Há anos que não entra refrigerante aqui em casa. É açúcar demais (ou adoçante demais), porcaria demais, para fazer sentido. Mas adoramos uma bebida cheia de borbulhas saborizada com alguma coisa então há anos que fazemos nossos próprios refrescos com ingredientes naturais e pouco ou nenhum açúcar para alegrar o paladar sem culpa.
O refresco basicão, para os dias em que não rola de fazer algo mais elaborado, é só um limãozinho espremido na água com gás (a gente tem uma máquina dessas da sodastream que faz água com gás e ama! somos bem viciadinhos. mas obviamente funciona com qualquer água com gás que você encontrar no mercado – pessoalmente, curto mais as que são mega gaseificadas para fazer refrescos). Ocasionalmente fazemos uma calda simples de gengibre, limão e açúcar ou mel para o nosso ginger ale caseiro. Um clássico das antigas (o post é de 2014!) é este daqui de suco de cranberry e limão. Mas nosso hit atual é este refresco de cúrcuma aqui, com a picância do gengibre, quentinho da canela, frescor do limão e doçura do mel.
Dei de cara com uma variação desta daqui há um tempo atrás quando estava pesquisando algumas coisas sobre ayurveda. Não sou nem remotamente entendida do assunto, mas super curiosa por tudo desse mundo – pratico yoga há muitíssimos anos e sou louca por uma massagem ayurvédica e uma coisa vai levando à outra… vire e mexe, quando estou buscando alguma vídeo-aula ou alguma receita de remédio natural acabo também encontrando alguma receita que me interessa pro nosso dia a dia. Foi o caso desta misturinha aqui, que é recomendada para dar aquele equilíbrio geral no corpo, aquela energizada, tomada quente, como um chá, ou fria, como um shot. Mas quando provei só consegui pensar, “joga uma água com gás aqui e opa, que perfeição”.
- 1 c.c. de cúrcuma (pode ser em pó ou ralada fresca)
- 1/4 c.c. de canela
- 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedo em fatias
- mel à gosto
- suco de 1 limão
- 1 litro de água para infusão
- água com gás para servir
- Encha uma panela com aproximadamente 1 litro de água, acrescente os pedaços de gengibre e leve ao fogo. Deixe fervilhar por aproximadamente uns 20 minutos ou até a infusão de gengibre ficar potente.
- Acrescente os demais ingredientes, misture e prove. Ajuste o mel e o limão à gosto.
- Pode ser tomado quente como um chá forte, frio, como um shot forte ou, como curtimos mais, diluído meio a meio com água com gás para um refresco delicioso.
- Dura uma semana na geladeira tranquilamente.
Nos últimos meses não faltou essa maravilha na geladeira. Refrescante, delícia total, uma lindeza só com essa cor incrível e de quebra ainda faz bem pra você.
beijos,
Mariana
*este post contem links afiliados ;)
[…] este refresco de cúrcuma aqui. Sempre tem uma jarrinha com o concentrado na nossa geladeira para diluirmos com água com gás e […]