Muitas vezes a gente vê aquela lista de ingredientes mega saudáveis e pensa – ehhhh, deve ser ok, mas não vai ser mega delícia. Esta panqueca dá conta de entrar nas duas categorias, ainda por cima é super fácil de fazer e ainda rola aquela felicidade tipo “estou enfiando o pé na jaca e tá bom demais, mas, eita! nem estou enfiando o pé na jaca, eba!”.
Não sei por que todo mundo acha que panqueca americana é sinônimo de comida trash. Mentira. Sei sim. Muitas vezes é. Tem zilhões de receitas de panqueca entupidas de açúcar e com toppings que levam a panqueca muito mais pra uma sobremesa daquelas do que pra um café da manhã delícia e saudável.
Eu adoro. Sempre fiz aos montes (temos várias receitas por aqui) e de uns tempos pra cá nem sigo receita mais. Vejo o que tenho na dispensa, faço um mix das farinhas, jogo umas frutinhas ou sementinhas e por aí vai. Nessa de mistura farinha de cá com farinha de lá percebi que eu decididamente prefiro farinhas mais integrais. Elas conferem um sabor mais intenso e mais acastanhado que eu curto e, ao contrário de quando você está fazendo pão, onde rola uma dificuldade maior para a massa crescer e ficar fofa do jeito que você quer, para a panqueca isso não chega a ser muito relevante. Você faz a mistura vapt vupt e já joga na frigideira. O fermento de bolo com bicarbonato dão conta de deixar até as farinhas mais pesadas fofinhas. Eu curto o sabor, é mais saudável e não faz quase nada de diferença em termos de textura, então por que mesmo usar farinha branca?
Para esta panqueca eu usei uma mistura de farinha de aveia e farinha de centeio. Eu amo a combinação de farinha de centeio com cacau (este bolo mora muuuuito no meu coração) então é claro que tasquei na panqueca também. Pra completar é só misturar coisas clássicas de panqueca, ovo, leite, fermento etc e tal. Invés de açúcar usei uma colher de melado e não acrescentei nada de gordura e bem sinceramente não senti falta. Só usei manteiga na hora de fazer as panquecas. É literalmente só uma questão de misturar uns ingredientes rapidinho numa tigela e pronto. Fácil e rápido o suficiente para você fazer num dia de semana corrido, como quase todos são, mas maneiro o suficiente para você fazer no fim de semana quando você quer aquele mix de café da manhã e presentinho para você porque afinal de contas o fim de semana chegou.
- 1/2 xícara de farinha de centeio
- 1/2 xícara de farinha de aveia
- 2 colheres de sopa de cacau
- 1 xícara de leite
- 1 ovo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de melado
- 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de fermento de bolo
- manteiga para untar
- Coloque todos os ingredientes menos a manteiga numa tigela média e misture rapidamente até ficar homogêneo.
- Unte uma frigideira com um pouco de manteiga (eu uso pincel para usar o mínimo de manteiga possível) em fogo médio e coloque umas três ou quatro colheres de sopa para cada panqueca. Quando a superfície começar a ficar com bolhas e as laterais estiverem secas (uns 2 minutos) vire. Deixe mais uns dois minutos do outro lado e reserve num prato enquanto você faz o resto da massa.
- Sirva com frutinhas, geléia, mel, agave, maple syrup ou o que te apetecer.
Não curte leite? Troque pelo leite de amêndoas, soja, arroz, o que preferir. Não tem uma das farinhas em casa? Troque por outra – integral, amêndoas, até mesmo a branca tá valendo, é só usar pelo menos metade da farinha integral para manter o esquema saudável. Não tem melado? Vai de açúcar mascavo ou demerara. Esse é o tipo de receita que dá pra brincar. Só não sei tirar o ovo. Foi mal galera vegana. Mas vocês são entendidos e devem saber como conseguir a textura que o ovo dá de outra forma.
Nesse dia a gente torrou umas pepitas e comemos com uma compota de frutas amarelas que fizemos bem no comecinho do ano, quando elas estavam deliciosamente perfeitas. Mas o topping pode e deve ser freestyle. Tente incorporar alguma frutinha maneira, faz uma calda rapidinha de morango ou goiaba ou a fruta que você tiver em casa, um toque de mel ou agave ou maple syrup vai sempre bem, alguma geléia maravilhosa…
beijos,
Mariana
[…] a sua vibe é panqueca, estas de cacau e aveia são totalmente saudáveis e incrivelmente deliciosas. A receita é simples e rápida o suficiente […]