Desde que bati o olho nesta receita de moqueca de banana-da-terra ando desejando. É tipo um teletransporte para o mar na primeira mordida.
Esse livro do Thiago Castanho, Cozinha de Origem, aliás, é um arraso. Já fizemos diversas receitas dele, algumas inclusive repostadas aqui como a mocofava e os dadinhos de tapioca, ambas do Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó em SP. Sim, porque além das receitas do Thiago Castanho, do Remanso do Bosque de Belém, o livro inclui receitas de diversos outros chefs que se destacam pelo uso de ingredientes tipicamente brasileiros. É daqueles livros que servem tanto pra quem já conhece e ama a comida brasileira quanto para quem anda querendo conhecer um pouco mais sobre a nossa cozinha. A gente super recomenda!
Seguimos razoavelmente à risca a receita do livro, com algumas micro adaptações. É dessas receitas que tem umas tantas coisinhas pra picar, um preparozinho que leva talvez uns 40 minutos, mas na hora de ir pra panela é rapidão! O único passo que talvez dê preguiça para alguns é o de fazer o leite de coco. Entendo perfeitamente quem quiser pular e pegar um vidrinho de leite de coco industrializado. Eu mesma faço isso com uma frequência enorme. Vamos combinar que é prático. Mas fazer o próprio leite é rápido e indolor e realmente faz bastante diferença. É beeeeem mais saboroso. Fora que a gente ainda aproveitou a borra para jogar no arroz basmati que fizemos para acompanhar que acabou ficando com aquela textura deliciosa de coco, apesar de o sabor ter ido essencialmente para o leite. Mas aquela textura é tudo de bom.
O resultado final, vou mentir não, é uma verdadeira maravilha. E, shhhh, conta pra ninguém não, mas é ve-ga-no. É o tipo de prato que nem o mais carnívoros dos carnívoros – e ó que a gente é um bocado, viu? – vai reclamar. Uma delícia explodindo de sabor. E! Sim! Tem mais! É super saudável!! Leite de coco, banana-da-terra, tomate, cebola, pimentão, temperinhos, caprichado no gengibre, só o dendê que alguém pode querer implicar, mas aí, né, relaxa. :)
- 2 cocos secos
- 1,5 litro de água de coco ou água comum morna
- 1 micro pitada de pimenta do reino em grão
- 1 colher de chá de cúrcuma
- um pedaço de gengibre do tamanho do seu dedão
- 1 micro pitada de semente de coentro
- 1 micro pitada de cominho
- 1/2 pimenta dedo-de-moça
- 60ml de azeite de dendê
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- 2-3 pimentas de cheiro picadas
- 5-6 bananas-da-terra descascadas e cortadas em rodelas grossas
- 1 pimentão vermelho pequeno picado em cubos grandinhos
- 1 colher de sopa de coentro picada e mais para salpicar
- 1 colher de chá de manjericão picado
- suco de 1/2 limão
- sal a gosto
- Bata o coco seco picado em pedaços pequenos com a água morna no liquidificador por uns 2 minutos até ficar homogêneo. Se precisar faça em duas etapas.
- Coe numa paneira fina. Após sair o grosso do líquido coloque a borra num pano de prato limpo , faça uma trouxinha e aperte para extrair mais líquido. Reserve.
- Num pilão junte a pimenta do reino, semente de coentro, de cominho, pimenta dedo-de-moça, cúrcuma e gengibre e esmague bem até começar a obter uma pasta. Acrescente metade do dendê.
- Numa panela grande de barro ou de ferro fundido (nós usamos a de ferro porque a nossa de barro é enorme!) esquente o resto do dendê e refogue a cebola, tomate, pimentão, alho, pimenta de cheiro e uma colher da pasta de temperos. Refogue bem em fogo baixo, até a cebola amolecer – uns 10 minutos.
- Acrescente a banana, o restante da pasta, o manjericão e coentro, o suco do limão e o leite de coco. O nosso rendeu bem então não usamos todo. Acrescente o suficiente para cobrir as bananas. Cozinhe em fogo alto por uns 5 minutos.
- Sirva com o arroz de sua escolha (nós fizemos basmati com um pouco da borra do coco que sobrou do leite de coco) e salpique com coentro picado.
Prato super leve, super incrível.
Beijos,
Mariana
[…] fugir do lugar comum, esta moqueca de banana-da-terra é só […]