Este fim de semana é o dia dos pais e nós nos juntamos mais uma vez com os queridos da Graviola Music para preparar aquele guia completo para você curtir o dia com estilo.
Nesses tempos modernos um tanto quanto malucos em que estamos “ultra conectados” o que faz falta mesmo é parar tudo e verdadeiramente curtir o momento com as pessoas importantes pra gente. Então a ideia da coluna Coma uma Graviola de hoje é essa.
A Graviola preparou uma playlist de hits antigos e novos. Aqueles que seu pai provavelmente curtiu muito e aqueles que a gente curte bastante hoje. A gente selecionou receitas que são boas mesmo quando compartilhadas. Melhor ainda se forem feitas de galera, todo mundo botando um pouco a mão na massa. Junte a família, dê um play, escolha uma receita e aproveite o dia com seu pai.
Comece com estes ovos endiabrados absurdamente viciantes. Alguns ovos duros, uma misturinha simples com a gema (e muito facilmente adaptada para outros sabores), recheia de volta e devora. Já perdemos a conta de quantas vezes já fizemos esta receita e ela sempre, sem exceção foi sucesso absoluto. Sério. Pode confiar. A receita tá toda explicadinha aqui.
Para acompanhar os ovinhos acima, aquele momento aperitivo enquanto o resto do almoço fica pronto, um drink maneiro é sempre uma boa pedida. A gente adora o poquito picante. É basicamente uma salada alcóolica :P então já vira um-dois-em-um ótimo. Se a ideia de tomar um drink com pepino, coentro e pimenta te assusta, faça aquele esforço de abrir o coração porque depois de provar este drink pela primeira vez você vai querer repetir. Muitas vezes. A receita está aqui, no nosso canal do YouTube (e aproveita e se inscreve porque vai pintar novidade por lá).
Outra entrada incrível é este salmão curado aqui. Isso, com umas torradinhas e um copo de poquito picante na outra mão é alegria. Só requer planejamento. Vai lá comprar o salmão neste instante pra botar ele pra curar logo se não não fica pronto pra domingo :P E o massa desse salmão aí é que se a pilha for mais bruncheada vocês podem fazer este bagel aqui (que é dos pães mais fáceis de fazer!) e arrasar no combo bagel + salmão curado + cream cheese + cebolinha. Isso também é bem alegria! A receita do salmão curado está aqui e se pilhar no bagel a receita tá aqui.
Se a vibe for aquele comidão cheio de amor, galinhada é sempre uma pedida certeira. Rola uma salmoura na receita, que é particularmente imporante se você estiver usando galinha caipira de verdade, daquelas que chega a ter couro ao invés de pele, sabe?, então agiliza aí pra começar logo. Na hora do preparo mesmo, é desses pratos bem tranquilos. Só ficar por ali por perto pra conferir que tá tudo ok. Dá pra ficar batendo papo, escutando a playlist, beliscando alguma coisinha, numa boa. A receita está aqui.
Se o clima for porco, essa costelinha caramelizada é uma coisa! Rola uma marinada, depois assa até ficar naquele ponto incrível e depois finaliza com uma lambrecada doce picante caprichada no alho e gengibre que vai levar todos à loucura. A receita está explicadinha aqui.
Nada como dar uma boa lambuzada nas mãos, todo mundo sentado ao redor de uma mesa, comendo bem pra dedéu. Poucas receitas são tão incríveis quanto o shrimp boil. Esse prato do sul dos Estados Unidos é um convite à confraternização. Camarão, com cabeça e tudo que tem direito, umas conchinhas, milho, batata doce e linguíça calabresa, tudo num panelão, depois tudo direto na mesa forrada com papel, depois todo mundo atacando. É muito bom. Sente a vibe aqui, quando fizemos numa viagem com amigos na praia.
Não poderia faltar a salada de macarrão que aprendi com meu pai que por sua vez aprendeu com ninguém menos que Francis Mallmann. Nem sei dizer há quantos anos essa salada está no repertório das festinhas de família. Hoje em dia está no nosso também e já esteve até no cardápio do Coma no Jardin. Ela é refrescante, colorida, farta, com sabores explosivos. Ela vai entrar no seu repertório também. E um bom dia pra começar é no domingo. A receita está aqui.
Para adoçar o paladar, bora aproveitar os morangos que estão em época e fazer uma bela torta ultra recheada. Vá na simplicidade mais rústica desta torta aqui, que não requer grandes destrezas de confeitaria, ou nesta daqui, de morango com limão siciliano e uma crosta um tiquinho de nada mais elaborada. Ambas ficarão incríveis acompanhadas de um chantilly básico ou, melhor ainda, de um sorvete de baunilha de verdade. Para essa simples perfeição é só seguir a receita da torta rústica de morango aqui ou a de morango e limão siciliano aqui e do sorvete aqui.
Feliz dia dos pais!
beijos,
Mariana
Patricia Azevedo Feitosa
Gostaria de saber como participar, agenda, valor, etc. Grata.
Patricia
comalaemcasa
Olá Patricia,
os nossos eventos, Jantares Lá em Casa e Coma no Jardin acontecem sem periodicidade pré-definida. Pra não perder os próximos é só assinar a nossa newsletter ;)
Volte sempre!