ❤ ando meio obcecada com esta receita e tenho repetido aos montes nos últimos meses.
  • bolinho lindo pra dar um up nestes dias tão cheios de notícias tristes... . o bolo de limão com azeite
  • ultimamente vivemos num eterno #tbt e como 5a tb é dia de postagem #comacommúsica rolou um 2 em 1 aqui.
  • amo amo amo esta receita de torradinhas básicas ❤ ela é super facinha rapidinha de fazer, rola de brincar um
  • uma salada colorida, vibrante e refrescante. sou fã dessa salada fattoush super #comavaptvupt essa salada tem textura, tem acidez, tem
  • sabia que toda semana a gente manda uma newsletter recheada de delícias? oh yes, toda 5a tem receita fresquinha direto
  • lanchinho prático, saudável e verdadeiramente delicioso. diz aí que vc não precisa de uma receitinha dessas na manga? 3a é
  • eu tenho um caso de amor sério, verdadeiro e duradouro com minha frigideira de ferro fundido qualquer pessoa que acompanha
  • e cá estamos, quase um ano depois, com lockdown de novo em brasília, com esse bombardeio de notícias tristes, um
  • garantindo uma feira caprichada pré-lockdown. se puder #fiqueemcasa
  • panquecas amo. faço quase todas as semanas. facim de fazer. zilhões de variações normalmente faço meio freestyle, tipo no vídeo
  • ✨✨✨receita nova✨✨✨ torta de escarola com nozes ❤ eu tenho um amor todo especial por uma massa de torta bem
  • hj apareceu nas lembranças pra mim imagens dos pré-preparos do #jantarláemcasa mais especial e mais #comacommúsica que já fizemos. há
  • das minhas saladas favoritas, panzanella aproveita aquele pão cascudo que talvez quem sabe já tenha ficado meio velhinho e pode
  • toda 4a rola uma receitinha bem #comavaptvupt por aqui e a de hoje é khai jiao, um omeletinho thai mega
  • já conhece nosso ebook com 15 receitas pra animar seu dia a dia na cozinha? esse livrinho escrito há uns

Footer

Copyright © 2021 Coma Lá em Casa on the Foodie Pro Theme