Esta receita é dessas que depois que você pegou a manha é pra vida. Sério mesmo. Crocante, viciante, mega versátil, incrível.
A receita original é do restaurante Mani e é desses momentos de pura inspiração. Com polvilho, óleo, ovo, água, e um toquinho de sal e açúcar rola uma misturinha ridícula de simples e inacreditavelmente mágica.
O sabor é neutro o que faz com que o crocante resultante seja uma perfeição como base de canapé, como fizemos no jantar Coma em Transe, mas também é uma maravilha por si só. E daí rola aquele momento quadro em branco na hora de ir pro forno. Uns temperinhos ou um queijinho ralado por cima e você já tem outro belisquete completamente diferente. Lindo isso!
A única manha, sinceramente, é garantir que o seu forno esteja bem quentinho e ter paciência na hora de espalhar a massa na assadeira antiaderente ou no tapetinho de silicone. Uma boa espátula e calma resolvem. Quanto mais fininha sua massa, mais gostoso o resultado final. E quando o forno está bem quentinho essa massa que estava lisinha fininha na assadeira borbulha e faz formas divertidas e fica lindamente crocante. Coisa rápida, uns 10-15 minutos dependendo de quão fino você conseguiu deixar. E é dessas coisas que tem que ficar de olho. Vai do dourado ao queimado em meio segundo. E no caso, aquele dourado intenso que normalmente a gente quer já tem um certo gostinho de queimado. Monitore mesmo!
Altamente viciante.
- 500g de polvilho azedo
- 150 ml (¾ xíc) de óleo
- 150 ml (¾ xíc) de água
- 200ml (1 xíc) de leite
- 1 ovo
- 1 ½ c.c. de açúcar
- ½ c.c. de sal
- Leve o óleo e a água para fervilhar numa panela pequena em fogo médio. Assim que começarem a surgir bolhas pelas laterais já pode tirar.
- Numa tigela grande misture o polvilho, o açúcar e o sal. Acrescente a mistura de óleo e água quente e mexa bem. Acrescente o ovo e mexa bem. Acrescente o leite e mexa bem. Tampe e guarde na geladeira por 6 horas ou de um dia pro outro.
- Na hora de assar – pré-aqueça o forno a 220oC.
- Espalhe a massa o mais finamente possível num tapete de silicone ou numa assadeira antiaderente. Normalmente rende de 3 a 4 assadeiras dependendo do tamanho. O importante é tentar espalhar a massa de forma uniforme e bem fina. Essa etapa merece sua paciência.
- Se quiser salpicar com um tempero ou queijo ralado, agora é a hora. Mas aqui fomos de neutrinha mesmo. Leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até a massa toda estar com aparência seca e começar a dourar levemente. Se dourar demais, fica com gosto de queimado (mesmo ainda não estando com aparência de queimado). Quando o forno está quente o suficiente a massa faz borbulhas. Se a primeira assadeira não criar as borbulhas aumente um pouco o forno, mas não se preocupe, continuará gostoso! Mas pode ser melhor ;)
- Retire do forno e reserve numa grelha para esfriar. Quebre em pedaços menores e sirva imediatamente ou guarde num pote hermético por até 3 dias.
Nos próximos dias a gente posta mais uma receita da série Coma em Transe que usa essa belezura como componente. A série é composta de receitas que serviram de base para o jantar Coma em Transe pensado para combinar com o disco novo do Esdras – Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa. Pra já ir entrando no clima dá um play no disco AQUI que tá lindão <3
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário