A gente fez esse curry pela primeira vez literalmente ontem, mas eu já sei que ele entrou pro repertório para todo o sempre. E daí compartilhei a foto e fui recebida por uma enxurrada de comentários tão entusiasmados quanto o meu. Pronto. Esse precisava ser o primeiro post de 2017. Uma receita fácil, rápida, leve, saudável, que vai trazer alegria pro seu jantarzinho do dia a dia sem a menor dúvida.
Confesso que já tinha salvado o link dela no nosso pinterest (segue a gente lá!) há um tempão! Acho que lá no começo de 2016 vi pela primeira vez. Bati o olho já com a certeza de que iria adorar. Mas nossa, não sei se foi esse 2016 maluco que nos engoliu de um jeito surreal, uma correria eterna, sempre tinha alguma outra coisa na frente. Estava até anotada na minha janela da cozinha que faz as vezes de mural para anotar lista de compras e ideias que não posso deixar de testar e ainda assim nada. Mas a gente se prometeu que nosso 2017 ia começar suave, em clima de semi-férias em casa. Sim, trabalhando e resolvendo coisas, mas também nos permitindo aquele ritmo leve, com tempo para testar receitas novas, receitas que requerem dedicação, receitas nostálgicas e por aí vai.
E a geladeira estava recheada de ovos caipiras maravilhosos. A hora finalmente chegou.
A receita é bem simples e a gente quase sempre tem todos os ingredientes necessários em casa, o que, é claro, é dos melhores incentivos para ir pra cozinha. Primeiro uma boa caramelizada nas cebolas – não ao ponto delas ficarem mega doces, mas ao ponto delas ficarem lindamente douradas, coisa de uns 20 minutos. Depois uma boa dose de alho. Para temperar, cúrcuma (que faz bem pra tipo tudo! nunca vi um trem com tantos benefícios para a saúde), chilli em pó ou alguma outra pimentinha da sua escolha, um alô de mascavo, um toque de limão, leite de coco e pronto. Seu curry é só isso. Só demora uma meia horinha por causa das cebolas, mas ainda assim, vamos combinar, é bem vapt vupt prum jantar do dia a dia.
Os ovos duros você faz separadamente. Faz aquele esforço. Compra ovos caipiras. Se possível, sempre. Eles são a estrela do prato e faz toda a diferença do mundo. Se quiser ser perfeccionista coloca o timer para render aquela gema que mal e mal ficou dura, ainda cremosa, sabe? Tá explicadinho na receita. Mas fazer os ovos duros do seu bom e velho jeito talvez seja a simplicidade da qual você precisa no dia a dia. Sem grandes funções. Perfeito também. Depois é só misturar na panela do curry (e sim, aqui estou usando curry no sentido de tipo de preparo – a origem da palavra em inglês – e não do tempero que é vendido como “curry”, que não entra nesse prato, apesar de que posso imaginar que para quem gosta vai super funcionar – eu não sou particularmente fã) e mandar ver.
Para acompanhar um arroz basmati simples. Pode ser outro tipo? Claro! Mas acho o basmati bem especial. Se preferir usar uma quinoa ou cevadinha ou algum outro grão que te agrade tenho certeza que vai ficar igualmente maravilhoso.
- 3 c.s. de óleo de canola
- 2 cebolas médias fatiadas
- 8 ovos caipira em temperatura ambiente
- 6 dentes de alho fatiados
- 1 c.s. suco de limão
- 2 c.c. de açúcar mascavo
- 1 c.c. de pimenta chilli (ajuste a gosto)
- sal a gosto
- 1/2 c.c. de cúrcuma
- 200ml de leite de coco
- arroz – de preferência basmati – cozido para acompanhar
- salsinha picada para decorar
- Numa panela média esquente o óleo e refogue as cebolas por uns 20 minutos em fogo médio. Você quer que elas peguem cor (pode ter até uns queimadinhos), mas não deve caramelizar ao ponto de ficar super doce.
- Enquanto isso, coloque os ovos numa panela média, cubra de água e leve para ferver. Quando começar a ferver baixe o fogo e coloque o timer por 6 minutos para ovos de tamanho médio pra pequeno – 7 para ovos maiorzinhos e 8 praqueles gigas. Quando o timer tocar coloque numa tigela com água e gelo para cortar o cozimento para ter gemas cremosas. Se preferir gemas mais duras cozinhe mais tempo.
- Acrescente o alho à cebola e refogue mais uns minutos – cuidando para não queimar o alho.
- Acrescente o suco de limão, açúcar, chilli, cúrcuma, sal, leite de coco e uns 100ml de água. Misture bem, ajuste o tempero a gosto – um pouco mais de sal, chilli, açúcar, limão. Deve formar uma espécie de molho grosso. Está pronto.
- Descasque os ovos e monte o prato com arroz basmati, um pouco do molho, ovos, mais molho e salsinha para decorar.
Próxima vez também estou pensando em acrescentar um pouco de coco ralado, quem sabe dar uma queimadinha nele antes… Também vou me programar pra fazer um naan quentinho pra acompanhar só porque naan é das coisas que mais amo fazer no mundo e esse tipo de comida sempre vai bem com um pãozinho pra chupar o caldo que sobrou no fundo do prato.
Pratinho mega delícia, que vai agradar carnívoros e vegetarianos, e que, ainda por cima, fica pronto num instante. Faz aí e depois conta pra gente.
*atualização. fiz um vídeozim :) assiste aí e aproveita e se inscreve no nosso canal no YouTube.
beijos,
Mariana
[…] Que é saudável, mas sem neuras. Com muito foco nos vegetais. E, sobretudo, que é deliciosa. Este curry de ovos foi dessas receitas que toda vez que a gente repostou alguém falava que tinha feito e se […]