Pensa num bolo que é tão maravilhosamente molhadinho e perfumado que você tem que segurar a onda pra não sair devorando ele todinho.
Há tempos que tinha essa receita guardadinha no nosso pinterest (já segue a gente lá?) recheado de ideias para testar e quando finalmente rolou só fiquei me perguntando porque ainda não tinha feito ela antes. Dessas receitas ultra simples, nada de batedeira, ou coisa do tipo, mistura umas coisas e pa pum vai pro forno, para a alegria geral de qualquer pessoa que quer uma receita prática (ou seja, todo mundo). E daí a casa começa a ser tomada por aquele cheiro enlouquecedor e bom… já dá pra imaginar o resto da história.
A receita é do Maialino, um restaurante em NY e pode tanto ser feita numa assadeira redonda como nós fizemos como dividida em bolinhos individuais usando forminhas de cupcake (fazendo devidos ajustes de tempo de forno). Sem mistério. Só alegria.
- 2 xíc (250g) de farinha de trigo
- 13/4 xíc (350g) de açúcar orgânico
- 11/2 c.c. de sal
- 1/2 c.c. de bicarbonato de sódio
- 1/2 c.c. de fermento químico
- 11/3 xíc (315ml) de azeite de oliva extra virgem (escolha um de boa qualidade! o sabor realmente aparece)
- 11/4 xíc (295ml) de leite
- 3 ovos
- 11/2 c.s. raspas de laranja
- 1/4 xíc (60ml) suco de laranja
- 1/4 xíc (60ml) cointreau ou licor semelhante de laranja
- Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma assadeira redonda de 22cms de diâmetro com manteiga e forre o fundo com papel manteiga. A sua assadeira deve ter ao menos 5cms de altura.
- Numa tigela misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal, o bicarbonato e o fermento químico. Em outra misture os demais ingredientes. Acrescente os ingredientes secos aos molhados mexendo para incorporar bem. Pare assim que não houver mais nada de farinha seca aparente.
- Transfira a mistura para a assadeira preparada e leve ao forno por aproximadamente 1 hora ou até ficar dourado e um palito inserido no meio sair limpo.
- Devore.
Lembre de caprichar na qualidade do azeite de oliva (aliás, sempre, né? faz uma bela de uma diferença em tudo). O sabor dele é verdadeiramente presente e você vai sentir se for um azeite mais ou menos.
Vai da sobremesa, ao café da manhã, ao lanchinho da tarde, ao amor eterno.
Prepare-se para se apaixonar.
beijos,
Mariana
Luana
Testei e amei.
Divino-maravilhoso e ponto
Melhor presente de aniversário ever!
comalaemcasa
ehhhh que demais! e parabéns procê!
bjs!!