Sabe aquela sobremesa que te dá a sensação de que você está comendo algo mega luxuoso, especial. Cremosa, azedinha no ponto, enfim, tudo de bom. E daí você descobre que ela é super simples de fazer, pa pum em dois tempos tá pronta, mega prática, porque tem que ser feita com antecedência, e faz um sucesso danado e ainda te dá muitas possibilidades de variações. Sabe?
Te apresento à panna cotta de iogurte. Sua nova sobremesa favorita.
Comecemos do começo. A gente faz o nosso próprio iogurte. Há anos já. Aqui tem um post que explica como fazer. É fácil. Muito fácil. É o tipo de coisa que depois de fazer algumas vezes vira rotina, você nem percebe mais. Rola só aquele momento de olhar pra tigela na geladeira onde você guarda seu iogurte maravilhosamente cremoso sem conservantes e ingredientes desconhecidos, repara se está chegando no final e já emenda no próximo usando o restinho de isca para a próxima leva. Pode parecer intenso isso, mas juro que não é. É qualidade de vida. Isso sim.
E é mais barato, saudável, gostoso etc e tal. Te convenci a fazer seu iogurte? Se não, tudo bem, pode fazer esta receita com iogurte industrializado sem problema algum. Continuarei tentando te convencer depois. Sou brasileira. Não desisto nunca :P
A partir daí é só uma questão de misturar uns ingredientes, amolecer a gelatina e basicamente esperar pra dar uma geleificada. Muito iogurte e um bocado de creme de leite (se for fresco é sempre melhor, mas de caixinha funciona também), esquenta um pouco do creme de leite com o açúcar, amolece as folhas de gelatina, mistura tudo, um toque de limão e tá pronto pra ir pro recipiente que você quiser usar pra servir.
Dá pra desenformar pra fazer aquela sobremesa toda montadinha? Teoricamente dá. Mas confesso que dei uma reduzida na quantidade de gelatina em comparação a outras panna cottas por aí pra ela ficar bem cremosa o que dificulta a desenformada, mas facilita a vida, porque daí você já monta no ramekin, copo americano, tigelinha simpática ou o que quiser pra servir. Acho prático e charmoso. Adoro montar sobremesa em copo americano. Mas você é você e eu sou eu e se você curte desenformar dá um leve up na quantidade de gelatina pra sua panna cotta ficar firminha no lugar como deve ser.
Daí vem a hora de finalizar. Já fiz várias opções. Teve um dia que eu estava no clima romeu e julieta. Daí amoleci um pouco de goiabada cascão, coloquei uma colherzinha em cada copinho e depois finalizei com um queijo da canastra ralado bem fininho. Teve outro dia que eu finalizei com uma geleia de morango com limão cravo que adoro fazer quando os morangos estão bombando. Também já rolou umas colheradas de maracujá pérola do cerrado que já é uma perfeição prontinho do jeito que veio ao mundo. Corta, abre, tira com uma colher e come. Já em outra ocasião eu fiz uma calda rápida de morango e fiz um crocante de leite (essa receita ainda pintará por aqui) pra dar aquele tchã (foi assim que servimos no Coma no Jardin | Quase Balada). Agora estou querendo fazer alguma coisa com as amoras lindas que estão no auge nas amoreiras da cidade. Enfim, deu pra entender né? Esse topping é freestyle e basicamente qualquer compota, fruta picada, geleia e afins ficará uma maravilha.
- 2 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 2 1/2 folhas de gelatina
- 21/4 de xícara de iogurte natural (de preferência caseiro)
- 13/4 de xícara de creme de leite (de preferência fresco, mas de caixinha funciona)
- 3/4 de xícara de açúcar orgânico
- Algumas colheres da compota/geleia/calda de frutas de sua preferência para servir
- Misture o iogurte e 3/4 de xícara de creme de leite numa tigela grande.
- Misture 1 xícara de creme de leite e o açúcar numa panela pequena e aqueça. Desligue antes do creme ferver. A ideia e dissolver o açúcar e facilitar a mistura com a gelatina.
- Amoleça as folhas de gelatina numa tigela pequena com água. É rápido. Cuidado pra não dissolver por completo. Quando as folhas estiverem sem pontos duros está pronto. Lembre de espremer para tirar o excesso de água. Acrescente à mistura aquecida de creme de leite e açúcar e mexa até dissolver bem. Se você sentir que algo não dissolveu completamente peneire antes do passo seguinte.
- Junte a mistura aquecida ao iogurte e creme reservados e acrescente as 2 colheres de sopa de água e de suco de limão. Mexa bem até tudo estar completamente incorporado.
- Divida em potes/ramekins/copos, cubra com um filme pvc e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. É perfeito para fazer um dia antes.
- Sirva com a compota/geleia/calda de frutas de sua escolha.
Dessas sobremesas mega práticas que rola de fazer com um ou dois dias de antecedência sem problema algum – adoro isso! Super simples, super deliciosa, enfim, um arraso. Faz aí e depois conta pra gente o que você achou.
beijos,
Mariana
* este post contem links afiliados
Tatiane
Oi! Que legal essa receita! Queria saber o rendimento, por favor.
comalaemcasa
Ela é delícia mesmo! Super levinha.
Rende de 10-12 dependendo do recipiente onde você colocar. Eu adoro usar esses copinhos americanos da foto e acho que rende uma porção super simpática.
Se fizer depois me conta!
beijos
Tatiane
Ótimo! Vou fazer sim. Quero só achar como converter a porção de folhas de gelatina para gelatina em pó pra jajá provar aqui. Obrigada ❤️
comalaemcasa
essa receita é bem delícia! depois me conta o que achou ;)
geralmente uma folha de gelatina dá uma colher de chá de gelatina em pó mais ou menos, mas confesso que nunca usei em pó nesta receita especificamente.