Quando a gente fica uma semana sem conseguir ir à feira a feira seguinte é sempre enorme! E esta foi uma lindeza só! Tudo orgânico e da agricultura familiar lá da ceasa (a gente contou mais sobre como é a feira por lá aqui).
Foi uma fartura só (aqui a gente detalhou tudo) e aquela batata doce branca ali virou isto daqui:
Hash browns <3
Um clássico de brunches americanos, hash browns são sempre feitos com alguma batata (no caso, a doce) como base, ralada ou picada em cubinhos (no caso, ralada), firulada com ingredientes adicionais ou simples e direto ao ponto (no caso, simples, só com um ovinho para acompanhar).
Para hash browns lindamente dourados e crocantes algumas manhas são essenciais.
1. primeiro dá aquela lavada na batata ralada numa tigela cheia de água para tirar um pouco do excesso de amido. 2. depois de escorrer tem que colocar a batata ralada num pano limpo, fechar e espremer com todas as forças do seu bracinho. Quando você achar que já espremeu tudo que tinha pra espremer, espreme mais um pouco. 3. uma boa frigideira de fundo largo, quantidades razoavelmente generosas de azeite ou manteiga (ou os dois), tem que sempre rolar aquela borbulhinha de leve de que está fritando. 4. segurar a ansiedade. Dê tempo ao tempo. Espalhe as batatas na sua frigideira e largue elas lá um tempinho sem mexer para começarem a criar uma crosta. Rolou a crosta? Agora sim, dá uma boa mexida, espalha de novo na frigideira e novamente larga lá sem mexer. Rolou mais crosta? Mexe de novo e larga lá quietinho pra fazer mais crosta. Parou de borbulhar? Dá mais uma regadinha com azeite ou acrescenta uma colherzinha a mais de manteiga. E assim vai até você chegar no tanto de crostinha que te deixa feliz – no nosso caso, muita! O tempero vem só na hora de finalizar. Se jogar sal desde o começo o sal vai extrair água das batatas e elas vão refogar ao invés de fritar.
Quer firular? Uma cebola bem fritinha no meio dessa bagunça vai bem demais. Um avocado cortadinho para acompanhar é só love. Um molho de pimenta caprichado pra quem encara uma pimentinha a qualquer hora do dia é uma perfeição. Uns tomatinhos queimadinhos na vibe deste café da manhã delícia aqui seriam demais.
Mas assim, simplinho, feito com amor e carinho para cada mordida vir cheia de crocância, só com sal e uma pimentinha do reino e um ovo frito do lado é pura alegria numa manhã chuvosa de domingo.
beijos,
Mariana
[…] com estes hash browns de batata doce que são a perfeita realização de brunch, meio café da manhã, meio almoço, mas 100% delícia. […]